Quais os fenômenos naturais que podem modificar a superfície do planeta terra?

Fatores internos ou endógenos

Tectonismo age na formação e transformação do relevo através dos movimentos das placas tectônicas ou placas litosféricas que se chocam (movimento convergente) ou se afastam (movimento divergente) e com isso podem gerar diferentes relevos.

Vulcanismo age na formação e transformação do relevo devido à quantidade de energia existente no interior que é expelido para a superfície formando duas formas de relevo, as montanhas e os planaltos, além de ser responsável pelos abalos sísmicos ou terremotos.

As placas litosféricas se movimentam devido às correntes de convicção que podem ser convergentes e divergentes formando respectivamente as dobras ou dobramentos e as falhas ou falhamentos.

Fatores externos de formação e transformação do relevo

*Erosão/água/vento/gelo/homem

Ação das águas

Quais os fenômenos naturais que podem modificar a superfície do planeta terra?

Erosão pluvial: provocada pela águas da chuva.

Quais os fenômenos naturais que podem modificar a superfície do planeta terra?

Erosão fluvial: provocada pelas águas de rios, um exemplo conhecido é o rio Colorado que formou o Grand Canyon, nos Estados Unidos.

Quais os fenômenos naturais que podem modificar a superfície do planeta terra?

Erosão marinha: provocada pelas águas do mar, através da colisão das ondas com a costa essa tem seu relevo transformado.

Ação das geleiras

A erosão das geleiras, ou glacial, ocorre quando acontece uma avalanche deslocando juntamente com o gelo uma quantidade de rochas e solos, fato que transforma o relevo.

Quais os fenômenos naturais que podem modificar a superfície do planeta terra?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ação dos ventos

Os ventos atuam, em especial, no litoral e no deserto, agindo constantemente na formação e transformação do relevo, essa é denominada de erosão eólica, um exemplo comum são as dunas.

Ação humana sobre o relevo

O homem ao longo da história vem modificando a natureza, então o relevo, que é parte integrante, sofre efeitos diretos da apropriação. O homem tem capacidade, através de sua força de trabalho e suas tecnologias, de construir túneis, retirar montanhas, desviar o curso de rios, modificar o relevo no campo e nas cidades. É bom lembrar que existem os fatores naturais de transformação, mas o homem provoca de forma artificial tais mudanças.

A crosta terrestre, também chamada de litosfera, é a camada estreita e fina que forma a porção mais externa da esfera planetária. Ela é formada basicamente por minerais diversos, como silício, alumínio e magnésio.

Apresenta uma estrutura fragmentada, formada por grandes blocos rochosos chamados de placas tectônicas, que se movimentam mediante os agentes geomorfológicos internos do planeta. Pode ser dividida em continental e oceânica, ou, ainda, em sima e sial. Ela apresenta diferenças significativas em relação às outras camadas terrestres, ou seja, o manto e o núcleo, e possui grande importância no desenvolvimento das atividades humanas.

Leia também: Planeta Terra — as características do planeta que habitamos

Resumo sobre crosta terrestre

  • O planeta Terra é formado por três camadas distintas, são elas: crosta terrestre, manto e núcleo.

  • A crosta terrestre é a camada mais externa do planeta, formada pelas partes continental e oceânica.

  • Outra divisão da crosta terrestre, relacionada a sua composição mineralógica, considera as subcamadas sima e sial.

  • A crosta terrestre é formada basicamente por rochas e minerais diversos, como silício, alumínio e magnésio.

  • A litosfera é fragmentada por meio de grandes blocos rochosos, que recebem o nome de placas tectônicas.

  • A dinâmica da crosta terrestre envolve a movimentação das placas tectônicas por meio de fenômenos diversos, como o vulcanismo e o tectonismo.

Características da crosta terrestre

A crosta terrestre é a camada mais superficial entre as que compõem a Terra. Ela também é a mais fina dessas camadas, representando uma estreita estrutura formada por rochas, solos e minerais e bastante suscetível aos fenômenos naturais.

A crosta terrestre é fragmentada por meio de grandes blocos rochosos, chamados de placas tectônicas, que estão sobrepostas à camada imediatamente inferior, de característica pastosa, chamada de manto. Essas placas se movimentam, por meio da astenosfera, originando eventos geológicos diversos como os terremotos.

A crosta terrestre é considerada a camada mais importante do planeta, pois é nela que são desenvolvidas as atividades humanas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são as partes da crosta terrestre?

A crosta terrestre pode ser dividida de duas formas. A primeira delas leva em consideração a sua localização, havendo as partes continental e oceânica. A crosta continental é formada pela maior parte das terras emersas do planeta, como os continentes e as ilhas. Já a costa oceânica é composta pelas terras imersas do planeta, ou seja, que estão cobertas por fontes de água, como mares e oceanos.

