Quais a principal características das florestas tropicais e equatoriais?

Também chamada de floresta pluvial tropical, a floresta tropical se localiza nas regiões tropicais do globo, onde o clima é quente (média de 270C) e com chuvas frequentes e abundantes, o que justifica o nome floresta pluvial tropical. É uma floresta que ocorre ao norte e ao sul da linha do Equador, e que ocupa grande parte da América Central, norte da América do Sul (Bacia Amazônica), algumas regiões da África e Austrália, e algumas ilhas do Pacífico.

É um tipo de floresta que ocupa somente 7% da superfície da Terra, mas que abriga mais espécies de plantas e animais que todos os outros biomas juntos, por isso é o bioma com maior diversidade de seres vivos da Terra.

A floresta tropical possui uma vegetação exuberante, em razão da grande quantidade de energia solar e água que recebe, tanto que a vegetação cresce durante todo o ano, com árvores atingindo até 60 metros de altura. As folhas das árvores são largas, o que facilita a absorção de luz solar sem que se desidratem, pois a água que a planta perde durante sua transpiração é compensada pela absorção de água pelas raízes. Sendo assim, essas plantas são chamadas de latifoliadas (latus=largo, amplo; folia= folha). Por manterem suas folhas durante todo o ano, essas árvores são chamadas de perenifólias (perennis= perpétuo, duradouro). As raízes das árvores são pouco profundas, sendo facilmente derrubadas nos desmatamentos. É frequente encontrarmos raízes tabulares que promovem uma maior fixação da planta.

Quais a principal características das florestas tropicais e equatoriais?

A raiz tabular proporciona uma maior fixação à árvore

Nas florestas tropicais, as copas das árvores mais altas impedem que grande parte da luz do sol chegue ao interior da floresta, sendo que apenas 1% dessa energia atinge o solo. Isso diminui ou impede o desenvolvimento de várias espécies de plantas, enquanto outras (como bromélias, epífitas e samambaias) se desenvolvem sobre troncos das árvores como uma forma de ficarem mais próximas da luz. Na copa dessas árvores, podemos observar um dos mais populosos e diversificados ecossistemas da Terra, pois nela podemos encontrar milhares de espécies de animais em uma única árvore.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O solo das florestas tropicais é pobre em nutrientes minerais, mas a reciclagem da matéria orgânica é muito rápida. Os fungos e bactérias presentes no solo levam cerca de dois meses para decompor uma folha, enquanto que em uma floresta temperada, essa folha demoraria de um a sete anos para ser decomposta. O resultado dessa decomposição são nutrientes minerais que são absorvidos pelos vegetais imediatamente e utilizados na fotossíntese e no seu metabolismo. Dessa forma, os nutrientes estão nos vegetais, e não concentrados no solo.

Por conter uma vegetação muito rica, a fauna da floresta tropical também é rica e variada. São muitos animais vertebrados, como mamíferos, répteis, anfíbios, aves; e invertebrados, como os insetos. Por viverem em um clima quente e com abundância de água, o organismo dos animais que ali vivem está sempre em atividade – assim, eles se reproduzem mais.

Quais a principal características das florestas tropicais e equatoriais?

Nas florestas tropicais há uma grande variedade de flora e fauna

Infelizmente, as florestas tropicais vêm sendo muito destruídas. Quando isso acontece, perde-se a proteção natural contra a erosão causada pelo vento, água e outros fatores. Com a derrubada das árvores, a água da chuva leva todos os nutrientes minerais para o fundo do solo, processo que chamamos de lixiviação, tornando esses nutrientes inacessíveis para a planta, o que reduz sua fertilidade. Além disso, a terra que sai da erosão é levada para o fundo dos rios, provocando assoreamento e facilitando o seu transbordamento, o que provoca as inundações.

Com a destruição das florestas tropicais, além de perdermos a proteção do solo, perderemos também milhares de espécies vegetais e animais que ali vivem, algumas até endêmicas de determinada região.

Mestre em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais (UFAC, 2015)
Graduada em Ciências Biológicas (UFAC, 2011)

As Florestas Equatoriais se desenvolvem próximo à linha do Equador. São encontradas na América do Sul, sudeste da Ásia e na África. A Floresta Amazônica na América do Sul e a Floresta do Congo na África são as principais Florestas Equatoriais. Nessas regiões as temperaturas são elevadas e as chuvas abundantes durante o ano inteiro, mantendo a floresta bastante úmida.

