Quais as justificativas de São Tomás de Aquino para a existência de Deus?

Provas da existência de Deus. Os cinco argumentos que para Tomás de Aquino demonstram a existência de Deus são:

1080 palavras 5 páginas

Provas da existência de Deus. Os cinco argumentos que para Tomás de Aquino demonstram a existência de Deus são:

1°- O "primeiro motor imóvel":
O movimento existe, é evidente aos nossos sentidos. Ora, tudo aquilo que se move é movido por outra força, ou motor. Não é lógico que haja um motor, outro e outro, e assim indefinidamente; há de haver uma origem primeira do fenômeno do movimento, um motor que move sem ser movido, que seria Deus.

2°- A "causa primeira":
Toda causa é efeito de outra, mas é necessário que haja uma primeira, causa não causada, que seria Deus.

3°- O "ser necessário":
Todos os seres são finitos e contingentes ("são e deixam de ser"). Se tudo fosse assim, todos os seres deixariam de ser e, em determinado momento, nada existiria. Isto é absurdo; logo, a existência dos seres contingentes implica o ser necessário, ou Deus.

4°- O "ser perfeitíssimo":
Os seres finitos realizam todos determinados graus de perfeição, mas nenhum é a perfeição absoluta; logo, há um ser sumamente perfeito, causa de todas as perfeições, que seria Deus.

5°- A "inteligência ordenadora":
Todos os seres tendem para uma finalidade, não em virtude do acaso, mas segundo uma inteligência que os dirige. Logo, há um ser inteligente que ordena a natureza e a encaminha para seu fim; esse ser inteligente seria Deus.
As cinco provas de Tomás de Aquino
Tomás de Aquino, em sua obra "Suma Teológica" defende que Deus é o princípio e o fim de todas as coisas e que, fazendo apenas o uso da luz natural da razão a partir das coisas criadas. Pelas cinco provas de Tomás de Aquino (também chamadas de cinco vias de Tomás de Aquino), a defesa pela existência de Deus acontece por meio da razão e sem recorrência a argumentos de natureza dogmática, para isto propõe cinco vias de demonstração de natureza exclusivamente filosófico-metafísica.
As cinco vias são provas a posteriori, que têm como ponto de partida as criaturas enquanto entes causados para se atingir como termo de


Relacionados

  • Trabalho

    2467 palavras | 10 páginas

    Thayla Bandeira de Oliveira. Tomás de aquino Quem foi São Tomás de Aquino? Nasceu em 1225, no castelo de Roccasecca, na Campânia (Itália), região da família feudal dos condes de Aquino. Era descendente de famílias reais da França, da Silícia e de Aragão. A primeira educação veio no mosteiro de Montecassino. Entrou para ordem dominicana, abrindo mão de tudo….

  • Pode-se provar a existência de deus

    2142 palavras | 9 páginas

    EXISTÊNCIA DE DEUS SEGUNDOTOMÁS DE AQUINO. (Entre fé e razão pode-se provar a existência de Deus). Tomás de Aquino (1221 - 1274) Segundo Tomás de Aquino é a revelação divina que possibilita formularmos enunciados sobre a condição humana e sobre o mundo em que vivemos, é por isso que a preocupação inicial do pensamento do filósofo e teólogo é Deus e posteriormente o homem e o mundo. A filosofia por si só não consegue….

  • clistenes

    2506 palavras | 11 páginas

    As cinco vias de Santo Tomás remontam uma longa tradição que remonta a Platão e Aristóteles. Nenhuma delas é explicitamentetomista, pois não estão centradas naquela ideia genial e originalíssima de Santo Tomás “Actus Essendi”. A prova especificamente tomista é a prova ontológica, onde verdadeiramente encontra a filosofia tomista, com o desenvolvimento da composição de essência e existência nos seres finitos, a sua participação no ato de ser, que possui igualdade na essência e existência, são uma….

