Quais benefícios todas as cooperativas devem oferecer aos seus cooperados?

Quais benefícios todas as cooperativas devem oferecer aos seus cooperados?

cooperativa

A cooperativa pode ser uma opção interessante para pessoas que desejam unir forças em prol de um objetivo em comum. No geral, elas são criadas para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais.

Cooperativa: conceito, vantagens, casos de sucesso e quem pode se beneficiar

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

A cooperativa pode ser uma opção interessante para pessoas que desejam unir forças em prol de um objetivo em comum. No geral, elas são criadas para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais.

Neste artigo, vamos mostrar com detalhes tudo o que você precisa saber antes de criar ou se associar a uma cooperativa.

Vamos lá?

Para começar, entenda…

O que é cooperativa e para que serve?

Cooperativa é uma organização constituída por membros de determinado grupo econômico ou social que se unem voluntariamente para desempenhar, em benefício comum, determinada atividade.

Sendo assim, ela pode adotar qualquer gênero de serviço, operação ou atividade, desde que o intuito seja eliminar intermediários, reduzir custos e diminuir preços por meio da racionalização e da produção em grande escala.

Quais benefícios todas as cooperativas devem oferecer aos seus cooperados?

Quais são os 7 princípios do cooperativismo?

O cooperativismo possui sete princípios vigentes definidos pela Aliança Cooperativa Internacional. São eles:

1. Adesão livre e voluntária: as cooperativas são espaços abertos para qualquer pessoa apta a utilizar seus serviços, sem qualquer tipo de discriminação.

2. Gestão democrática: todos os membros participam da formulação de políticas e decisões na empresa, obedecendo ao princípio “um membro, um voto”.

3. Participação econômica: é dever de todo associado contribuir para o patrimônio da cooperativa, cuja utilização será decidida democraticamente.

4. Autonomia e independência: a cooperativa deve manter-se autônoma, ainda que realize parcerias ou recorra a capital externo.

5. Educação, formação e informação: a cooperativa deve contribuir para a educação, formação e informação tanto de seus associados como da sociedade em geral.

6. Intercooperação: as cooperativas devem trabalhar em conjunto para fortalecer seu movimento nos níveis local, regional, nacional e internacional.

7. Interesse pela comunidade: devem ser realizadas políticas para o desenvolvimento da comunidade em que a cooperativa está inserida.

>>> MATERIAL GRATUITO: E-BOOK GUIA COMPLETO PARA GESTÃO AGRÍCOLA <<<

Quais são os tipos de cooperativas e seus objetivos?

Os tipos de cooperativas são variados e estão relacionados aos objetivos específicos de cada uma. Todavia, no Brasil, elas somam o total de 13 ramos de atuação.

Cooperativa Agropecuária

A cooperativa agrícola reúne produtores rurais e tem como principal objetivo ajudar os seus associados a comercializar suas produções. Desse modo, eles conseguem bons preços e compradores para os produtos agropecuários.

Dentre os serviços que eles desempenham estão:

  • A compra em comum de insumos;
  • A venda em comum da produção dos cooperados;
  • A prestação de assistência técnica;
  • Armazenagem;
  • Industrialização.

Além disso, grande parte das cooperativas agropecuárias disponibilizam uma equipe técnica para dar assistência aos produtores por meio de informações para melhores produções.

Por fim, em alguns casos, oferecem serviços como: beneficiamento de café, pasteurização do leite e embalagem de produtos.

Cooperativa de Consumo

A cooperativa de consumo reúne consumidores de bens de uso pessoal e doméstico (supermercado). Sendo assim, o seu serviço é a compra em comum desses bens.

O objetivo é adquirir produtos com preços menores e boa qualidade. Assim, ao comprar em escala, os associados têm a possibilidade de negociar descontos maiores.

Contudo, a diferença entre a cooperativa e o supermercado comum está relacionada à importância dada ao cooperado, que não é apenas um comprador, mas um dos proprietários do negócio, que participa ativamente das decisões.

Cooperativa de Crédito

A cooperativa de crédito (também conhecida como cooperativa financeira),reúne pessoas que desejam administrar suas finanças com mais benefícios que um banco comum.

No geral, elas oferecem os mesmos serviços como cartões, contas, pagamentos, aplicações, financiamentos, empréstimos, entre outros. Porém, da mesma forma que as instituições financeiras, são reguladas pelo Banco Central.

Cooperativa Educacional

A cooperativa educacional é uma associação formada por professores e/ou pais de alunos que fornecem serviços educacionais de qualidade e com preços mais acessíveis que uma escola comum.

