Quais as principais características da cadeia de suprimentos?

  • PT
  • EN
  • ES

  • -A+

    • Para a Indústria

    • Para o Varejo

    • Para distribuidores

    • Para o seu Segmento

    • Para a sua necessidade

    • Ecossistema Neogrid

        Quais as principais características da cadeia de suprimentos?

        O ecossistema de dados e tecnologia que conecta varejos, indústrias e distribuidores no Brasil e nos mercados mais competitivos do mundo.

    • Ferramentas

Login


  • Neogrid Docs
  • Suporte - Chat
  • Suporte - Portal
  • Suporte - Telefone
  • Atendimento Financeiro
  • Treinamentos
  • Meu Contrato

  • +A-
    • PT
    • EN
    • ES

Neogrid / 19 de Agosto de 2022

Neogrid Blog > Supply Chain

Cadeia de suprimentos: tudo que você precisa saber!

O conceito de cadeia de suprimentos pode ser definido como a junção de uma série de processos que fazem parte do ciclo de vida de um determinado bem.

Quer saber mais?

Fale com a Neogrid. Nós temos soluções que atendem a cadeia de suprimentos de ponta a ponta.

cadeia de suprimentos

supply chain

Esses artigos podem completar essa leitura

Tecnología

Como a tecnologia auxilia na sincronização e automação da cadeia de suprimentos

12 de Abril de 2021Leia maisLeia mais

Supply Chain

Cadeia de suprimentos sustentável: sim, é possível!

11 de Janeiro de 2021Leia maisLeia mais

Supply Chain

5 benefícios da automatização da cadeia de suprimentos de ponta a ponta

09 de Fevereiro de 2021Leia maisLeia mais

A Cadeia de Suprimentos é um processo comum em qualquer empresa que vende algo para um cliente. O gerenciamento da cadeia de suprimento não é apenas a gestão de produtos: é na verdade o gerenciamento de informações, tempo e dinheiro.

Evoluindo nos últimos 50 anos, a cadeia de suprimentos se tornou estratégica para as empresas de diferentes segmentos e tamanhos, se tornando uma área essencial, dependente de tecnologia e colaborativa, combinando as funções de negócios como compras, operações, gerenciamento de estoque e armazenamento, atendimento ao cliente e logística.

Uma definição sobre Cadeia de Suprimentos

Quais as principais características da cadeia de suprimentos?

Basicamente, uma cadeia de suprimentos consiste em uma rede que agrega todos os indivíduos, organizações, recursos, atividades e tecnologias envolvidos na criação e venda de um produto, desde a entrega de materiais de origem do fornecedor até o fabricante, incluindo sua entrega ao usuário final.

O também chamado Supply chain management (SCM) é a gestão de materiais, informações e finanças à medida que eles se movem em um processo de fornecedor para fabricante, do atacadista para o varejista e finalmente para consumidor.

Paralelo a isso, o gerenciamento da cadeia de suprimentos é focado em gerenciar o fluxo de mercadorias, informações e dinheiro, enquanto supera as expectativas do cliente com o menor custo total possível.

Vale destacar, que a gestão ocorre globalmente nas organizações e representa uma vantagem estratégica para muitas empresas. Em uma função da cadeia de suprimentos, você enfrentará desafios nos níveis operacional, tático e estratégico de decisões de negócios.

3 fluxos principais da cadeia de suprimentos

Fluxo de produtos

Envolve a movimentação de mercadorias de um fornecedor para um cliente. Esse fluxo também diz respeito a devoluções de clientes e necessidades de serviços de suporte ao cliente.

Fluxo de informações

É centralizado na transmissão de pedidos e na atualização do status de entrega.

Fluxo financeiro

Envolve termos de crédito, programações de pagamento e consignação e acordos de propriedade de títulos.

Complexidade da cadeia de suprimentos

Quais as principais características da cadeia de suprimentos?

A visão mais simples de uma cadeia de suprimentos consiste em uma empresa, fornecedores e seus os clientes. Resumidamente, podemos definir assim sua composição:

  1. Produtor de matérias-primas;
  2. Fabricante;
  3. Distribuidor; 
  4. Varejista;
  5. Cliente de varejo;

Já uma cadeia de suprimentos mais complexa incluirá um número maior de fornecedores, clientes e todas as organizações que oferecem os serviços necessários para efetivamente levar os produtos aos consumidores, incluindo fornecedores de logística terceirizados, organizações financeiras, fornecedores de software de cadeia de suprimentos e provedores de pesquisa de marketing. Essas entidades também usam serviços de outros provedores.

Níveis de decisão

Quais as principais características da cadeia de suprimentos?

O gerenciamento envolve três importantes níveis de decisão: o estratégico, o tático e o operacional.

Decisões estratégicas

Referem-se a definições de longo prazo relacionadas à localização, produção, estoque e transporte. 

Decisões táticas 

Envolvem definições de médio prazo, incluindo previsões semanais de demanda, planejamento de distribuição e transporte, planejamento de produção e requisição de materiais. 

Decisões operacionais

São as decisões do dia a dia que fazem parte dos deveres gerenciais típicos.

