Quais blocos e países participaram da Primeira Guerra Mundial Brainly?

A Primeira Guerra Mundial ocorreu no século XX. De 1914 a 1918, o continente europeu foi “palco” dos horrores causados pela guerra, que foi motivada, segundo alguns estudiosos, pelo expansionismo, exploração Imperialista da África e Ásia (a partir do final do século XIX até meados da década de 1960), corrida armamentista e política de alianças.

É consenso entre vários estudiosos que o início (estopim) da guerra ocorreu após o assassinato do arquiduque austríaco Francisco Ferdinando. Devemos salientar que esse fato não foi o fator preponderante que fez a guerra ter acontecido, mas um evento que motivou a explosão do barril de pólvora – metáfora que descreve as tensões diplomáticas entre os países europeus antes da guerra.      

A Primeira Guerra Mundial foi analisada e interpretada por diversos estudiosos e foi inspiração para diversas produções cinematográficas (aliás, somente a Segunda Guerra obteve mais produções cinematográficas que representaram o conflito). A Grande Guerra, como também foi descrita, foi dividida em algumas fases.

Quais blocos e países participaram da Primeira Guerra Mundial Brainly?
O continente europeu foi “palco” dos horrores causados pela Primeira Guerra

Tópicos deste artigo

  • 1 - Fases da Primeira Guerra
  • 2 - Mapa Mental: Primeira Guerra Mundial

Fases da Primeira Guerra

→ Guerra de Movimento

A primeira fase ocorreu de agosto a novembro de 1914 e ficou conhecida como a guerra de movimento, quando a Alemanha realizou ataques agressivos contra a França. Os alemães invadiram a Bélgica, derrotaram os franceses e caminharam rumo a Paris. Logo de imediato, a capital e o governo francês foram transferidos para a cidade de Bordeaux, e os franceses conseguiram conter os ataques dos alemães, que recuaram a ofensiva em setembro de 1914.

Mapa Mental: Primeira Guerra Mundial

Quais blocos e países participaram da Primeira Guerra Mundial Brainly?

* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Na primeira fase da guerra, a política de alianças já estava praticamente consolidada, mas alguns países ainda fecharam acordos, o que desencadeou a formação dos dois blocos inimigos durante a segunda fase da guerra: a Tríplice Entente, formada pela França, Bélgica, Grã-Bretanha, Rússia, EUA, entre outros; e a Tríplice Aliança, composta pela Alemanha, Áustria-Hungria, Turquia e Bulgária.

→ Guerra de Posições

A segunda fase da Primeira Guerra Mundial aconteceu de novembro de 1914 a março de 1918. Essa fase ficou conhecida como a Guerra de posições, época em que ocorreram as maiores estratégias militares (os avanços dos exércitos custavam milhares de vidas). Nesse momento, teve início a chamada guerra de trincheiras, quando os exércitos enterraram-se em valas com a finalidade de proteção.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial ocorreu durante a segunda fase. Os principais motivos da entrada dos EUA no conflito foram a promessa de apoio aos países europeus que compravam mercadorias das indústrias norte-americanas (a neutralidade ficou difícil) e os ataques dos submarinos alemães à marinha mercante dos EUA. No dia 6 de abril de 1917, os norte-americanos declararam guerra à Alemanha. Outro fato importante dessa fase foi a saída da Rússia, em 1917, da Guerra, em razão da Revolução Socialista Russa. Em tal momento, a Tríplice Aliança havia ganhado dois aliados, a Bulgária e a Turquia; e a Tríplice Entente teve a adesão da Romênia, Portugal, Japão, Argentina e Brasil.

Leia mais: Brasil na Primeira Guerra

→ Ofensivas de 1918

As ofensivas de 1918 constituíram-se como a terceira fase da Primeira Guerra Mundial. Novas armas bélicas foram utilizadas no conflito, além do uso de tanques e aviões de caça para bombardeios e também a chegada de um grande contingente de soldados norte-americanos (aproximadamente 1,2 milhão de soldados).

A entrada dos EUA reforçou a capacidade bélica da Entente, entretanto, a saída da Rússia possibilitou a invasão da Itália e da França pela Alemanha. A força bélica da Tríplice Entente conseguiu vitórias fundamentais sobre a Tríplice Aliança em territórios franceses.

No final de 1918, a Alemanha não tinha mais possibilidade de vencer a guerra, e a população alemã forçou o imperador Guilherme II a abdicar do trono. Posteriormente foi instalada a república na Alemanha e decretada a sua derrota militar. A Primeira Guerra Mundial matou cerca de 8 milhões de pessoas e incapacitou aproximadamente 20 milhões.

Por Me.Leandro Carvalho

*Mapa Mental por Daniel Neves
Graduado em História

Quais os blocos e países participaram da 1 Guerra Mundial?

A disputa era liderada por dois blocos que se enfrentaram: a Tríplice Aliança, composta por Alemanha, Áustria e Itália e; a Tríplice Entente formada por França, Inglaterra e Rússia. Estes países já haviam passado pelo processo de unificação territorial que ocorreu na Europa em meados de 1848.

Quais países participaram dessa guerra?

As alianças.

Quais foram os blocos formados na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial?

foram dois blocos: tríplice aliança formado pela Alemanha, império Austro-Húngaro e pela Itália que posteriormente abandonou o grupo e foi para o lado da tríplice entente que era formado pelo Reino unido, França e pelo Império Russo.

Por que ocorreu a Primeira Guerra Mundial?

O arquiduque Franz Ferdinand (1863-1914), em cima, foi assassinado em Sarajevo por um nacionalista sérvio. O incidente despoletou a Primeira Guerra Mundial. O conflito expandiu-se rapidamente pelo mundo inteiro, afetando colónias e países aliados em África, na Ásia, no Médio Oriente e na Austrália.