Quais as punições que um trabalhador pode receber caso não utilize os?

O Poder Punitivo do Empregador não é absoluto, embora não possa resistir imediatamente, o trabalhador pode buscar a anulação da punição e restituição dos valores descontados de seu pagamento.

O Empregador, que dirige a empresa, ao se socorrer das medidas punitivas de advertência, suspensão e demissão por justa, tem o dever de observar para que a punição seja aplicada imediatamente após o ato faltoso, que a punição não seja maior que a falta, e também limitada a uma punição no falta – é o que quer dizer a atualidade, proporcionalidade, e limitação de uma punição por falta cometida.

O Patrão tem o dever social, moral e legal de exercer o poder punitivo com moderação e compatibilidade em relação à falta cometida, analisando sempre o caso concreto dentro dos padrões de bom senso e justiça. O rigor de uma pena ou o uso de meios de advertência mediante humilhação do empregado na presença de colegas ou clientes pode ensejar a rescisão indireta do contrato de trabalho, pois implica falta grave do empregador – a rescisão indireta, ou rescisão por justa causa do trabalhador para o patrão.

Diz-se mais, as punições devem ser aplicadas de forma gradual, sendo agravadas conforme houver repetição da falta, pois tem por fim proporcionar ao empregado a oportunidade de corrigir seu comportamento.

As penalidades cabíveis são: advertência verbal, advertência escrita, suspensão e demissão.

ADVERTÊNCIANa Lei Trabalhista vigente não há previsão legal que discipline a concessão de advertência, sendo esta, portanto, originada do poder de direção do empregador e utilizada no sentido de aviso,significa o ato de chamar a atenção, verbalmente ou por escrito, para uma obrigação do empregado de cumprir alguma cláusula contratual, norma administrativa ou regulamento interno da empresa – sendo vedada, entretanto, anotações desabonadoras à conduta deste empregado em sua Carteira de Trabalho e Previdência Social, nos termos do § 4º do art. 29 da Consolidação das Leis do Trabalho.

SUSPENSÃO DISCIPLINAR Esta tem o intuito de punir o empregado que, de alguma forma, violou as regras da empresa ou não cumpriu com o dever que lhe é imposto, inclusive com relação ao que foi pactuado no contrato de trabalho. Assim, empregador pode suspender o empregado que cometeu algum ato impróprio de média gravidade, tendo como consequência a perda do salário, bem como da contagem do tempo de serviço – já que estes dias não serão computados – e de quaisquer outros benefícios correspondentes aos respectivos dias de suspensão. Entretanto, tal suspensão não poderá se prolongar por mais de 30 dias, sob pena de o empregador recair em uma falta grave, possibilitando ao empregado o ingresso de uma ação trabalhista pleiteando uma rescisão indireta do contrato de trabalho, como preceitua o art. 483 da CLT, além da incidência de multa administrativa por infringência ao art. 474 do mesmo Diploma Legal, o qual determina o mencionado prazo de 30 dias – reitera-se que do mesmo modo como ocorre na aplicação de uma advertência, em caso de suspensão disciplinar, são proibidas anotações desabonadoras à conduta do empregado em sua Carteira de Trabalho e Previdência Social.

DEMISSÃO – A demissão por justa causa é a punição máxima que se pode impor ao trabalhador porque além de perder o seu emprego, seus direitos na rescisão contratual serão limitados. A pena máxima de Justa Causa é reservada às faltas que implicam em violação séria e irreparável das obrigações contratuais assumidas como, por exemplo, furtos, roubos, agressões físicas, dentre outras previstas no art. 482 da CLT, o que leva concluir que não é qualquer descumprimento de contrato que dá direito à parte prejudicada de rescindi-lo.

É DIREITO DO TRABALHADOR receber uma cópia da punição que lhe foi aplicada, mesmo quando entender por não assinar o comunicado da penalização – cópia que deve vir com assinatura do Empregador e de testemunhas identificadas, e questionar diretamente com seu Patrão ou via Processo Trabalhista a validade e reversão das punições que eventualmente sofrer.

 “Se você é capaz de tremer de indignação cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros” Che Guevara

Grátis

3 pág.

Quais as punições que um trabalhador pode receber caso não utilize os?

