Quais os efeitos do exercício físico sobre a produção de insulina e glucagon?

O que é Glucagon?

O glucagon é um hormônio produzido pelo pâncreas, sendo responsável por aumentar os níveis de glicose no sangue. Por isso ele é conhecido como o hormônio hiperglicemiante.

Vale lembrar que o pâncreas é uma glândula mista de ação endócrina e exócrina.

Assim, na parte endócrina é produzido três hormônios importantes para o funcionamento normal do corpo: o glucagon, a insulina e a somatostatina. Já na parte exócrina, o pâncreas atua na produção do suco pancreático, essencial no processo de digestão.

Funções do Glucagon

  • equilibrar os níveis de glicose no sangue;
  • auxiliar na liberação de glicose do fígado;
  • evitar a hipoglicemia (queda da taxa de açúcar no sangue).

O glucagon tem como função principal aumentar os níveis de glicose no sangue, ou seja, quando ela está baixa, ele atua.

Isso acontece quando nosso corpo precisa de mais energia, por exemplo, em momentos de jejum.

Dessa maneira, a glicose que está armazenada no fígado sob a forma de glicogênio, responsável pela reserva energética, é estimulada por esse hormônio.

A partir disso, o fígado degrada o glicogênio liberando na corrente sanguínea a glicose necessária.

Insulina x Glucagon

Tanto a insulina quanto o glucagon são hormônios produzidos pelo pâncreas e que atuam no controle da glicose do corpo.

É na porção endócrina do pâncreas que esses hormônios se encontram, em estruturas chamadas Ilhotas pancreáticas ou Ilhotas de Langerhans.

No entanto, ambos são produzidos por diferentes tipos de células do pâncreas, atuando assim, de maneira contrária. Note que a liberação desses hormônios irá depender na necessidade de glicemia na corrente sanguínea. Ou seja, se o corpo precisa de mais ou de menos glicose.

Quais os efeitos do exercício físico sobre a produção de insulina e glucagon?
Processo de liberação dos hormônios insulina e glucagon

A insulina é um hormônio produzido pelas células beta do pâncreas e que atua na diminuição dos níveis de glicose no sangue, absorvendo e controlando a taxa de glicose pelas células.

Assim, ela ajuda a evitar problemas de saúde como a diabetes ou hiperglicemia (aumento da taxa de glicose no sangue).

Já o glucagon, produzido pelas células alfa do pâncreas, atua no aumento dos níveis de glicose no sangue. Dessa forma, ele ajuda a evitar problemas de saúde como a hipoglicemia (queda da taxa de glicose no sangue).

Leia mais sobre alguns assuntos relacionados:

  • Pâncreas
  • Hormônios
  • Sistema endócrino

Quando realizamos um adequado exercício físico, nossos hormônios agem em conjunto, permitindo que o indivíduo encontre força física e mental para sua execução

Quais os efeitos do exercício físico sobre a produção de insulina e glucagon?
A prática de atividade física periódica traz humor, concentração e bem-estar (Foto: Aline Lopes)

Os hormônios são substâncias químicas específicas fabricadas pelo nosso sistema endócrino, com grande importância para o funcionamento adequado do nosso organismo. O exercício físico provoca respostas hormonais com influência fisiológica e psicológica. Quando realizamos um adequado exercício físico, com uma indicação profissional precisa em relação à intensidade, tipo e tempo, nossos hormônios agem em conjunto, permitindo que o indivíduo encontre a força física e mental necessária para a sua execução.

>>> Você se hidrata bem? Veja nossas dicas

A realização de uma atividade física periódica desenvolve inúmeros benefícios, como melhoria da memória, concentração, humor e do bem-estar. O exercício também ajuda nos casos de depressão e ansiedade, diminuindo também o estresse e a tensão corporal. Além disso, ele ajuda a fortalecer os músculos e a resistência muscular, regula o intestino, baixa o colesterol, ajuda a diminuir dores crônicas, queima as calorias ajudando a perder gordura localizada, melhora a autoestima, melhora a flexibilidade, a elasticidade, a postura, ajuda a controlar a pressão sanguínea, diminui o risco de doenças crônicas, como o diabetes e a hipertensão arterial.

Abaixo listamos o mais importantes hormônios relacionados diretamente como o exercício e seus enormes benefícios:

Quais os efeitos do exercício físico sobre a produção de insulina e glucagon?
O exercício ajuda a fortalecer os músculos e a resistência muscular (Foto: Reprodução/Instagram)

Hormônio do crescimento: o hormônio do crescimento (GH), além de ser um potente agente anabólico, estimula diretamente a lipólise (queima da gordura). Suas concentrações se encontram elevadas durante o exercício, sendo que, quanto mais intenso for o exercício, maior a quantidade liberada deste hormônio.

