Quais as principais consequências da expansão territorial para a história da República Romana?

Quais as principais consequências da expansão territorial romana?

Olá, As consequências da expansão romana foram a influenciação cultural de todo o cenário europeu, que levou os conceitos culturais, artísticos e de conhecimentos greco-romanos para diversos outros povos conquistados e que entraram em contato com o poder de Roma.

Porque o fim da expansão territorial romana afetou a economia?

Incorporando terras, riquezas e escravos, a expansão produziu, pela inclusão de escravos, uma decadência do trabalho livre. Isso por sua vez empobreceu a maioria da poplação e abri ma séria fase de agitações e instabilidade social. Já para os patrícios, hove um acúmulo de terras e a formação de latifundios.

Como a expansão territorial afetou a cidade de Roma?

Resposta. Resposta: Explicação: A expansão territorial afetou a vida dos diferentes grupos sociais em Roma ao trazer benefícios em menor e em maior grau para todos aqueles considerados cidadãos romanos, principalmente os patrícios e políticos de carreira.

Qual foi a camada social mais afetada pela expansão territorial romana?

Os patrícios passaram a concentrar cada vez mais riquezas. A cada conquista, mais terras iam para as suas mãos.

Qual a relação entre a expansão territorial e a crise econômica e social vivida em Roma?

Que o Império Romano já tinha um território absurdamente grande e se expandiu ainda mais, só que o problema é que os Romanos só concentravam sua economia em Constantinopla e em outro lugar, ao invés de dividir sua economia em todo seu território para obter muito mais riqueza e matéria prima.

Qual era a principal origem da população escrava no período expansionista Romano?

Podemos determinar a origem da população escrava durante a República Romana advinda dos diversos países e cidades conquistados, a exemplo dos trácios, gauleses, ibéricos e de diversas tribos germânicas. Tanto é que o responsável pela revolta dos escravos na República Romana, Spartacus, foi um escravo trácio.

Quando os romanos começaram sua expansão territorial conquistaram o mar mais importante do ponto de vista comercial da época qual era o mar?

Resposta. O mais importante era o Mar Mediterrâneo.

Como os romanos conquistaram tantos territórios ao longo de sua história?

Instabilidade política e invasões bárbaras As conquistas territoriais traziam lucros para os soldados romanos, uma vez que ao invadir os territórios eles saqueavam os bens dos povos subjugados.

Qual a importância do mar Mediterrâneo para as grandes conquistas comerciais e territoriais para o Império Romano?

E) a importância do Mar Mediterrâneo para a expansão imperial e para a circulação entre as áreas de hegemonia romana. RESOLUÇÃO: O Mar Mediterrâneo, localizado junto à Península Itálica, foi de fundamental importância para o desenvolvimento do Império Romano, que atingiria seu tamanho máximo no reinado de Trajano.

Que elementos eram de maior interesse dos romanos nas conquistas de que forma esses elementos eram usados na sociedade romana?

A escravização por guerra era considerada uma riqueza por si só, ocorrendo também durante certo período da história romana a escravização por dívidas. De qualquer forma, eles eram utilizados em sociedade para trabalho braçal, produção agrícola e artesanal, além de servir em casas.

Como eram tratados os povos conquistados pelos romanos?

Após conquistarem os povos, os romanos tratavam de roubar o máximo de riquezas que podiam, depois, as províncias dominadas deviam pagar pesados impostos ao Estado romano. Além disso, os inimigos vencidos eram escravizados. Tudo isso era revertido para as grandes construções romanas e para os nobres.

Como era a vida dos romanos na Antiguidade?

A maioria dos romanos tinha alimentação simples e comia apenas uma vez ao dia. No campo eles se dedicavam ao pastoreio e às tarefas agrícolas, ao passo que, na cidade, suas principais atividades eram o comércio e o artesanato. O lazer era um importante aspecto de sua vida diária.

O que significa o Império Romano?

O Império Romano foi a terceira fase da civilização romana, segundo a periodização utilizada pelos historiadores. Esse período iniciou-se em 27 a.C., com a coroação de Otávio como imperador de Roma, e estendeu-se até 476 d.C., quando o último imperador, Rômulo Augusto, foi destituído do trono.

Quais as três formas de governo que existiram em Roma no período clássico?

A Roma Antiga conheceu 3 formas de governo: Monarquia, República e Império. A forma de governo adotada em Roma até o século VI a.C. foi a Monarquia. Os romanos acreditavam que o rei tinha origem divina.

Quais as formas de governo que existiram no Brasil desde 1500?

Utilizando como ponto de partida a chegada dos portugueses ao Brasil em 1500, a história brasileira é dividida pelos historiadores da seguinte maneira:

  • Período Colonial (1500-1822)
  • Monarquia (1822-1889) Primeiro Reinado (1822-1831) Período Regencial (1831-1840) ...
  • República (1889-) Primeira República (1889-1930)

Qual é a forma de governo da Grécia?

República

Quais foram as principais consequências do expansão territorial romana?

Consequências da Expansão Romana Após a conquista dos da Península Itálica, Roma ampliou seu interesse por novos territórios para aumentar o controle sobre o comércio no Mar Mediterrâneo, o que levou a cidade ao conflito com Cartago, importante potência comercial e marítima, localizada no norte da África.

Qual foi a consequência da expansão territorial?

Resposta: As consequências da expansão territorial norte-americana durante o século XIX foram o aumento considerável do território dos Estados Unidos, consequentemente de recursos naturais e terras para exploração.

Quais foram as consequências das conquistas durante a República Romana?

As consequencias dessas conquistas foi o desenvolvimento do comércio com as colônias e da econômia monetária e com as descobertas nas minas de ouro nas terras que foram conquistadas houve também um aumento na produção de mão escrava.

O que a expansão territorial romana causou em Roma?

Após as vitórias contra Cartago nas Guerras Púnicas (264-146 a.C.), houve uma grande expansão romana na região do Mar Mediterrâneo e no continente europeu, fazendo com que Roma criasse o maior império que havia existido em toda a Antiguidade.