Quais fenômenos naturais e atividades humanas podem alterar a composição do ar?

Quais fenômenos naturais e atividades humanas podem alterar a composição do ar?

O que pode alterar a composição da atmosfera?

Eles podem ser resultado de poluição, queimadas, incêndios florestais, erosão do solo pelo vento, cristais de sal marinho dispersos pelas ondas que se quebram e também de emissões vulcânicas.

Como as atividades humanas podem alterar a atmosfera?

Como muitas atividades humanas emitem uma grande quantidade de gases formadores do efeito estufa (GEEs), esta camada tem ficado cada vez mais espessa, retendo mais calor na Terra, aumentando a temperatura da atmosfera terrestre e dos oceanos e ocasionando o aquecimento global.

Que atividades humanas podem alterar a composição do ar?

Como exemplos de atividades humanas que podem alterar a composição do ar temos:

  • fumaça liberada pelas indústrias.
  • liberação de dióxido de enxofre.

Quais as atividades humanas que mais contribuem para tornar o planeta mais quente?

Todas as atividades humanas – especialmente o desmatamento, a queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e derivados), a agropecuária, o desperdício de alimentos e a produção de energia elétrica – geram gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera, que causam o aquecimento global e as alterações do clima no planeta.

Qual é o nome dos três gases componentes do ar?

Os gases que fazem parte da composição do ar são em sua maioria o oxigênio e o nitrogênio. O ar é composto também por gás carbônico, gases nobres e vapor de água. O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e gases nobres.

O que pode alterar o ar?

Os poluentes primários são aqueles emitidos diretamente por uma fonte de poluição, como um carro. ... Dentre os principais poluentes do ar, podemos citar a fumaça, partículas inaláveis, dióxido de enxofre, ozônio, dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono. Essas substâncias podem causar sérios danos à saúde de homem.

Por que as frutas podem levar à formação de gases?

  • Frutose e sorbitol: as frutas também podem levar à formação de gases pela presença da frutose e do sorbitol, dois açúcares naturais que possuem rápida digestão e absorção.

Como evitar acúmulo de gases na região abdominal?

  • Dores abdominais, cólica, sensação de estufamento, dores de cabeça e até mesmo mau humor podem surgir quando há um acúmulo de gases digestivos na região abdominal. Aproveite para conhecer desde já alguns alimentos que provocam gases e boas opções de chá para gases.

Por que os gases abdominais causam desconforto?

  • Os gases abdominais podem ser causados pela digestão de certos alimentos ou pela ingestão de ar durante a fala ou a mastigação. Embora sejam um resultado natural da digestão, quando em excesso esses gases podem provocar uma série de desconfortos.

Qual é a produção de gases intestinais?

  • A produção de gases intestinais é um processo natural do organismo. Como o intestino não produz enzimas o suficiente para digerir os carboidratos, eles serão fermentados por bactérias. Os gases intestinais podem ser expelidos tanto pela boca, via oral ou por via anal.

Atualizado em 07/06/2011.

O ar atmosférico é formado por uma mistura de vários compostos químicos, principalmente por nitrogênio (fórmula química do gás nitrogênio: N2) e oxigênio (O2). Em menores quantidades é também formado por gás carbônico (CO2), gás metano (CH4), óxido nitroso (N20) e vapor d'água. Por fim, fazem parte dessa mistura, em pequenas quantidades (aproximadamente 1% do total), os gases nobres (hélio, criptônio, xenônio, argônio e neônio), além de micróbios e impurezas.

A água e o gás carbônico, presentes no ar, absorvem parte dos raios infravermelhos emitidos pelo sol e são responsáveis pela retenção da energia térmica na atmosfera, juntamente com o gás metano e o óxido nitroso, deixando o planeta aquecido e possibilitando a existência de vida na Terra.

Atmosfera

A camada de ar que envolve a Terra é conhecida como atmosfera (atmos = ar; esfera = esfera terrestre). A atmosfera pode ser dividida em cinco camadas: a troposfera, a estratosfera, a mesosfera, a ionosfera e a exosfera.

1) A troposfera é a camada mais próxima da crosta terrestre, na qual estão imersos os seres vivos de hábito terrestre. Esta camada tem aproximadamente oitenta por cento do peso atmosférico, ou seja, é onde o ar está mais concentrado. Esse nome, troposfera, significa "esfera turbulenta", pois é ao longo dos seus aproximadamente 12 km de espessura onde ocorrem quase todos os fenômenos meteorológicos.

2) Na estratosfera aparece uma grande concentração de ozônio, um composto formado por átomos de oxigênio (fórmula química do ozônio: O3), a conhecida camada de ozônio, que funciona como um filtro para os raios solares. Ela absorve a radiação solar ultravioleta, deixando passar apenas parte deles e protegendo a vida da Terra. A estratosfera tem uma espessura média de aproximadamente 38km.

3) Ao chegarmos na mesosfera passamos por 99% do peso do ar, ou seja, quase todo o ar já ficou para trás. Essa camada tem aproximadamente 50km de espessura.