No entanto, ela é regulada pelo MEC e seu corpo docente e equipe de direção pedagógica é composta por colaboradores contratados.

Cooperativa Habitacional

A cooperativa habitacional tem como principal intuito adquirir residências com custos mais baixos para os seus cooperados. Sendo assim, ela pode ser formada por:

  • Profissionais, técnicos e trabalhadores da construção civil que se juntam para construir casas para si e/ou público em geral;
  • Pessoas que decidem, em mutirão, construir residências somente para associados (o trabalho é concluído quando o último cooperado adquire a sua casa);
  • Pessoas que se dedicam ao financiamento da construção de casas, seja só para seus sócios ou para outros.

Cooperativa de Infraestrutura

A cooperativa de Infraestrutura reúne pessoas que precisam de serviços essenciais de infraestrutura como energia, telefonia rural, saneamento básico, limpeza pública, segurança, entre outros.

De modo geral, o modelo de cooperativa de eletrificação é a mais utilizada pelas cidades brasileiras, já que em algumas regiões, as concessionárias tradicionais de energia não agem diretamente na disponibilização de eletricidade.

Cooperativa de Mineração

A cooperativa de mineral é formada por garimpeiros e outros profissionais da área da mineração. O intuito é possibilitar a pesquisa, extração, lavra, industrialização, comercialização, importação e exportação de produtos minerais.

Além das atividades específicas do setor, as cooperativas geralmente apoiam os seus associados em outros aspectos como alimentação, saúde, educação etc.

Cooperativa de Produção

A cooperativa de produção é composta por trabalhadores de categorias diversas. Dessa forma, todos contribuem por meio do seu trabalho para a produção em comum de bens e produtos. Alguns exemplos são: produção de fogões, móveis de madeira e confecção de roupas.

Cooperativa de Saúde

A cooperativa de saúde é composta por profissionais e usuários da área da saúde como médicos, dentistas, psicólogos, enfermeiros e consumidores de plano de saúde. Assim, o objetivo é oferecer serviços de saúde.

Cooperativa Social

A cooperativa social é uma organização que reúne pessoas que precisam ser tuteladas ou se encontram em situação de desvantagem como deficientes físicos e mentais, dependentes químicos ou psíquicos, egressos de prisão, condenados a penas alternativas entre outros.

Cooperativa de Trabalho

A cooperativa de trabalho inclui uma categoria específica de profissionais como dentistas, costureiras, cooperativas de catadores e etc. Todavia, o objetivo é conquistar melhores condições de trabalho e valores superiores de contratação dos seus serviços.

Cooperativa de Transporte

A cooperativa de transporte é constituída por trabalhadores que se responsabilizam por prestar serviços de transporte de cargas e/ou passageiros.

Cooperativa de Turismo e Lazer

A cooperativa de Turismo e Lazer atua com prestação de serviços turísticos, artísticos, entretenimento, esportes e hotelaria para os seus associados.

Em resumo, o intuito principal é estimular o desenvolvimento do potencial turístico da comunidade em que opera a cooperativa, sempre com viés social e sustentável.

Qual é a importância do cooperativismo no agronegócio?

De acordo com Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o cooperativismo agropecuário tem importante participação na economia brasileira, sendo responsável por quase 50% do PIB agrícola e envolvendo mais de 1 milhão de pessoas. 

E mais, segundo dados do Censo Agropecuário do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística),48% de tudo que é produzido no campo brasileiro passa, de alguma forma, por uma cooperativa.

Diante desses dados, unir forças por meio de uma cooperativa agropecuária é uma excelente forma dos produtores rurais conseguirem acesso ao crédito, itens de infraestrutura básica e a tecnologias especializadas.

Além disso, ela é essencial no auxílio da comercialização de produtos agropecuários, uma vez que, contribui para realização de vendas com bons preços e compradores.

Contudo, a cooperativa no agronegócio é importante porque abre portas para pequenos produtores que precisam ganhar competitividade no mercado agrícola, visto que, eles podem atingir ganhos superiores que os agricultores independentes.

Por que se associar a uma cooperativa? Quais as vantagens?

Ao se filiar a uma cooperativa agrícola, o produtor rural pode ter uma série de vantagens como:

Assessoria Técnica

A maioria das cooperativas dispõe de uma equipe de técnicos, veterinários e agrônomos para oferecer suporte aos produtores e garantir melhores resultados nas produções.