  • Quais as punições que um trabalhador pode receber caso não utilize os?
    Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 1

Usuário
	PAULO OCTAVIO M DE ANDRADE
	Curso
	BIOSSEGURANCA
	Teste
	QUESTIONÁRIO UNIDADE II
	Iniciado
	18/02/21 20:47
	Enviado
	18/02/21 21:24
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	3 em 3 pontos  
	Tempo decorrido
	37 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Perguntas respondidas incorretamente
· Pergunta 1
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Em conformidade com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, NÃO faz parte das obrigações do empregador em relação ao fornecimento de Equipamento de Proteção Individual − EPI:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	Responsabilizar-se pela guarda e conservação do EPI.
	
	
	
· Pergunta 2
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Fogo é um processo químico de transformação e podemos defini-lo como: “O resultado de uma reação química que desprende luz e calor devido à combustão de materiais diversos”. A principal preocupação no ataque aos incêndios consiste em desfazer ou romper o triângulo do fogo, que é constituído pelos seguintes componentes:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	Comburente (oxigênio), calor e combustível (matéria-prima).
	
	
	
· Pergunta 3
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Identifique dentre os exemplos abaixo, aqueles que se caracterizam como EPC´s:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	Detector e contador de radiação.
	
	
	
· Pergunta 4
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Sobre os métodos de extinção de fogo ou incêndio, analise os itens abaixo:
 
I. Abafamento
II. Isolamento ou retirada do material
III. Resfriamento
 
São considerados métodos de extinção de fogo os itens:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	I, II e III.
	
	
	
· Pergunta 5
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Analise as afirmativas abaixo:
 
I. O extintor tipo “espuma” é usado nos fogos de Classe A e B.
II. O extintor tipo “químico seco” é usado principalmente nos fogos das classes A e C.
III. O extintor tipo “água” é usado no fogo de classe A.
 
Assinale a alternativa correta quanto às alternativas acima:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	Somente I e III são verdadeiras.
	
	
	
· Pergunta 6
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa:
 
(  ) O equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação.
(  ) O Ministério do Trabalho e Emprego é o órgão responsável por fiscalizar a qualidade do EPI.
(  ) Cabe ao empregador orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, a guarda e a conservação do EPI.
 
As afirmativas são, segundo a ordem apresentada, respectivamente:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	V – V - V
	
	
	
· Pergunta 7
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Com o objetivo de evitar o contato e a exposição ao risco ambiental e a proteção de riscos que podem ameaçar a segurança e a saúde no trabalho, são usados Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) e Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Nesse sentido, pode-se concluir que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	Óculos de segurança, capacete de proteção tipo aba frontal com viseira, protetor auditivo tipo concha, luva isolante de borracha e perneira de segurança são considerados EPIs.
	
	
	
· Pergunta 8
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Qual o objetivo do EPC (equipamento de proteção coletiva)? Identifique a alternativa incorreta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	São dispositivos de proteção que abrangem o menor número possível de indivíduos no ambiente de trabalho.
	
	
	
· Pergunta 9
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Quais as punições que um trabalhador pode receber caso não utilize os EPIs destinados à sua função?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	Advertência e suspensão, podendo ocorrer a demissão por justa causa posteriormente.
	
	
	
· Pergunta 10
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	A fiscalização para verificação do cumprimento das exigências legais relativas ao EPI cabe à (ao):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	MTE.

O que acontece se o trabalhador se recusar a usar os EPIs?

Quando o funcionário se recusa ou deixa de utilizar o EPI, mesmo após ser orientado pela empresa sobre a importância de fazê-lo, poderá sofrer advertência, seguida de suspensão em caso de reincidência, ou até mesmo uma demissão por justa causa.

Quando posso dar um gancho para funcionário?

Em que situações empresas podem dar o gancho no trabalhador? Em geral, a maioria das empresas suspende o trabalhador após uma ou duas faltas leves em que ele já tenha sido advertido por escrito. Mas, a empresa pode dar o gancho após uma única falta grave, depende das regras que estabeleceu.

É direito do trabalhador receber uma cópia da punição que lhe foi aplicada?

É DIREITO DO TRABALHADOR receber uma cópia da punição que lhe foi aplicada, mesmo quando entender por não assinar o comunicado da penalização – cópia que deve vir com assinatura do Empregador e de testemunhas identificadas, e questionar diretamente com seu Patrão ou via Processo Trabalhista a validade e reversão das ...

Quantas advertências por falta gera justa causa?

Contudo, ocorre que não há nenhuma previsão legal na legislação que determina que o trabalhador pode ser demitido por justa causa após levar três advertências.