Catecolaminas (adrenalina e noradrenalina): são hormônios que atuam em conjunto promovendo o  aumento da taxa metabólica, da liberação de glicose e de ácidos graxos livres no sangue, sendo que o aumento no gasto energético. A adrenalina em excesso está relacionada a mau humor, estresse generalizado, ansiedade e até a doenças cardíacas. Nas atividades físicas, a adrenalina é liberada para preparar o corpo para os grandes esforços que os exercícios necessitam. Ela acelera a queima de gordura e libera grande energia para os músculos que serão acionados. Ou seja, é essencial para o bom desenvolvimento e performance do indivíduo que está na academia dando o máximo de si. Normalmente, durante o exercício físico, a adrenalina é liberada em picos curtos para dar ao corpo a reserva necessária para aguentar as exigências que lhe serão cobradas, seja levantando pesos ou correndo.

Quais os efeitos do exercício físico sobre a produção de insulina e glucagon?
A endorfina é um hormônio que, nas atividades prazerosas, traz relaxamento, alívio e contentamento generalizados
(Foto: Getty Images)

Endorfina: hormônio produzido na glândula hipófise e que gera sensação de recompensa e bem-estar no organismo. É produzido em grande quantidade nas atividades prazerosas e está associada a relaxamento, alívio e contentamento generalizados. Ao ser liberada no corpo, a endorfina aumenta a disposição física e mental do indivíduo e melhora a resistência imunológica. Dores são reduzidas e tarefas árduas conseguem ser realizadas por mais tempo. Durante a atividade física, a endorfina é essencial para causar a sensação de prazer comum aos atletas de longa data. Ela melhora a motivação e a performance durante o treino em si, pois o indivíduo sente imediatamente os benefícios do exercício extenuante que está realizando. Causando uma explosão de euforia e força de vontade, a endorfina é essencial para a maximização dos efeitos benéficos da atividade física. Justamente por isto, muitas pessoas relatam ser “viciadas” na rotina de academia por causa desta sensação de prazer e bem-estar constantes. Porém, como é um hormônio produzido naturalmente, não há malefício do excesso de endorfina, exceto se a pessoa se exercitar muito pesadamente, o que pode levar a lesões indesejadas.

Quais os efeitos do exercício físico sobre a produção de insulina e glucagon?
O exercício facilita a captação de glicose e ajuda a diminuir os níveis de insulina (Foto: Getty Images)

Glucagon e insulina: no exercício, à medida que os níveis plasmáticos de glicose no sangue vão diminuindo, ocorre estimulação da glicogenólise (geração de energia através do fígado) aumentando gradual da concentração plasmática de glucagon. Quanto maior a duração do exercício, maior a liberação de glucagon, sendo que, em exercícios moderados de curta duração, observa-se diminuição nos seus níveis plasmáticos. O efeito do exercício na concentração de insulina é o contrário do que ocorre com o glucagon, estando suas concentrações diminuídas no período de atividade. Os fatores que podem levar à diminuição da insulina são o aumento da velocidade de transporte de glicose para dentro das células musculares, a ação das catecolaminas e a liberação de glucagon. O exercício se torna importante por facilitar a captação de glicose e diminuir os níveis de insulina, sendo positivo para o indivíduo portador de diabetes.

Quais os efeitos do exercício físico sobre a produção de insulina e glucagon?

* Daniel Frota é médico formado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em 2006, com atuação há 10 anos nas áreas de endocrinologia (Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro - 2007) e nutrologia (ABRAN - 2009). Atualmente, é pós-graduando em fisiologia hormonal aplicada e palestrante nas áreas de emagrecimento e longevidade.

O que acontece com a insulina durante o exercício físico?

Em resumo, o treinamento físico aumenta o fluxo sanguíneo muscular, o que facilita a ação da insulina e a captação da glicose, a agregação da insulina ao seu receptor e aumenta a atividade da enzima glicogênio sintase, o que aumenta a captação da glicose. Melhor que qualquer remédio para controle glicêmico.

O que estimula a produção de glucagon?

Os aminoácidos são, também, estimuladores tanto da secreção de glucagon como de insulina, o qual é evidenciado após uma alimentação rica em proteínas. A elevação na concentração de ácidos graxos inibe a secreção de glucagon.

Porque a insulina diminui no exercício?

Esses indivíduos passam a secretar menos insulina até 72h após uma sessão de treinamento, devido à translocação de GLUT-4 causada pela contração muscular. Outro detalhe importante é que quanto maior for a intensidade do exercício maiores são os benefícios, como mostram os estudos de Stephen R.

Qual a relação entre o exercício físico e a sensibilidade a insulina?

O exercício físico reduz a expressão e/ou atividade de proteínas intracelulares de efeito negativo sobre a via de sinalização da insulina, por exemplo, PTP1B, JNK, IKK e iNOS, e com isso aumenta a sensibilidade à insulina e melhora a captação de glicose na obesidade (A).