Principais características da Segunda Revolução Industrial

Mas essa nova tríade foi apenas o início, muitas máquinas novas foram feitas a partir disso, coisa que veremos adiante!

Onde e quando ocorreu a Segunda Revolução Industrial

A Segunda Revolução Industrial começou logo após a primeira, ou seja, na segunda metade do século XIX, próximo a 1860. Durou muito tempo, passando pela Primeira e Segunda Guerra Mundial, e finalizando-se em 1945.

Ela também começou na Inglaterra, mas se expandiu de forma muito mais rápida para outros países como França, Japão, Alemanha e Estados Unidos. Tanto é que ao final desse período, o destaque foi para os americanos e eles tomaram o posto da Inglaterra. Os Estados Unidos se consolidaram como maior potência mundial.

No Brasil, a Revolução Industrial chegou “atrasadinha” e só começou mesmo em meados do século XX, quando Getúlio Vargas deu início à criação de indústrias. Assim, o Brasil não viveu essas três fases separadamente, mas o grande conjunto de uma só vez. 

Antecedentes e causas

A Segunda Revolução Industrial, por ser a continuidade da primeira, teve suas principais causas ligadas aos mesmos fatores! Assim, as principais influências foram as Revoluções Burguesas (Francesa e Inglesa) e o rompimento com a estrutura feudal e com o absolutismo.

Além disso, a primeira revolução mostrou que era possível atingir patamares antes inimagináveis. Assim, esse espírito por descobertas se manteve acesso e o processo pode ocorrer mais facilmente pois já tinham desenvolvido ferramentas prévias.

Também aqui os teóricos do liberalismo já começavam aprimorar o pensamento, criar e testar teorias, fazer ajustes para impulsionar o processo e o capitalismo já havia se consolidado. 

Consequências e Invenções da Segunda Revolução Industrial

Principais características da Segunda Revolução Industrial

O aprimoramento das técnicas anteriores levou o modelo fabril a evoluir para o modelo Industrial. Portanto, existe uma integração e especialização maior nos processos. Com isso, novos tipos de indústrias foram surgindo com os investimentos em pesquisa. 

Agora, houve o surgimento da indústria química que permitiu a fabricação de remédios, antibióticos, vacinas, plásticos e métodos de conserva de alimentos (enlatados). A indústria elétrica permitiu a criação do telefone, televisores, automóveis e iluminação pública. Todos esses inventos modificaram drasticamente o cotidiano das pessoas comuns.

O uso do petróleo como fonte de energia também foi essencial para os motores de combustão, a gasolina e a gás. Sendo o princípio dos agravamentos dos Problemas Ambientais.

O aperfeiçoamento das Siderurgias levaram à utilização do aço nas embarcações, armamentos e aviões! Isso também favoreceu as Guerras Mundiais com a indústria bélica.

Principais características da Segunda Revolução Industrial

O êxodo rural se intensificou e o processo de urbanização foi iniciado. Como ambos ocorriam em medidas desproporcionais, houve o inchaço urbano e a consequente formação de periferias, ou seja, o processo de favelização.

Relação entre Imperialismo e Revolução Industrial

Principais características da Segunda Revolução Industrial

A Primeira Fase da Revolução Industrial deixou um cenário bem marcado: fábricas, alta na produção industrial, mão-de-obra ampla e desvalorizada. Diante desse cenário, a produção era grande e o empobrecimento também, então não se tinha mercado para consumir tudo.

Outro fator que pesava era a matéria-prima. Os países Europeus eram muito menores que as colônias que estabeleceram no século XVI e XVII, e não tinham de onde tirar tanto recurso para continuar o ritmo de produção. Devido à busca de mercado consumidor e fornecedor de recursos, uma espécie de Neocolonialismo ganhou força, também chamado de Imperialismo. 

Na Colonização, o interesse por terras e metais somado às motivações políticas foram motivo para subjugar os territórios à metrópole. Faziam isso por meio de intervenções diretas e instrumentalizando o cristianismo como pretexto moral. 

No Imperialismo, o interesse por mercado e matéria-prima industrial foram as novas motivações. Não podendo mais intervir no governo local, visto que muitos territórios conseguiram independência, o modo de exercer influências era pela economia e oferta de  tecnologias. O novo pretexto moral era levar o bem da industrialização à todos.