Quais a principal características das florestas tropicais e equatoriais?

Floresta equatorial. Foto: Pablo Hidalgo / Shutterstock.com

Essas características permitem o desenvolvimento de uma vegetação densa com uma elevada riqueza de espécies vegetais. As árvores são em sua maioria de grande porte, atingindo facilmente 30 a 40 metros de altura, podendo ocorrer espécies ainda maiores. Esse estrato superior não é compacto, consistindo em árvores emergentes dispersas que se elevam acima de um estrato compacto formado árvores que possuem entre 20 a 30 metros de altura. O dossel fechado impede a penetração de luz, por isso abaixo dele encontram-se árvores pequenas. Quando alguma clareira se abre, essas árvores menores podem chegar a ocupar os estratos superiores da floresta, pois respondem rapidamente ao estímulo luminoso. No sub-bosque encontram-se arbustos e um estrato herbáceo pouco desenvolvido composto por ervas.

As folhas são grandes e largas, permitindo uma maior absorção de luz solar e consequentemente aumentando as taxas de fotossíntese. É comum a presença de lianas e epífitas. As lianas utilizam os troncos das árvores como suporte para seus caules flexíveis e crescem rapidamente, sendo muito comuns em clareiras. As epífitas germinam diretamente sobre os ramos mais altos das árvores e absorvem a água das chuvas.

No solo acumula-se a serapilheira, uma camada formada por folhas em mistura com frutos, flores, galhos, etc. A serapilheira é um importante compartimento da floresta, sendo fundamental para a ciclagem de nutrientes. Devido à forte lixiviação (escoamento dos minerais dissolvidos pela chuva), os solos são pobres em nutrientes. Porém, há um elevado número de organismos decompositores que são responsáveis pela rápida decomposição da matéria orgânica, garantindo uma acelerada ciclagem dos nutrientes. Os nutrientes são absorvidos pelos vegetais antes que ocorra a lixiviação.

As florestas equatoriais abrigam uma fauna bastante rica. Na Amazônia alguns grupos são extremamente diversificados, como as aves, primatas e borboletas. Botos, onças, capivaras, bichos-preguiça, serpentes e sapos são alguns dos animais encontrados. Na Floresta do Congo destacam-se os gorilas e chimpanzés. Na Ásia encontram-se os tigres e leopardos.

Grandes áreas das florestas equatoriais já desapareceram, pois foram transformadas em pastagens, áreas de cultivo agrícola, etc. Devido à baixa fertilidade, as áreas queimadas para uso da agricultura são rapidamente esgotadas e abandonadas. Quando desmatada, a floresta se transforma em uma massa de pequenos arbustos interligados por trepadeiras e samambaias.

Referências
Christopherson, R. W. Geossistemas. Uma introdução à geografia física. 7. ed. Porto Alegre:Bookman, 2012.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/biomas/florestas-equatoriais/

Quais as principais características das florestas tropicais e equatoriais?

As florestas equatoriais são aquelas que ocorrem na região da linha do Equador, marcadas por altas temperaturas, elevada quantidade de chuva e vegetação latifoliada, com folhas grandes, largas e verdes durante todo o ano.

Qual é a principal característica das florestas tropicais?

As principais características das florestas tropicais são: a presença de árvores altas, o clima quente e a elevada precipitação. A temperatura média atinge 20 ºC e chove cerca de 1.200 milímetros anuais. Apesar de suportar uma enorme variedade de plantas, os solos das florestas tropicais são pobres.

Qual a diferença de florestas tropicais e equatoriais?

Entre as principais divergências estão o fato de que as tropicais se localizam em faixas litorais, enquanto as equatoriais ocorrem em locais de baixa latitude, e ainda possuem menor diversidade vegetal, além de árvores de menor porte.

Quais são as florestas equatoriais?

As Florestas Equatoriais se desenvolvem próximo à linha do Equador. São encontradas na América do Sul, sudeste da Ásia e na África. A Floresta Amazônica na América do Sul e a Floresta do Congo na África são as principais Florestas Equatoriais.