Quais foram as principais mudanças que ocorreram no território brasileiro?

Quais foram as principais mudanças que ocorreram no território brasileiro?

Olá, hoje iremos aprender sobre como ocorreu a formação do território brasileiro.

Atividade 1

Faça as atividades solicitadas:

Assista ao vídeo e leia o texto abaixo: 

A Formação do Território Brasileiro – Canal: Fique Antenado –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=KtoOt_zAgMQ

Os contornos do nosso país, tal como o vemos hoje em um mapa, não foram sempre os mesmos.

Para melhor ocupar sua colônia sul-americana, o governo português resolveu dividi-la em grandes faixas de terra, que foram chamadas de capitanias. Nessa época, as capitanias tinham contornos bem diferentes dos iniciais e o território brasileiro já possuía um traçado próximo do atual. Em 1821, as capitanias passaram a se chamar províncias e, em 1889, estados, nome que conservam até os dias atuais. Os limites territoriais do Brasil, definidos em 1904, valem ainda hoje. A divisão dos estados, porém, sofreu mudanças O processo de formação do território brasileiro durou quatro séculos. Isso significa que, em diversas ocasiões, o Brasil incorporou e perdeu terras e os limites de seu território variaram. Foi um processo longo. Dele fazem parte à lenta ocupação do território pelos portugueses, as lutas entre eles e os povos nativos, a disputa pela terra com invasores e a busca de riquezas.

O território brasileiro atual formou-se através dos processos de ocupação e do desenvolvimento de atividades econômicas que tiveram início no período de colonização. Costuma-se, dividir a história desse processo em quatro fases relacionadas aos séculos em que ocorreram: XVI, XVII, XVIII e XIX.

Cada século possui suas particularidades, pois cada ciclo macroeconômico foi acompanhado de ciclos secundários e, consequentemente, de fluxos populacionais em direção ao interior daquele que, mais tarde, seria o território brasileiro. A exploração do pau-brasil e das drogas do sertão, o cultivo da cana-de-açúcar, a extração do ouro e o plantio do café são exemplos da evolução da economia brasileira, cuja distribuição espacial era, até século XIX, em formato de arquipélago.

Copie e responda as atividades em seu caderno de Geografia 

1- De acordo com o texto responda:

a) O processo de formação do território brasileiro durou quatro séculos isso significa que?

b) Em quais séculos as Capitanias ainda eram utilizadas como referência na organização do território brasileiro?

2- De acordo com o texto complete a frase abaixo:

A _____________________do ___________________________e das drogas do

___________________, o cultivo da ________________________, a extração do ouro e o

________________________________ são exemplos da evolução da

_________________________________, cuja distribuição espacial era,

___________________________, em formato de ____________________________.

Saiba mais :

Clique no link abaixo e assista o vídeo:

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO – Canal: Iuri Farias – Link: https://www.youtube.com/watch?v=M7Rt6GMJlXU
Proponentes – Professores: Maria Ester dos Reis
Instituição Educacional: Escola Municipal Monteiro Lobato
CRE:  Jarbas Jayme

EAJA –Série:  6ª Série
Componente Curricular: Geografia                                              
EAJA:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (EAJAGE0601) Analisar as diferentes territorialidades nacionais a partir da contextualização no cotidiano.

O que mudou no território brasileiro?

Outra alteração histórica que gera comentários ainda nos dias atuais é a criação do Distrito Federal. A capital federal foi construída em parte do território de Goiás e inaugurada em abril de 1960. Com isso, Brasília levou o título de capital do Brasil que antes era do Rio de Janeiro.

Quais mudanças importantes foram destaque na configuração territorial do Brasil?

No século XX, observamos a reorganização territorial do Brasil com a criação de novos estados como o Território Federal do Guaporé (1943), Mato Grosso do Sul (1977) e Tocantins (1988). Isso respondia ao crescimento da população e também tinha o objetivo de melhorar a administração local.

Quais foram as mudanças que o território brasileiro teve desde o século 18?

No século XVIII, houve um grande aumento na população do território, fato que foi causado pela descoberta de ouro e pedras preciosas em regiões hoje denominadas Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Bahia.

Quais são as principais alterações que ocorreram na divisão regional do Brasil?

1-A primeira proposta de regionalização foi realizada em 1913 e depois dela outras propostas surgiram, tentando adaptar a divisão regional às características econômicas, culturais, físicas e sociais dos estados. A regionalização atual é de 1970, adaptada em 1990, em razão das alterações da Constituição de 1988.