Quais os cuidados de enfermagem na hora da passagem da sonda intestinal?

Quais os cuidados de enfermagem na hora da passagem da sonda intestinal?

Confira alguns cuidados gerais para a administração da dieta enteral.

A dieta enteral é utilizada quando pacientes não podem se alimentar pela boca devido à alguma uma condição de saúde. Nesses casos, uma sonda nasoenteral, introduzida pela boca ou via oral, é utilizada para levar a dieta até o estômago, duodeno ou jejuno. 

Além da sonda nasoenteral, outros tipos do equipamento podem ser utilizados para administrar a dieta -- inclusive as que são inseridas no abdome por procedimentos cirúrgicos. A dieta enteral é uma fórmula nutricionalmente completa que podem ser adquirida na forma líquida ou em pó. Neste último caso, é preciso misturar o conteúdo com água antes de administrá-la.

CUIDADOS COM A DIETA INDUSTRIALIZADA

  • Verifique sempre o prazo de validade da dieta.
  • Separe todo o material que será utilizado. Siga sempre as orientações que lhes foram dadas no hospital.
  • O frasco de dieta e o abridor de garrafas devem ser limpos com um pano limpo umedecido em álcool 70%, antes de sua abertura.
  • Lave bem as mãos com água e sabão antes de iniciar o preparo.
  • Observe se a sonda está bem fixada no nariz do paciente.
  • A dieta que será administrada no paciente deve estar em temperatura ambiente.
  • A dieta deve ser sempre administrada lentamente para evitar qualquer problema (diarréia, gases, náuseas e vômito), se a sonda estiver no estômago do paciente, o volume de um horário deve correr em 1h, se a sonda estiver no intestino, a velocidade deve ser mais lenta, ou seja, o volume de um horário deve correr em 1h30min.
  • O nutricionista/ médico responsável pelo tratamento e alta deve ter determinado qual o volume de dieta enteral que será usado e os horários para administração.
  • Os horários para administração da dieta são semelhantes aos horários das refeições normais: café da manhã, almoço, jantar, ceia e lanches. Por exemplo, de 3 em 3horas: 6h, 9h, 12h, 15h,18h, 21h. Estes horários podem ser ajustados à rotina da família.
  • Para receber a dieta o paciente deve estar sentado no leito, formando um ângulo de 45° (no mínimo) em relação à cama. Ele deve ficar nesta posição durante o recebimento da dieta e por mais 30 minutos após o término dela. Esta posição é extremamente importante, pois impede que o paciente se engasgue com a dieta e que ela se dirija ao pulmão. 
  • Se o paciente apresentar náusea, tosse excessiva, dificuldade respiratória ou qualquer alteração, suspenda imediatamente a dieta e entre em contato com o médico para orientação.
  • Limpe diariamente a parte externa da sonda com gaze, água e álcool a 70% ou sabonete suave. Seque bem.
  • Cuidado para não puxar a sonda acidentalmente. Caso haja saída ou entupimento, ela deverá ser trocada pelo médico.

    IMPORTANTE:
    No caso de entupimento da sonda ou saída acidental, procure ajuda médica. Nunca tente reintroduzir a sonda sozinho.

Leia mais

Perguntas sobre nossos produtos?

Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!

Quais os cuidados de enfermagem na sonda gastrointestinal?

Faça sempre a limpeza da sonda antes e após o uso! Aplique 30 ml de água filtrada antes e após cada utilização, para assepsia. Injete com cuidado para que a pressão da água não rompa a sonda. Limpe também a parte externa do tubo, com gaze, água e álcool 70%, pelo menos, uma vez ao dia.

Quais os cuidados de enfermagem com sondas?

Limpe diariamente a parte externa da sonda com gaze, água e álcool a 70% ou sabonete suave. Seque bem. Cuidado para não puxar a sonda acidentalmente. Caso haja saída ou entupimento, ela deverá ser trocada pelo médico.

Qual a função do técnico de enfermagem na passagem das sondas gastrointestinais?

Pode promover descanso do trato gastrointestinal para promover cicatrização após cirurgia intestinal. Pode também ser usado para monitorar sangramento, retirar substâncias indesejáveis (lavagem), ou ajudar no tratamento de obstrução intestinal (Lynn, 2009).

Quais os cuidados de enfermagem na alimentação por sonda?

– administrar a dieta em temperatura ambiente e lentamente, para evitar quadros de diarreia, flatulência e desconforto abdominal; – lavar a sonda com 10 a 20 mL de água morna filtrada após administração de dieta e/ou medicamentos e/ou aspiração de resíduo gástrico.