  • Homem cultura e sociedade

    689 palavras | 3 páginas

    pensador cristão, Santo Tomás serve-se da filosofia para que possa deduzir, racionalmente, a existência de Deus, que ele não questiona; ao contrário, mostra como se pode inferir a sua existência através dos cinco caminhos que a razão pode percorrer para concluir, daí, a existência de Deus e quais seriam esses caminhos? R: Sua resposta está correta. Justificativa: Provas da existência de Deus. Os cinco argumentos que para Tomás de Aquino demonstram a existência de Deus são: 1) O "primeiro motor imóvel":….

  • A existência de deus no período medieval

    5454 palavras | 22 páginas

    A EXISTENCIA DE DEUS NA FILOSOFIA MEDIEVAL Este trabalho é destinado ao Professor Fabio, requerido para a disciplina de Sociologia. FERRAZ DE VASCONCELOS, 2012 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO......................................................................................4 2 SINTESE...............................................................................................4 3 CONCEPÇÃO DE INTERIORIDADE ..................................................5 4 O PAI DA ESCOLASTICA E CONCEPÇÃO….

  • Pedro aberlado

    1595 palavras | 7 páginas

    do falso. Seguindo regras lógicas ela vai conseguir determinar se o discurso científico é verdadeiro ou é falso. Abelardo pretende utilizar o vigor da dialética nos estudos e nas argumentações teológicas para descobrir quais são os argumentos legítimos e quais são os argumentos não autênticos e através dela fazer prevalecer as verdadeiras doutrinas cristãs. Não é a razão que vai assimilar a fé, mas a fé que vai apropriar-se da razão, pois o discurso filosófico não vai tornar sem efeito o conjunto de….

  • lei dos pobres

    3794 palavras | 16 páginas

    platonismo. A filosofia de santo Tomás de Aquino compatibilizou o pensamento lógico e racional com a fé cristã. No Concílio de Trento, a doutrina tomista ocupou lugar de honra e, a partir do papa Leão XIII, foi tomada como pensamento oficial da Igreja Católica. Tomismo é a doutrina filosófico-cristã elaborada no século XIII pelo dominicano Tomás de Aquino, estudioso dos então polêmicos textos do filósofo grego Aristóteles, recém-chegados ao Ocidente. Tomás de Aquino dedicou-se ao esclarecimento das….

  • trabalho de filosofia

    4446 palavras | 18 páginas

    totalidade das coisas, toda a realidade do ser e o que a filosofia valoriza mais é o argumento da razão a motivação logica indo assim além dos fatos e das experiências para encontrar a causa ou as causas precisamente atres da razão. 3) Qual a relação entre o mito e a filosofia? A filosofia nasce como uma reação contra as narrativas mitológicas que procuravam explicar todas as coisas por meio da existência e das ações dos deuses. A filosofia eventualmente utiliza-se de mitos como recurso retórico….

  • Filosofia medieval

    899 palavras | 4 páginas

    das formas) diferentemente de Aristóteles que acreditava que o nosso conhecimento era adquirido da experiência com objetos exteriores a nós. 2. Conceitue a) TEOLOGIA b) TAXONOMIA PARA ARISTOTELES A) Teologia. Ciência ou estudo que se dedica a Deus, às suas características, às suas particularidades e às suas relações estabelecidas com o universo e com o homem. Reunião das normas e princípios que regem uma religião; doutrina. Reunião dos dogmas religiosos. Modo próprio de abordar as questões….

  • DIGITAIS DO CRIADOR: EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS

    29177 palavras | 117 páginas

    DA PROMESSA CONVENÇÃO MATOGROSSENSE JAIRO FRANCISCO DO CARMO DIGITAIS DO CRIADOR: EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS Cuiabá-MT, 2013 FATAP – FACULDADE DE TEOLOGIA ADVENTISTA DA PROMESSA CONVENÇÃO MATOGROSSENSE JAIRO FRANCISCO DO CARMO DIGITAIS DO CRIADOR: EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS Monografia apresentada à Banca Examinadora da FATAP – Faculdade de Teologia Adventista da Promessa, como exigência final para….

Outros Trabalhos Populares