Posso malhar todos os grupos musculares no mesmo dia

Treine Esses Grupos Musculares Todos os Dias

Uma das primeiras coisas que as pessoas geralmente aprendem quando estão na academia é que não devem treinar o mesmo grupo muscular todos os dias. Não estamos tirando a verdade dessa afirmação, mas existem algumas exceções à regra.

Você não treina o mesmo grupo muscular todos os dias pois seu corpo precisa de um tempo de descanso e recuperação e consequentemente crescer e ganhar um maior volume depois dos treinos.

Enquanto grandes grupos musculares como costas, peito e pernas precisam relativamente de mais tempo, grupos musculares menores podem se recuperar apenas em 24 horas. 

Panturrilhas

Panturrilhas é um dos músculos mais teimosos e pode ser o ponto fraco do físico de muitas pessoas. As panturrilhas são um grupo muscular pequeno que se recupera rápido pois já está acostumado à “levar pancada”.

A regra número de treinar panturrilha é que se não estiver dolorido, pode continuar treinando. Com toda a atividade que sua panturrilha já está adaptada durante todos os dias como ficar de pé, andar e correr, elas aguentam mais alguns sets de 10-15 repetições todos os dias.

Posso malhar todos os grupos musculares no mesmo dia

Antebraço

O antebraço é um dos músculos mais menosprezados e poucas pessoas realmente o incluem na sua rotina de treinos. Ter um antebraço simétrico ao seu bíceps e tríceps vai aparentar ter braços maiores e mais fortes.

Se você tem um antebraço fino, você deveria considerar incluir em seus treinos pelos menos 3 sets de 15-20 repetições de flexão de pulso e com a pegada invertida no fim de cada treino para finalmente chegar aos antebraços do Popeye.

Pescoço

Vamos ser honestos aqui, com que frequência você treina pescoço? Não se intimide ao dar sua resposta, a maioria das pessoas tem a mesma resposta a essa pergunta – não muito. Um superior de corpo musculoso com um pescoço de graveto não é uma visão muito agradável.

A melhor coisa de se treinar pescoço é que você pode ter grandes resultados com o mínimo de esforço. Você não precisa fazer o usual três set de cinco exercícios para treinar pescoço. Executar alguns exercícios no final do seu treino pode transformar o seu graveto em um tora em pouco tempo.

Abs

Abdômen é provavelmente o grupo muscular mais óbvio de se entrar nessa lista. Há grandes chances de você treinar seu abdômen todos os dias. Se você já os treina todos os dias , você deveria separar o treino em partes como superior, inferior, oblíquos e central.

Posso malhar todos os grupos musculares no mesmo dia
Treinar uma diferente área todos os dias vai lhe permitir mais tempo de recuperação dos treinos anteriores. Executar prancha todos os dias também ajuda a compor a força da região como um todo.

Treino com Bands

Executar exercícios com elásticos ajuda a melhorar mobilidade, aquecer antes dos treinos e eliminar o ácido lácteo depois de finalizado o treino. Treino com Band work é bom pois não causa danos muito profundos aos músculos e o processo de recuperação é muito rápido.

Exercicíos com Bands (ou elásticos) ajudam a melhorar a conexão mente e músculo, melhorar o pump e ajuda a melhorar alguns pontos fracos.

Header image cortesia Envato Elements.


Você treina algum desses músculos todos os dias? Nos deixe saber nos comentários. Também não deixe de seguir Generation Iron no Facebook, Twitter, e Instagram.

Uma dúvida geral na sala de musculação é sobre como separar os grupos musculares: quais músculos treinar no mesmo dia e quais deixar para depois? Não existe uma regra, mas há alguns preceitos que, quando respeitados, trazem maior segurança e efetividade ao treinamento.

De maneira simplista, o treinamento se baseia em gerar uma depleção, um “esgotamento”, no sistema neuromuscular, para que o corpo se reorganize entre a sessão de treino e o descanso. A recuperação muscular faz parte do planejamento. O treinamento adequado deve racionalizar estímulos e descanso. Lembrando que descansos excessivos não promovem melhoras e que descansos insuficientes podem gerar overtraining (excesso de treinamento).