Prestação de Serviços

Outra grande vantagem está na prestação de serviços para os produtores rurais, como o beneficiamento de café, pasteurização de leite, embalagem de produtos, entre outros. Além disso, ela auxilia na comercialização, na compra de materiais e ainda possui lojas para atender os cooperados e a comunidade local.

Garantias trabalhistas

A cooperativa proporciona garantias aos trabalhadores e produtores rurais. Nesse sentido, sua abertura, concede ao trabalhador remuneração condizente com o mercado associada a benefícios como: pagamento de INSS, dias parados, décimo terceiro salário, assistência médica e educacional.

Como criar uma cooperativa?

Forme um grupo

O primeiro passo é reunir pessoas que tenham interesse em se associar a cooperativa. Sendo assim, é importante esclarecer quais serão os objetivos da organização. Para isso, busque membros que:

  • Pensem de forma semelhante a respeito do trabalho que será desenvolvido;
  • Tenham necessidades próximas às suas.

Logo após marque uma reunião para discutir como o projeto será executado. As primeiras conversas devem ter como pauta questões relacionadas às necessidades da cooperativa.

Então, descubra quais são as demandas comuns e como elas podem ser solucionadas.

Estabeleça um objetivo

O segundo passo é elaborar, junto ao grupo, o objetivo final que deve-se atingir. Nessa etapa, é importante definir de que forma esse objetivo será alcançado.

Para isso, é necessário analisar quais capacidades e esforços são necessários para desempenhar o trabalho da cooperativa. O ideal é que seja feito um levantamento com as especialidades de cada membro e traçar um plano de melhoria. Também vale avaliar as necessidades de formação e competências que ainda não existem no coletivo.

Início do Projeto

Após definir as necessidades e objetivos, é preciso elaborar o projeto da cooperativa. Nele, deve constar os meios de garantir a sustentabilidade a longo prazo.

Para deixar o planejamento claro e objetivo, o recomendado é responder às seguintes questões:

  • Qual tipo de atividade a cooperativa vai desenvolver?
  • Para quem ela vai desenvolver e oferecer seus produtos?
  • Como ela vai garantir a sustentabilidade financeira?
  • Quais são os pontos fortes e fracos?
  • Quais tipos de desafios o coletivo vai enfrentar?

Depois de responder, organize as informações em um documento, pois ele vai auxiliar na implementação do projeto.

Crie os valores da cooperativa

Em seguida estabeleça os valores da cooperativa. É necessário que os membros se reúnam e definam os valores para desenvolver os princípios coletivos.

O recomendado é que os cooperados formalizem o apoio aos valores da cooperativa para prevenir problemas futuros. Para isso, basta criar uma declaração de compromisso e pedir a assinatura de todos os integrantes.

Crie a estrutura da organização

A estrutura de uma cooperativa é semelhante a uma empresa comum. Isso significa que os membros devem exercer funções e responsabilidades conforme uma hierarquia pré-definida.

Para que cada associado saiba o que precisa fazer dentro da estrutura é necessário eleger órgãos sociais, que são compostos por titulares com responsabilidades específicas. Sendo que, o órgão social supremo de uma cooperativa é a Assembleia Geral, abaixo dela a Direção e o Conselho Fiscal.

Vale destacar que independente do tamanho, é importante que todos cooperados estejam envolvidos na gestão do dia a dia e na tomada de decisões.

Formalização

Para formalizar a cooperativa, é preciso organizar o estatuto, com as linhas gerais do funcionamento. Ele precisa conter as seguintes informações:

  • Denominação, área de atuação, sede e outros dados referentes ao exercício profissional;
  • Direitos, deveres, responsabilidades e condições de admissão e demissão dos membros;
  • Método de administração e fiscalização;
  • Capital mínimo que será trabalhado;
  • Regras para convocação e funcionamento das assembleias gerais;
  • Processo de dissolução voluntária da sociedade e de reforma do estatuto.

Capital Social

Esse é o momento em que deve ser especificado o valor de contribuição de cada membro do grupo. Portanto, elabore um projeto, no qual o capital será dividido em quotas. O valor unitário deve ser menor que o salário mínimo do país.

Além disso, o associado deve contribuir com no máximo 1/3 do total de quotas. Podem haver exceções, nos casos em que a subscrição deve ser proporcional ao movimento financeiro ou aos meios de produção.

Processo de Fundação

O processo de fundação deve seguir as seguintes etapas:

Reunião: é realizada com todas as pessoas que têm interesse no projeto para determinar objetivos, escolher a comissão e eleger o coordenador dos trabalhos.