4) A ionosfera recebe esse nome por possuir uma grande quantidade de íons, átomos eletricamente carregados. Essa camada tem uma espessura de aproximadamente 470km. O ar da ionosfera é extremamente rarefeito e ainda assim oferece suficiente resistência aos meteoros, que bombardeiam diariamente a Terra, fragmentando-os.

5) A exosfera é a camada mais externa da atmosfera. Chega a confundir-se com o espaço cósmico. O ar existente nessa camada é tão rarefeito que os grupamentos atômicos chegam a atravessar distâncias enormes sem se chocarem.

  • Quais fenômenos naturais e atividades humanas podem alterar a composição do ar?

Atividade Humana

Com a Revolução Industrial, que se iniciou no século 18, passamos a utilizar com maior frequência os combustíveis fósseis, especialmente os derivados do petróleo. Isso aumentou em excesso a emissão de gases poluentes na atmosfera, sem que, a princípio, houvesse preocupação com as consequências que poderiam ser provocadas. Na verdade, a própria noção de poluição ainda era desconhecida e só a partir do século 20 os cientistas começaram a se aperceber dos problemas que estavam sendo criados.

Por exemplo, por volta de 1970, os cientistas passaram a estudar os efeitos que as emissões de clorofluorcarbonos (CFC, um gás muito usado em geladeiras e em aerossóis) estariam causando à atmosfera do planeta. Descobriu-se que o CFC destruía o ozônio da estratosfera. Em 1982, foi constatada a existência de uma região já muito pobre em ozônio (um "buraco"), quando comparada com outras áreas. Essa região localiza-se no Pólo Sul, sobre a Antártida.

Assim, a Terra passou a receber diretamente uma carga excessiva de radiação ultravioleta. Para piorar, outros gases industriais, em especial o gás carbônico (CO2, se acumulavam na atmosfera, impedindo a dispersão do calor emitido pelo Sol e provocando um aumento da temperatura do planeta, denominado "efeito estufa".

Mudanças climáticas

Durante esse período, que compreende as quatro últimas décadas, várias mudanças climáticas começaram a ser percebidas e atribuídas ao aquecimento global. Então, passou a existir uma preocupação muito grande de que ocorressem mudanças ainda mais drásticas, caso os seres humanos continuassem a emitir gases industriais em larga escala.

Embora alguns cientistas não acreditem no risco do planeta se superaquecer, durante a Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que aconteceu no Rio de Janeiro, em 1992, os representantes dos países participantes escreveram a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima.

Nela, reconhecia-se que as mudanças climáticas eram um problema real, planetário, e que as atividades humanas têm papel fundamental nessas alterações. Sendo assim, é preciso que todos os países se esforcem para diminuir o problema, reduzindo a emissão dos gases que promovem o aquecimento do planeta (efeito estufa).

Protocolo de Kyoto

Para transformar a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima em propostas objetivas, em 1997, foi criado o Protocolo de Kyoto, que tem por objetivo lutar contra alterações climáticas, através de uma ação internacional de redução de determinados gases que provocam o efeito estufa - dióxido de carbono (CO2); metano (CH4); protóxido de azoto(N2O); hidrofluorcarbonos (HFC); hidrocarbonetos perflorados (PFC); hexafluoreto de enxofre (SF6).

O protocolo de Kyoto só entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005, quando os países que assinaram, iniciaram o desenvolvimento de projetos para diminuir a taxa de emissão de gases do efeito estufa até 2012. Contudo, nem todos os países aderiram a ele. Os Estados Unidos, um dos principais responsáveis pela emissão de gases se recusa a aderir, devido a questões econômicas. Infelizmente, até o momento a questão parece estar se agravando. No entanto, já se questiona se o papel da atividade humana no aquecimento global é efetivamente decisivo. Para quem lê inglês, a Royal Society do Reino Unido, uma das mais prestigiosas agremiações de cientistas do mundo, oferece um relatório sobre o que está estabelecido até o momento sobre a questão.

Veja errata.

Que fenômenos e atividades humanas podem alterar a composição do ar?

Eles podem ser resultado de poluição, queimadas, incêndios florestais, erosão do solo pelo vento, cristais de sal marinho dispersos pelas ondas que se quebram e também de emissões vulcânicas.

O que altera a composição do ar?

A composição do ar pode ser alterada acidentalmente ou deliberadamente. Em alguns ambientes, como estufas de plantas minas e túneis, a taxa de concentração do oxigênio é tão baixa que pode impedir o ser humano de permanecer consciente e até mesmo sobreviver.

Quais as principais fenômenos causados pela poluição do ar?

Efeitos da poluição do ar.
Irritação na garganta, nariz e olhos;.
Dificuldades de respiração;.
Tosse;.
Desenvolvimento de problemas respiratórios;.
Agravamento de problemas cardíacos ou respiratórios, como a asma;.
Diminuição da capacidade pulmonar;.
Aumento de chance de ataques cardíacos;.

Como o ser humano pode interferir na composição da atmosfera?

A poluição do ar é causada principalmente pelas atividades antrópicas, como a queima de combustíveis fósseis por veículos terrestres e a atividade das indústrias e usinas, embora não se restrinja a esses fatores.