Racionalização da produção – Fordismo e Taylorismo

Principais características da Segunda Revolução Industrial

Com todas essa novidades, houve o aumento das empresas e a consequente racionalização do modelo de produção. Ou seja, a criação das teorias do Fordismo e do Taylorismo eram necessárias para impulsionar ainda mais e se distinguir dos concorrentes.

  • Fordismo

Henry Ford foi um teórico da época e é o responsável pela criação da Ford, empresa muito conhecida até hoje! Ele propôs o primeiro modelo de produção massiva, introduzindo as esteiras em cada etapa da montagem de carros. Elas percorriam toda a fábrica e facilitava o transporte das partes, diminuindo o tempo de produção, aumentando a quantidade de produto e barateando o custo final.

  • Taylorismo

O Taylorismo propôs a divisão organizacional e especializada do trabalho. Assim, se já existia uma divisão desde a primeira fase, agora ela se intensificava. A criação e a execução foram separadas em setores bem distintos, ou seja, as funções do trabalho manual e do intelectual ficaram distanciadas. 

Frederick Taylor, o principal fundador, aprimorou o fordismo e acreditava que cada trabalho deveria ser estudado cientificamente. O objetivo era economizar o máximo em termos de esforço produtivo. Isso gerou grandes concentrações econômicas e surgiram as primeiras holdings, trustes e cartéis. 

Resumo em tópicos: Principais Características da Segunda Revolução Industrial

Agora que você já entendeu todo o desenrolar da coisa, é possível citar/pontuar as características que foram advindas da Segunda Revolução Industrial, de forma a resumir tudo o que foi dito:

Principais causas e influências:

  • Contexto marcado pelos valores burgueses (Revoluções e modelos econômicos)
  • Já predispunha de novas tecnologias desenvolvidas na primeira fase
  • Espírito de busca das riquezas, novas disputas de poder, continuidade das pesquisas e processos

Principais características da Primeira Fase:

  • desenvolvimento industrial intenso, principalmente químico, elétrico, metalúrgico, siderúrgico e farmacêutico;
  • Introdução da nova base econômica: aço, petróleo e eletricidade;
  • Surgiu na Inglaterra mas espalhou muito rapidamente para o mundo;
  • Continuidade da Primeira fase, portanto, começou no século XIX;
  • Utilização dos motores à combustão. 

Principais Consequências da Revolução Industrial:

  • Estados Unidos como grande potência econômica mundial;
  • Urbanização e Favelização;
  • Imperialismo (disputa por influência na África, Ásia e América Latina);
  • Avanços na Medicina
  • Criação da aviação, carros, e transportes de aço.
  • Armamento para a Grande Guerra Mundial
  • Racionalização do processo: Taylorismo e Fordismo

Gostou do nosso artigo sobre a Segunda Revolução Industrial? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Quais são as principais características da Segunda Revolução Industrial?

A invenção da lâmpada incandescente; A ampliação das ferrovias e a invenção do avião e do automóvel; O surgimento dos meios de comunicação, como telefone, televisão, cinema; O surgimento de antibióticos e vacinas, além da ampliação dos conhecimentos sobre doenças e novas técnicas de cirurgia.

Qual a principal característica da segunda fase da Revolução Industrial?

A Segunda Revolução caracterizou-se, ainda, pelo maior desenvolvimento da indústria química, responsável por produtos derivados do petróleo, fertilizantes e medicamentos. O uso de eletricidade foi uma das inovações desse período. Na imagem, o primeiro gerador elétrico, construído por Nikola Tesla e George Westinghouse.

Quais são as principais características da primeira e da Segunda Revolução Industrial?

Se a Primeira Revolução Industrial foi marcada pela máquina a vapor, a segunda etapa foi caracterizada por tecnologias da comunicação e da mobilidade.

Quais são as principais características da Revolução Industrial?

A principal característica da Primeira Revolução Industrial é a substituição da manufatura pela maquinofatura. Surgiram as indústrias, desenvolvendo-se especialmente a indústria têxtil cuja produtividade aumentou devido à inserção das máquinas de fiar, o tear mecânico e a máquina a vapor.