Verificação do trabalho: discussão entre os associados sobre a viabilidade das condições do projeto.

Proposta do Estatuto: discussão das propostas do estatuto e disponibilização de uma cópia para todos.

Fundação: a Assembleia Geral da Constituição é criada para fundar a cooperativa. É necessário que ela tenha no mínimo 20 pessoas.

Receita e Fundos

A receita da cooperativa é gerada principalmente da taxa de administração ou serviço da organização. No geral, ela retém um percentual sobre o valor das operações realizadas pelo cooperado.

Dessa forma, quando a taxa de serviço for mais alta do que o necessário para pagar as despesas ocorrem as sobras. Por outro lado, se as taxas forem baixas podem acarretar perdas.

No entanto, a Assembleia Geral vai decidir como será feito o rateio das sobras e perdas.

O fundo de reserva deve ser constituído por todas as cooperativas. Afinal, ele serve para cobrir perdas e desenvolver atividades.

Além disso, é importante ter um fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (Fates), para disponibilizar assistência aos associados e familiares.

Documentação para abertura

Ao constituir uma cooperativa é preciso apresentar alguns documentos. A começar pela Capa do Processo (cópia e original),estatuto social, comprovantes de pagamento da DARF e para a Junta Comercial, entre outros. Confira a lista completa:

Junta Comercial

  • Relação nominativa dos membros;
  • Cópias do RG e do CPF do presidente;
  • Cópia de comprovante de endereço do presidente;
  • Cópia do comprovante de endereço da sede de funcionamento;
  • Quatro vias da Ata de Assembleia Geral de Constituição e Estatuto.

Receita Federal

  • Comprovante de residência e cópia do RG e CPF de todos os diretores;
  • Ficha cadastral e ficha complementar (CNPJ);
  • Lista dos associados.

Como se tornar um cooperado?

Para se tornar um cooperado é preciso verificar qual cooperativa se enquadra mais na sua atividade rural. Em seguida, separe a documentação exigida para se associar.

Logo após, é necessário entregar a documentação e a solicitação para serem analisadas. Caso seja aprovado, você deverá cumprir todas as diretrizes organizacionais estipuladas pela cooperativa.

Quais benefícios todas as cooperativas devem oferecer aos seus cooperados?

Casos de Sucesso – Exemplos de Cooperativas Agropecuárias bem-sucedidas

A seguir alguns casos de sucesso de cooperativas agropecuárias.

Cooperativa de Laticínios de São José dos Campos (Cooper)

A Cooperativa de Laticínios de São José dos Campos (Cooper) surgiu em 1935 após 21 pecuaristas decidirem trabalhar em conjunto para processar o leite e comercializar. A ideia era não passar pela indústria convencional para garantir maiores margens de lucro.

Cooperativa de Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Cooplacana)

A Cooperativa de Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Cooplacana),de Piracicaba, começou como uma associação de produtores de cana. Com o passar do tempo, ela ampliou a área de atuação e hoje atua com grãos, hortifrutigranjeiros e leite.

No total, são nove mil cooperados, e a cooperativa cresce cerca de 25% a 30% ao ano. De modo geral, o associado é beneficiado com sementes em melhores condições, rações para animais e melhor colocação do produto no mercado.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o mercado de agronegócio? Leia nosso artigo“O que é agronegócio: mercado, profissões e curiosidades”.

Quais são os benefícios de uma cooperativa?

As principais vantagens do cooperativismo.
Constante desenvolvimento. ... .
Ser proprietário do negócio. ... .
Formação mais facilitada. ... .
Taxas reduzidas para o trabalhador cooperado. ... .
Um ajudando ao outro. ... .
Preocupação da cooperativa com a comunidade..

Quais são os principais objetivos de uma cooperativa?

Estamos falando do cooperativismo. Essa filosofia permite a união de interesses aparentemente antagônicos, como desenvolvimento econômico e desenvolvimento social. A ideia é que todas as pessoas prosperem juntas, o que garante a elas melhores oportunidades e um futuro mais justo.

Qual a importância dos princípios do cooperativismo para os cooperados?

A finalidade dos 7 princípios do cooperativismo é que sejam linhas orientadoras de ação. Ou seja, que permitam às cooperativas colocar em prática seus valores. Estes são pautadas por ideia de democracia, liberdade, equidade, solidariedade e justiça social.

Quais os 5 valores do cooperativismo?

As cooperativas baseiam-se em valores de ajuda mútua, responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade.