Quais as transformações que ocorrem no corpo dos anfíbios anuros durante a vida?

Transcrição de vídeo

RKA - Olá! Sejam bem-vindos a mais uma videoaula da Khan Academy Brasil! Nessa aula, vou falar sobre a metamorfose do sapo mas, antes, vou introduzi-los ao termo metamorfose. Metamorfose significa mudança, transformação. E, para essa aula, quero especificar metamorfose de um anfíbio, mas, antes, preciso explicar o que são anfíbios. Anfíbios são um grupo de animais vertebrados que incluem salamandras, sapos, rãs, pererecas e cecílias. Existem dois tipos de anfíbios. Existe um tipo de anfíbio que chamamos de anfíbios anuros, que são os que apresentam um ciclo de vida aquático e outro ciclo terrestre, por exemplo, os sapos que vão ser os animais que eu vou focar nessa aula. A metamorfose dos sapos acontece em três fases: a fase do ovo, a fase do girino e, por fim, a fase adulta. Antes de começarmos a falar sobre a metamorfose, eu preciso começar lá no início, na reprodução dos sapos. Durante a reprodução, o macho segura fêmea ficando por cima de seu corpo e liberando os espermatozoides nos ovos liberados pela fêmea. Dizemos que a reprodução dos sapos é sexuada e possui um desenvolvimento no meio externo, ou seja, o desenvolvimento dos filhotes não vai acontecer dentro do corpo da fêmea. Após reprodução, vem a primeira fase da metamorfose do sapo, a fase do ovo. Os ovos vão se desenvolver no ambiente externo, ou seja, fora do corpo da mãe, os ovos vão ser depositados na água, em pedras, folhas e etc. O embrião precisa de muita umidade para desenvolver-se e virar um girino, por isso, a fêmea do sapo deposita os ovos na água, em pedras ou em folhas. Depois que o embrião já está formado, vem a segunda fase, a fase de girino. Ao saírem do ovo, os girinos já nadam em busca de alimento como o limo e detritos vegetais que ficam na superfície da água. Os girinos agrupam-se em grandes cardumes para se proteger de possíveis predadores. Os girinos já crescem e se desenvolvem preparando-se para a vida terrestre que vão ter e, nessa fase, quase no finalzinho, desenvolvem um par de pernas traseiras, um par de pernas dianteiras, perdem a sua cauda e, por fim, adaptam-se para respirar fora do ambiente aquático. E, por fim, temos a terceira fase, a fase adulta do sapo. Nessa fase, os sapos vivem ambiente terrestre e a sua alimentação é composta por insetos como moscas, baratas, formigas e etc. Eles respiram parte através da pele e parte através dos pulmões. E a pele deles, também, é responsável pela absorção de água, já que esses animais não bebem água da maneira tradicional. Nessa fase adulta, os sapos já estão prontos para a reprodução. Com isso, eu encerro a nossa aula sobre metamorfose do sapos. Espero que vocês tenham entendido, qualquer dúvida, deixa para gente aqui nos comentários. A gente vê na próxima videoaula!

O tamanho e a cor preta são aspectos comuns de uma outra fase de desenvolvimento da espécie chamada imago, classificação que caracteriza o fim da fase larval em que os anuros, ordem de anfíbios representada por sapos, rãs e pererecas, ainda apresentam patas.

O processo, chamado de metamorfose, se faz em três etapas: girino, imago e adulto, porém, algumas espécies com o sapo-pulga e rãzinhas-da-mata apresentam desenvolvimento direto, ou seja, não passam pela fase de girino.

Adelphobates castaneoticus com girino nas costas — Foto: Renato Gaiga

De acordo com o biólogo Renato Gaiga, o desenvolvimento dos anuros pode variar de dias a anos, de acordo com a espécie, escassez de recursos, evaporação da água e outros fatores, como competição.

“A reprodução dos anuros é algo a parte na natureza. Existem 39 modos diferentes de reprodução conhecidos. Há espécies que depositam os ovos diretamente na água e os girinos já eclodem ali, outras desovam em folhas”, explica o biólogo, que destaca as diferenças de comportamento durante as etapas do desenvolvimento.

Desova embaixo da folha característica da espécie Hyalinobatrachium sp — Foto: Renato Gaiga

“O comportamento das larvas é completamente distinto dos adultos. Os girinos são aquáticos e possuem respiração branquial, já os adultos podem ocupar o ambiente terrestre, respirando pelos pulmões e pela pele”, conta.

O cardápio também varia bastante de acordo com a “idade”. “Na fase adulta os anuros são carnívoros. Há espécies que também são frugívoras. Existem girinos, no entanto, que passam toda a fase larval sem se alimentar e outros que são carnívoros, mas a maioria se alimenta de detritos ou algas”, explica Gaiga.

Girino, ímago e adulto de Boana faber — Foto: Renato Gaiga

As diferenças físicas entre os girinos e os adultos ajudam bastante na identificação das espécies. “As larvas são utilizadas para identificar e diferenciar algumas espécies que possuem girinos com características visivelmente distintas, mas na fase adulta tornam-se bem semelhantes", diz.

Outra diferença entre os girinos e os adultos é a vocalização: apenas indivíduos adultos, em sua maioria machos, vocalizam. “Isso porque os girinos não possuem maturidade sexual para se reproduzir”, explica Renato, que destaca uma espécie de anfíbio capaz de se reproduzir ainda quando girino.

“Chamado neotenia, esse fenômeno ocorre entre algumas salamandras, anfíbios da ordem Urodela”, diz.

Imago de Callimedusa tomopterna apresenta aspectos físicos diferentes da fase adulta — Foto: Renato Gaiga

Pequenos e frágeis, os girinos e anuros são desafiados pela natureza e poucos chegam à fase adulta. “É difícil que todos se tornem adultos, por isso a estratégia adotada pelos anfíbios é botar uma enorme quantidade de ovos, para que alguns consigam sobreviver”, explica o biólogo.

Tamanha dificuldade se justifica na cadeia alimentar: ovos e girinos fazem parte do cardápio de peixes, serpentes, aves, larvas de insetos e outros anfíbios.

Quantidade de ovos depositados é estratégia para garantir sobrevivência de alguns indivíduos — Foto: Renato Gaiga

Quais são as transformações que ocorrem no corpo dos anfíbios anuros durante a vida?

Durante o processo de metamorfose dos anuros, os girinos ganham seus membros. Inicialmente, desenvolvem-se os membros posteriores na região próxima ao início da cauda e, posteriormente, desenvolvem-se os membros anteriores.

Quais são as transformações que ocorrem no corpo dos anfíbios?

A metamorfose nos anfíbios incluem mudanças na alimentação e na respiração. Durante esse processo, também ocorrem transformações acentuadas na forma do corpo desses animais. A metamorfose é um processo de mudanças perceptíveis, durante o ciclo de vida, que ocorre em algumas espécies.

Como é o ciclo de vida de um anuro?

A principal característica dos anuros é o ciclo de vida dividido em duas fases: uma fase larval aquática e uma fase adulta terrestre. Durante a fase larval, a maioria das espécies vive exclusivamente em ambiente de água doce. E, por isso, realiza respiração branquial.

Quais foram as modificações estruturais corpo adaptado que o grupo Anura sofreu para ter sucesso até hoje?

Com o crescimento e consequente desenvolvimento do girino, as brânquias desaparecem, as pernas posteriores surgem, a cauda encolhe e as patas anteriores são formadas. Então, finalmente, desaparece a cauda, resultando num sapo adulto jovem.