Já a segunda classificação leva em conta a composição da crosta terrestre. Assim, temos a divisão da crosta em duas camadas de composições mineralógicas distintas, a sima e a sial. A camada sima, mais interna, é formada basicamente por sílica e magnésio. Já a camada mais externa, a sial, é composta principalmente por silício e alumínio.

Leia também: O que tem no centro da Terra?

Dinâmica da crosta terrestre

A dinâmica da crosta terrestre, assim como a das demais camadas terrestres, é bastante ativa. No caso específico da crosta, ela recebe grande influência do manto terrestre, camada imediatamente abaixo, formada por um material pastoso chamado de magma.

A crosta terrestre, formada por grandes pedaços rochosos, flutua sobre o manto, logo, movimenta-se mediante as dinâmicas mais internas do planeta, resultantes de processos como o tectonismo e o vulcanismo. Por sua vez, a parte externa da crosta terrestre também sofre com a ação de diversos agentes que atuam na sua transformação. São exemplos desses agentes: o clima, a vegetação, o vento, a água e os seres vivos.

Diferenças entre crosta terrestre, manto terrestre e núcleo terrestre

A Terra é formada por três grandes camadas, com características distintas entre si.

  • Crosta terrestre: é a camada mais externa, formada basicamente por rochas e minerais, sendo fragmentada por meio da formação das placas tectônicas. A crosta terrestre é dividida em continental e oceânica, ou, ainda, em sima e sial. Já o manto terrestre é a camada intermediária, composta basicamente por rochas, em sua maioria em estado pastoso, como o magma.

  • Manto terrestre: é o local de origem de fenômenos importantes da dinâmica terrestre, como o vulcanismo e o tectonismo.

  • Núcleo terrestre: é a camada mais interna do planeta, e também a mais desconhecida pela ciência. É formado basicamente por ferro e níquel, e é dividido em núcleo externo e interno.

Quais os fenômenos naturais que podem modificar a superfície do planeta terra?
A esfera terrestre é formada por três camadas: crosta, manto e núcleo.

Exercícios resolvidos sobre crosta terrestre

Questão 1

(UEG 2018) Sobre a estrutura geológica da Terra e sua dinâmica, tem-se o seguinte:

a) Estima-se que, da superfície terrestre ao seu centro, a profundidade média seja de, aproximadamente, 15.500 km.

b) O conjunto das crostas continental e oceânica, chamado de litosfera, constitui a esfera rígida do planeta Terra.

c) As regiões localizadas nas zonas de subducção e/ou afastamento das placas continentais são as mais estáveis do planeta.

d) O núcleo terrestre corresponde à metade da estrutura do planeta e é constituído principalmente por alumínio e sílica.

e) Os vulcões são fenômenos geológicos que ocorrem exclusivamente nas áreas de contato das placas tectônicas.

Resolução: Alternativa B. A crosta terrestre é formada por uma camada estreita e rígida, composta por rochas e minerais diversos, sendo dividida em crosta continental e oceânica.

Questão 2

(UCPEL) O relevo da Terra vai sofrendo, ao longo do tempo, a ação de agentes externos e internos à crosta terrestre, que vão modelando a superfície continuamente. Indique a alternativa que apresenta processos que englobam a ação de agentes externos na formação do relevo terrestre.

a) Vulcanismo, falhamento e tectonismo.

b) Tectonismo, deposição e falhamento.

c) Terremoto, vulcanismo e assoreamento.

d) Dobramento, aluvionamento e erupção.

e) Erosão, transporte e sedimentação.

Resolução: Alternativa E. A crosta terrestre sofre com a influência dos agentes internos e externos do relevo na sua transformação. São exemplos de processos externos que atuam na transformação dessa camada terrestre a erosão, o transporte e a sedimentação. 

Que fenômenos naturais podem modificar rapidamente a superfície do planeta?

A superfície de nosso planeta se modifica continuamente desde sua formação, há cerca de 4,6 bilhões de anos. Algumas transformações da Terra são rápidas e provocam efeitos bem perceptíveis, como terremoto, uma erupção vulcânica ou um tsunami.

Quais os fenômenos naturais capaz de modificar a superfície da terra?

Dentre os eventos naturais que modificam rapidamente a superfície do planeta estão: Tornados, furacões, terremotos, tsunamis, chuva, sol, etc..
Vento,.
Seres vivos..

Que fenômenos naturais podem atingir a terra?

Fenômenos naturais como vulcão, terremoto e tsunamis, fazem parte da geodinâmica terrestre, e portanto, da natureza do planeta.

Quais são os tipos de fenômenos naturais?

FENÔMENOS NATURAIS: são diversas situações que ocorrem na natureza sem a interferência humana, devido a elementos climáticos que podem, inclusive, interferir no nosso cotidiano. Entre eles podemos destacar: temporais, geadas, incêndios naturais, radiação solar, e muitos outros.