É comum o equívoco de achar que exercícios multiarticulares (que envolvem mais de uma articulação quando executados) não treinam todos os músculos atuantes. Mas, como disse, isso não é verdade. Por exemplo: o supino reto não estimula somente os músculos do peitoral, na verdade também ativa o tríceps e deltoides.

O mesmo tipo de erro costuma ocorrer ao treinar os músculos posteriores da coxa, quadríceps (anterior da coxa) e glúteos, em dias diferentes. Esses grupamentos musculares citados acima atuam diretamente nos exercícios de agachamentos, leg press, afundos e levantamentos.

Podemos concluir que não seria interessante treinar peito na segunda-feira e tríceps na terça-feira ou quadríceps na quarta e posterior de coxa na quinta. Isso implicaria na não recuperação desses músculos.

Minha sugestão seria adotar as seguintes estratégias:

  1. Agregar todos os músculos de membros superiores e tronco em um dia e membros inferiores em outro
  • Em alguns casos, é bom separar um dia para costas, outro para peito e um terceiro para coxa
  • Busque equilibrar o mesmo volume (quantidade de exercícios) e método de treino para todos os grupamentos. Ou seja: se você realizou três exercícios de costas, faça três para peito
  • Não precisa necessariamente treinar exercícios específicos para bíceps, tríceps e deltoides. Já que o bíceps será bastante ativado nos exercícios de costas e tríceps e deltoides nos exercícios de peito
  • Quanto à panturrilha e ao abdômen, eles são bastante ativados nos exercícios de agachamentos e afundos, porém, dependendo de cada caso, podem ser acrescentandos exercícios específicos para esses grupamentos
  • Colocar o treinamento aeróbio nos dias diferentes do treino de membros inferiores, caso seja uma atividade que exiga do mesmo grupamento, como: corrida, escada, transport e pular corda. Ou fazer o aeróbico usando apenas os braços, como: na corda naval, com socos no saco de box ou na manivela. Porém, é necessário descansar nas atividades aeróbicas também

É importante ressaltar que isso não é uma regra para todos os treinos e pessoas. Porém, uma sugestão que se encaixa muito bem para aqueles que buscam melhorar sua performance física, seja ela com foco no emagrecimento, no ganho de massa muscular ou como qualidade de vida. É importante avaliar cada caso, desde a disponibilidade de tempo até alguma restrição que possa existir, como: lesão, problemas de saúde e patologias limitantes.

O equilíbrio deve ocorrer no planejamento. Todos os grupos musculares devem ser estimulados e regenerados de modo semelhante. O que irá garantir uma evolução segura e harmônica.

Por isso, é importante procurar um profissional habilidoso para adequar todas essas variáveis, evitando assim, o sobretreinamento e a lesão.

Aí vai uma playlist para você: treino da liberdade, do djraasanderson:

Pode treinar todos os grupos musculares no mesmo dia?

No entanto, é indispensável que esse planejamento seja feito por um profissional qualificado, que entenda quais são os seus objetivos e, além disso, o seu tempo. Treinar o mesmo grupo de músculos diariamente sem que ele tenha o devido período de descanso pode acabar ocasionando o chamado platô.

Quais grupos de músculos treinar no mesmo dia?

De acordo com o objetivo da pessoa, o instrutor pode indicar uma combinação de grupos musculares por dia, como por exemplo:.
A: peito, tríceps e ombros; B: costas e bíceps; C: treino inferior;.
A: costas, bíceps e ombros; B: coxa, glúteos e lombar; C: peito, tríceps e abdômen;.

Pode treinar 2 grupos musculares por dia?

A exceção de três exercícios por grupo muscular com maior número de repetição pode ser considerada apenas em caso de necessidade. Em situações específicas, em que o treino de todos os músculos é diário, a quantidade de exercício deve ser baixa, realizando apenas uma atividade por grupo muscular.