A importância do Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

Em geral, o objetivo é reduzir o estoque para manter os custos baixos e, ao mesmo tempo, garantir que os produtos estejam disponíveis quando necessário. Sofisticados sistemas de software facilitam o gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Além disso, o gerenciamento engloba a sustentabilidade da cadeia de suprimentos, que abrange questões ambientais, sociais e jurídicas, além das compras sustentáveis e o conceito estreitamente relacionado de responsabilidade social corporativa, que avalia o efeito de uma empresa no meio ambiente e bem-estar social, são áreas de grande preocupação para as empresas de hoje.

Logística vs. gestão da cadeia de suprimentos

Apesar destes termos serem frequentemente usados ​​como sinônimos, na realidade a logística é um componente do gerenciamento da cadeia de suprimentos.

A logística se concentra basicamente em mover um produto ou material da maneira mais eficiente para que chegue ao lugar certo na hora certa, gerenciando atividades como embalagem, transporte, distribuição, armazenagem e entrega.

Por outro lado, o gerenciamento da cadeia de suprimentos envolve um conjunto amplo de atividades, como a terceirização estratégica de matérias-primas, a busca pelos melhores preços de bens e materiais e a coordenação de supply chain na rede de parceiros, para citar apenas alguns exemplos.

O papel do software de gerenciamento da cadeia de suprimentos

Quais as principais características da cadeia de suprimentos?

A tecnologia é fundamental na gestão das cadeias de suprimentos atuais, a exemplo das soluções da OTK Sistemas que oferecem módulos que se concentram em áreas relevantes do processo. Algumas áreas importantes a serem observadas incluem:

  • Planejamento da cadeia de suprimento para atividades como gerenciamento de demanda.

  • Execução da cadeia de suprimento para atividades como operações diárias de manufatura.
  • Visibilidade da cadeia de suprimentos para tarefas como detectar e antecipar riscos e gerenciá-los proativamente.

  • Gerenciamento de inventário para tarefas como rastreamento e otimização de níveis de estoque.

  • Gerenciamento de logística e sistemas de gerenciamento de transporte para atividades como gerenciamento de transporte de mercadorias, especialmente em cadeias globais de suprimentos.

  • Gerenciamento de armazém para atividades relacionadas a operações de depósito.

A natureza cada vez mais global das cadeias de suprimentos atuais e a ascensão do comércio eletrônico, estão representando desafios, particularmente na área de logística e planejamento de demanda. Diversas estratégias, a exemplo de abordagens mais enxutas e o planejamento de requisitos de material orientados a demanda, tem sido considerados úteis na gestão do supply chain com uso de soluções em software.

Conheça o OTK Web, Software de Gestão de Compras e Controle de Estoque Online, que inclui todas as funcionalidades necessárias para que você faça uma gestão de suprimentos agregando inteligência e automatização em todas as etapas do processo. Aproveite para começar seu teste gratuito agora!

Receba nossos artigos e dicas de Gestão Empresarial no seu email. Inscreva-se em nossa Newsletter para receber gratuitamente nossos artigos e dicas sobre negócios e gestão em seu e-mail.

Quais as principais características da cadeia de suprimentos?

Gostou do conteúdo? Então não deixe passar a oportunidade de entrar em contato com nossa equipe para tirar suas dúvidas e também testar nosso software de controle de estoque, o OTK Web. 

Compartilhe esse conteúdo:

Quais as principais características da cadeia de suprimentos?

OTK Sistemas

Somos uma empresa comprometida com o desenvolvimento de softwares de gestão que facilitem a vida das pessoas, proporcionem melhores retornos dos recursos investidos e ajudem no crescimento das empresas.

Quais são as características da cadeia de suprimentos?

Eficiente é a cadeia que melhor consegue gerenciar produção e custos, com foco no valor. O lado para o qual vai pender a cadeia (responsividade ou eficiência) varia conforme a demanda o produto. Itens que apresentam alto índice de incerteza dos pedidos (como produtos novos), devem ter a cadeia mais responsiva.

Quais são as características comuns entre as empresas e as cadeias de suprimentos?

As cadeias de suprimentos que buscam a excelência apresentam algumas características e comportamentos comuns. Uma lista publicada pela Supply Chain Insights LLC, mostra as métricas utilizadas para identificar as companhias, que são: crescimento, giro de estoque, margem operacional e ROI.

Quais são os principais processos da cadeia de suprimentos?

Quais são as etapas da cadeia de suprimentos?.
Produção. A produção está ligada às necessidades dos clientes, bem como à demanda do mercado. ... .
Fornecedor. ... .
Estoque. ... .
Localização. ... .
Transporte. ... .
Informação. ... .
Totalmente flexível. ... .

Quais os 4 tipos de cadeia de suprimentos?

Os 4 tipos de cadeia de suprimentos.
Totalmente flexível: o foco é a entrega rápida para o cliente final. ... .
Ágil: o objetivo é responder rapidamente a demandas pouco previsíveis. ... .
Enxuta: foco em economia de escala e baixo custo. ... .
Reabastecimento contínuo: visa desenvolver a fidelidade dos clientes..