Quais foram as atividades econômicas que contribuíram para a expansão do território brasileiro?

  • Governo geral
  • Teste seus conhecimentos sobre o Brasil colonial

Diversos fatores contribuíram para o modo como o território brasileiro do período colonial foi sendo ocupado, povoado e, posteriormente, ampliado. Até o fim do século 16, os portugueses pouco conheciam as características das terras do interior da colônia.

Mesmo depois do início do processo de colonização, com a criação das capitanias hereditárias, entre 1534 e 1536, e com o estabelecimento do Governo Geral, em 1549; as terras do interior ainda tinham sido pouco exploradas.

A colonização do território brasileiro seguiu inicialmente um padrão típico de ocupação e povoamento das regiões litorâneas. Ocupar e povoar o litoral era um fator estratégico para a consolidação da posse de Portugal sobre as novas terras, afastando-se assim o risco de incursões e invasões estrangeiras por mar.

Fixação litorânea

Não foi por acaso que o primeiro governador-geral, Tomé de Souza, instalou a sede do governo na Bahia, fundando a cidade de Salvador. Trata-se de uma localização litorânea estratégica que, além de ser o ponto geográfico mais próximo de Portugal, fica a igual distância das regiões norte e sul do Brasil. Isso permitia que se atingisse os dois extremos do território da forma mais rápida, navegando pelo Atlântico.

A longa travessia do oceano para se chegar ao Brasil impôs enormes limitações e entraves para a ocupação e povoamento do interior. A existência de densas florestas e as características geográficas tornavam difíceis o transporte por terra e, por conseguinte, a exploração rotineira do interior brasileiro.

Quando foi iniciada a montagem da produção açucareira, a partir da segunda metade do século 16, os engenhos também se fixaram ao longo das regiões litorâneas, onde havia terras férteis, propícias ao cultivo da cana-de-açúcar, mas também pelas facilidades do carregamento do produto até as embarcações que aportavam e transportavam o açúcar para os mercados consumidores europeus.

Quais foram as atividades econômicas que contribuíram para a expansão do território brasileiro?

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 7° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Ao longo da história do Brasil o território brasileiro passou por diversas transformações, as atividades econômicas estabelecidas contribuíram para a ocupação e expansão do território expandindo suas fronteiras e dando novos contornos a “terra brasilis”. 

Quais foram as atividades econômicas que contribuíram para a expansão do território brasileiro?
Brasil – Fonte: https://cdn.pixabay.com/photo/2015/01/23/16/57/globe-609225_960_720.jpg


Questão 01

Observe a imagem: 

Quais foram as atividades econômicas que contribuíram para a expansão do território brasileiro?
Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/78/Mapa_pol%C3%ADtico_Am%C3%A9rica_do_Sul.svg/518px-Mapa_pol%C3%ADtico_Am%C3%A9rica_do_Sul.svg.png> acesso em 05, fev. 22. 

a) Quais fatores permitem que o Brasil seja reconhecido como país continental?

b) Dentre os países que formam a América do Sul, quais não fazem fronteira com o Brasil?


Questão 02

Quais foram as atividades econômicas que contribuíram para a expansão do território brasileiro?
Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:%22O_Lavrador_de_Caf%C3%A9%22,_1939,_C%C3%A2ndido_Portinari._(MASP,_S%C3%A3o_Paulo,_SP,_Brasil)_(18001978694)_(cropped).jpg>. Acesso em 05, fev.. 22.

“O Lavrador de café” pintado em 1934 por Cândido Portinari representa o trabalhador em uma das grandes atividades econômicas realizadas em território brasileiro. O ciclo do café tem início no Brasil Colônia, passa pelo Império e estende- se até a República. 

Descreva as características do ciclo do café durante o Brasil Colônia e quais foram as contribuições para a ocupação e expansão do território brasileiro.


Questão 03


Analise as afirmações sobre os ciclos econômicos do Brasil e assinale a alternativa correta. 

a) Os ciclos econômicos no Brasil Colônia não apresentaram nenhuma contribuição para ocupação do território brasileiro.  

b) Apenas as regiões centrais do Brasil foram beneficiadas pela expansão, oriundas dos ciclos econômicos, considerando que o mercado interno era privilegiado nesta região.

c) O Ciclo do Pau- Brasil é caracterizado pelo início dos grandes centros urbanos brasileiros, sendo o período onde o Brasil assistiu o nascimentos daquelas que são atualmente as maiores cidades brasileiras. 

d) O Ciclo do Ouro e atividade pecuarista, que ocorre junto ao Ciclo do Ouro, contribuíram para ocupação do interior do Brasil. 

SAIBA MAIS

Chega o dedo no play e vamos curtir esse vídeo irado sobre a formação do território brasileiro.

Canal Geo Power “Atividade 02 – Economia e expansão do território brasileiro – 7° Ano”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fZ3EJtz4l3Q>. Acesso em 14, fev. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-7o-ano/

Habilidade: (EF07GE02-A) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
Referencial Teórico:  ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 7° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.  
As primeiras capitanias hereditárias do Brasil. 1 fot., color. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/pesquisa/artigos/capitanias/recursos/177618>. Acesso em: fev. 2022.
BACELAR, T. O Brasil ainda precisa se consolidar como nação. Boletim Regional: informativo da política nacional de desenvolvimento regional, Brasília, DF: Ministério da Integração Nacional, n. 2, p.  14-22, maio/ago. 2006. Entrevista concedida ao jornalista Eduardo Ferreira. Disponível em: . Acesso em: fev, 2022.
BAGGIO, Ulysses da Cunha . A formação do território brasileiro em perspectiva: modernização, desenvolvimentismo e apropriação corporativa do espaço. Estudos Geográficos (UNESP) , v. 16,N.1, p. 91-110, 2018. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/pesquisa/artigos/capitanias/recursos/177618>. Acesso em: fev. 2022.
FIGUEIREDO, A. H. Formação territorial. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv97884_cap1.pdf>. Acesso em: fev. 2022.
SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001. 474 p.
OLIVEIRA, R. T; SANTOS, F. K. S. O início da formação territorial brasileira: Uma reflexão sobre o território em Suape. Disponível em: <periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229147>. Acesso em: fev. 2022.

Quais foram os principais fatores que contribuíram para a expansão do território brasileiro?

Quais são os fatores que contribuíram para a expansão territorial do Brasil? Essencialmente, a diversidade de atividades que se desenvolveram no Brasil Colônia, a expansão demográfica e a crise do ciclo de cana de açúcar no Nordeste foram os fatores que mais influenciaram a expansão territorial do nosso país.

Quais foram as principais atividades econômicas que contribuíram para o processo de formação do território brasileiro ao longo dos séculos XVI a XIX?

No século XVI: a ocupação limitava-se ao litoral, a principal atividade econômica desse período foi o cultivo de cana para produzir o açúcar, produto muito apreciado na Europa, a produção era destinada à exportação.

Quais foram as atividades que contribuíram para a formação do território brasileiro?

No século XVIII, além da pecuária, a exploração de ouro e diamantes favoreceram o domínio das terras a oeste. No século XIX, as atividades como produção de café no Sudeste, cacau no Nordeste, e borracha na Amazônia marcaram a ocupação e fortaleceram o poder sobre o território.