Quais são as desvantagens do uso da modernização e tecnologia no campo?

O potencial do Brasil no que diz respeito à agricultura é reconhecido mundialmente. Na safra de 2016-2017, por exemplo, nosso país foi responsável por 32% da soja produzida em todo o mundo. E grande parte desse potencial se deve ao fato de nossa agricultura ser guiada pela ciência e pela tecnologia.

Show

Programas de melhoramento genético, por exemplo, permitem que produtores de diferentes regiões adaptem suas sementes às particularidades do solo local. O uso de fertilizantes no campo possibilita a plantação de novas culturas. Já a mecanização dos processos aumenta a produtividade e a eficiência do plantio, da colheita e da distribuição no agronegócio.

Porém, quanto mais a tecnologia se desenvolve e toma conta do campo, mais é pertinente nos perguntarmos para onde esse desenvolvimento nos leva.

Quais são as desvantagens do uso da modernização e tecnologia no campo?

Os efeitos da tecnologia no agronegócio

Uma das grandes preocupações relacionadas à tecnologia no campo é como ela pode afetar o meio ambiente. Afinal, a intervenção do homem na natureza deve ser feita de forma a não prejudicar nossos recursos. Quanto a isso, as notícias são boas: a previsão é de que, até 2023, a biotecnologia ajude a economizar 167 bilhões de litros de água em lavouras. Nesse período, as máquinas agrícolas deixarão de emitir 3,7 milhões de toneladas de Dióxido de Carbono (CO2).

Isso porque a tecnologia sustentável no campo é um assunto que é tendência. Portanto, as pesquisas desse meio estão voltadas para como economizar recursos e diminuir os índices de poluição.

O maior desafio, no entanto, é o fato de a população mundial continuar crescendo, visto que o agronegócio tem como missão atender à demanda por alimentos. Porém, gerar novas áreas de cultivo, se não impossível, é complicado em alguns casos. O que precisa ser feito, então, é aumentar a produtividade dos espaços de campo já utilizados para o plantio.

Atualmente, são empregadas ferramentas de big data para gerenciar propriedades, racionalizar o uso de recursos e reduzir os riscos de erros. Enquanto, na década de 1990, se produzia 1 tonelada de alimento por hectare, esse número triplicou nos dias de hoje. A área plantada, contudo, cresceu apenas em 50%.

Quais são as desvantagens do uso da modernização e tecnologia no campo?

Esse resultado só foi possível por causa do uso de biotecnologia, nanotecnologia e tecnologias da informação e comunicação no campo. Atualmente, até mesmo drones têm sido utilizados para monitorar plantações. Porém, não são apenas vantagens que chegam com a tecnologia.

Mesmo que a tecnologia tenha sido utilizada para suprir a falta de mão de obra, em muitos casos ela também pode estar causando o efeito inverso: a cada 1% de área mecanizada na colheita de cana-de-açúcar, por exemplo, cerca de 2,7 mil pessoas ficam desempregadas.

A redução de custos com o uso de colheitadeiras pode chegar a 20%, e a rentabilidade do negócio é expressiva, mas as consequências para o homem do campo podem ser nocivas.

Curtiu o assunto? Reunimos especialistas e autoridades de diferentes áreas do setor de agronegócios. Para saber mais, é só clicar aqui.

Fontes: Sociedade Nacional de Agricultura, MCTIC.

Este conteúdo foi útil para você?

144985cookie-checkRobôs no campo: como a tecnologia afeta o agronegócio

Entre os efeitos da mecanização do campo, destacam-se as mudanças nas relações de trabalho, o êxodo rural e o aumento da produtividade. O espaço rural foi, de certa forma, uma das primeiras marcas do homem a partir da transformação do meio natural em espaço geográfico.

Quais foram as consequências da modernização do campo?

Dentre os aspectos negativos da modernização do campo, podemos citar: impactos ambientais e no solo, aumento do êxodo rural, concentração de terras e expansão da fronteira agrícola e do desmatamento.

Quais as consequências sociais e ambientais dos processos de modernização e mecanização do campo?

Uma das principais vantagens do processo de modernização do campo foi o aumento significativo da produtividade, incluindo a geração e distribuição de alimentos pelo mundo, o que contrariou perspectivas pessimistas que acreditavam que o crescimento populacional superaria a disponibilidade de recursos.

Quais as desvantagens da mecanização agrícola?

Mas, ao mesmo tempo, ocasionou inúmeras consequências, como: agravamento dos problemas ambientais derivados da compactação do solo, em razão da intensa mecanização das atividades agropecuárias; utilização indiscriminada de agrotóxicos, contaminando trabalhadores; aumento dos latifúndios; êxodo rural e a exclusão social ...

Consequências da modernização do campo

Outra questão levantada como impacto negativo é sobre os impactos ambientais desta mecanização, tanto nos efeitos colaterais que eventualmente podem ser causados sobre o solo, o ar e as águas em função de um manejo predatório na agricultura, quanto também as questões ligadas ao bem-estar animal e as constantes críticas ...

Consequências da modernização do campo

Quais os impactos das transformações ocorridas no campo brasileiro para a sociedade e o meio ambiente?

Com o desenvolvimento do capitalismo, as transformações ocorridas no campo brasileiro provocaram mudanças na produção, na organização do espaço geográfico e nas relações sociais de trabalho ampliando assim, a desigualdade social, por meio da exclusão, desapropriação territorial e domínio social da maior parte da ...

Quais são as consequências do êxodo rural?

Também nas décadas de maior êxodo rural percebeu-se o grande crescimento de favelas. No campo, o êxodo rural teve algumas consequências negativas, como a diminuição da mão de obra, a criação de vazios demográficos(com pequenas cidades quase desaparecendo)e a substituição de trabalhadores por máquinas.

Quais são as desvantagens da tecnologia no campo?

Uma das grandes preocupações relacionadas à tecnologia no campo é como ela pode afetar o meio ambiente. Afinal, a intervenção do homem na natureza deve ser feita de forma a não prejudicar nossos recursos.

Qual foi a principal consequência do êxodo rural?

O êxodo rural resulta em diversos problemas, no campo gera a diminuição da população rural no país, escassez de mão-de-obra e automaticamente diminui a produção de alimentos e matéria-prima, dessa forma força a inflação e há aumento no custo de vida.

Quais as principais causas do êxodo rural?

Êxodo rural é o processo de migração de pessoas do campo para a cidade. Muitas causas podem ser associadas a ele, como a modernização da produção agrícola, a concentração fundiária, a busca por melhores condições de vida e melhores empregos, entre outros fatores.

São consequências do êxodo rural exceto?

As cidades também sofreram transformações a partir da intensificação do êxodo rural. São consequências desse processo nas grandes cidades, EXCETO: A)A diminuta da oferta de serviços públicos para a população.

Quais são os principais fatores que provocam o êxodo rural?

Esse processo de migração ocorre devido a busca de qualidade de vida melhor nas áreas urbanas, por maior oferta de empregos, acesso aos serviços de saúde, serviços de educação, acesso a saneamento básico, entre outros fatores que influenciam no abandono da população das áreas rurais e se destinam a chegar nas áreas ...

Quais são as desvantagens da modernização do campo?

Perda de biodiversidade; Erosão do solo; Poluição do solo causada pelo uso de fertilizantes; Redução da mão de obra rural.

O que foi o êxodo rural na Revolução Industrial e quais são as suas consequências?

O êxodo rural começou pelo século XV, de uma forma mais vagarosa, com o início das grandes navegações e aumento do mercantilismo. O comércio foi um dos fatores que iniciou o deslocamento do campo para a cidade, e pelo século XVIII que se deu uma acentuada, a partir da 1° Revolução Industrial.

Quais são as principais características do êxodo rural?

Entenda o que significa êxodo rural e quais são as suas características. Êxodo Rural é um processo de migração em que as pessoas mudam do campo para a cidade. Esse nome foi escolhido para retratar uma mudança em larga escala, ou seja, quando o número de pessoas que se mudam é alto durante um determinado período.

Quais são os impactos que isso pode gerar para a vida humana e para o meio ambiente?

Dentre os principais impactos ambientais causados pela atividade humana, principalmente pelas empresas, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.

Que mudanças ocorreram no meio rural brasileiro?

A transformação do meio rural foi fator determinante para que a população da região diminuísse. Esse processo está principalmente relacionado com a instalação de máquinas no processo produtivo do campo, fazendo com que os trabalhadores perdessem seus empregos.

Qual o maior impacto no meio rural causado nos tempos modernos?

O desmatamento da área a ser cultivada constitui talvez o primeiro impacto da produção agrícola. O terreno a ser cultivado precisa estar limpo para que se possa fazer a preparação do solo e o plantio das sementes e mudas. Entretanto, esse é apenas um dos impactos ambientais possíveis de ser gerados pela agricultura.

Quais são as vantagens e as desvantagens da modernização na agricultura?

Resposta: Vantagens: com as tecnologias(como o GPS e os drones), o homem ganhou mais facilidade para mapear a região do plantio. o uso de tratores de última geração e semeadeiras modernas facilitam o plantio de alimentos. redução de custos com mão-de-obra(por conta das novas tecnologias).

Quais são as vantagens e desvantagens da modernização da indústria brasileira?

As vantagens são: maior produção em empresas, aumento das tecnologias, e grandes lucros. Desvantagens: produção do meio ambiente, diminuição dos empregos, trocas de trabalho manual pelas máquinas. Consequência da Industrialização no Brasil.

Quais são os principais motivos que levam as pessoas a migrar?

Os principais fatores repulsivos são: desemprego, fome, guerras, perseguição política ou religiosa e catástrofes naturais são motivos que levam as pessoas a migrarem.

Quais são as desvantagens do uso da tecnologia no campo?

Mesmo que a tecnologia tenha sido utilizada para suprir a falta de mão de obra, em muitos casos ela também pode estar causando o efeito inverso: a cada 1% de área mecanizada na colheita de cana-de-açúcar, por exemplo, cerca de 2,7 mil pessoas ficam desempregadas.

Quais são as desvantagens do uso da modernização e tecnologia do campo?

Desvantagens: ocorre a substituição da mão de obra humana pela máquina/robô. por conta da incapacidade financeira para adquirir novas tecnologias, as famílias mais pobres deixam o campo e vão para a cidade. o excesso de agrotóxicos (que são jogados no solo) causa o desequilíbrio ecológico de uma determinada região.

Quais são as vantagens e desvantagens da tecnologia no campo?

As novas tecnologias no campo contribuem para mapear o talhão conforme as características do solo, como umidade, clima e temperatura. Assim, o produtor pode tratar cada área de acordo com as suas necessidades específicas..
clima;.
temperatura do solo;.
fertilidade do solo;.
umidade..

Quais as consequências que a modernização trouxe para o campo?

Entre os efeitos da mecanização do campo, destacam-se as mudanças nas relações de trabalho, o êxodo rural e o aumento da produtividade. O espaço rural foi, de certa forma, uma das primeiras marcas do homem a partir da transformação do meio natural em espaço geográfico.