Porque o Parque Nacional Serra da Capivara é um Patrimônio Cultural?

A Serra da Capivara vem despertando um olhar para o turismo. Poucos sabem, mas é lá que há o sítio arqueológico mais importante do país.

O Parque Nacional da Serra da Capivara ocupa 4 municípios do Piauí: Canto do Buriti, Coronel José Dias, São João do Piauí e São Raimundo Nonato.

Além de um importante sítio arqueológico brasileiro é também a mais antiga e maior área de sítios pré-históricos do continente americano. Tais características atribuíram ao local o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Confira nossos roteiros exclusivos para a Serra da Capivara e conheça essa joia brasileira!

Importância do Parque Nacional da Serra da Capivara

É o único Parque Nacional de caatinga que existe no Brasil. Sua fauna é rica e composta por cotias, gaviões,mocós, tamanduás, onças entre outras espécies de animais importantes ao ecossistema local.

 Além disso, o parque possibilita a prática de esportes como o alpinismo, vôo livre , além de caminhadas deliciosas envoltas pela rica natureza do local.

Porque o Parque Nacional Serra da Capivara é um Patrimônio Cultural?

Como chegar na Serra da Capivara?

Para o visitante de estados mais distantes, o jeito é aterrissar na capital Teresina ou em Petrolina e, dessas cidades deslocar-se para São Raimundo Nonato, município limítrofe ao parque com melhor infra-estrutura para receber o turismo da região.

De Teresina até São Raimundo Nonato são 502 km, já de Petrolina o trajeto é de menos de 400km. O Parque Nacional da Serra da Capivara conta com estradas de terra em bom estado, passarelas de pedestres e boa sinalização. 

A oferta de voos é maior para a capital Teresina, mas há opções dos principais aeroportos do Brasil para Petrolina, trajeto mais curto que recomendamos. 

Para chegar no Parque e visitar é necessário estar com guia para conhecer os atrativos. Para cuidar de tudo para você viajar, a Freeway oferece saídas diárias e pacotes com transfer do aeroporto, guia, passeio e hospedagem. 

  • Converse agora no whatsapp da Freeway sobre a Serra da Capivara

Porque o Parque Nacional Serra da Capivara é um Patrimônio Cultural?

Melhor época - Quando ir à Serra da Capivara?

O clima na Serra da Capivara é bem quente ao longo de todo ano, principalmente durante o dia quando a temperatura chega aos 30ºC. A noite costuma ser mais fresco.

Já o parque é visitável o ano inteiro, mas na seca os dias são melhor aproveitados apesar do sol contribuir para aumentar a sensação de calor. A época seca vai de maio a outubro e, o "inverno", período teoricamente chuvoso do verão brasilero, vai de novembro a abril. 

O Parque Nacional da Serra da Capivara conta com estradas de terra em bom estado, passarelas de pedestres e boa sinalização. 

Porque o Parque Nacional Serra da Capivara é um Patrimônio Cultural?

O que fazer na Serra da Capivara? Principais atrações

O que você não pode deixar de conhecer por lá? A Freeway separou o top 5 das atrações:

1.   A maior quantidade de pinturas rupestres do mundo

Porque o Parque Nacional Serra da Capivara é um Patrimônio Cultural?

Isso é muito interessante, porque comprova que a região foi densamente ocupada nos períodos pré-históricos com pinturas datando em até 50.000 anos. 

O recomendado é iniciar a aventura pelo desfiladeiro da Capivara, semelhante aos passos da arqueólogo Dra. Niede Guidon que “descobriu” a riqueza histórica da região e hoje é uma importante ativista pela preservação do Parque Nacional.

Alguns pontos importantes nesse circuito são a 'Toca da Entrada do Pa jaú", pequeno abrigo com dezenas de pinturas retratando o cotidiano dos povos que viveram nessa região e a 'Toca do Inferno", local em a beleza natural é surpreendente.

Porque o Parque Nacional Serra da Capivara é um Patrimônio Cultural?

Também temos a "Toca do Barro", um abrigo formado em um paredão de conglomerados de seixos, e a 'Toca da Entrada do Baixão da Vaca" com 100 metros de comprimento onde se encontram 749 pinturas rupestres.

 2.   Belezas naturais do Parque Nacional da Serra da Capivara

Porque o Parque Nacional Serra da Capivara é um Patrimônio Cultural?

Nem só de história vive o homem e para isso a Serra da Capivara também reserva belezas naturais. O ‘Baixão das Andorinhas’  tem vista para um cânion e para a revoada das andorinhas, um espetáculo da natureza.

A vegetação local da caatinga e as suas várias espécies de cactos garante um aprendizado que não se tem em todo lugar. 

A famosa Pedra Furada, Monumento Geológico e cartão Postal do Parque, permite ao visitante se aprofundar na formação geológica local com seus paredões. Já a ‘'Toca do Pedro Rodrigues’ garante uma vista panorâmica belíssima.

 3.   Fábrica de Cerâmica da Serra da Capivara

Porque o Parque Nacional Serra da Capivara é um Patrimônio Cultural?

Créditos: ceramicacapivara.com

No Povoado Barreirinho é aberta para visitação a Fábrica de Cerâmica da Serra da Capivara, com direito à apresentação por funcionários que lá executam esse primoroso trabalho há 20 anos. 

Um local imperdível para os apaixonados por artesanato e história valorizando a cultura simples e sincera de um povo.

As peças são produzidas artesanalmente usando como matéria-prima o barro da região e possuem estampas inspiradas nas pinturas rupestres. 

Além da beleza e da exclusividade com que cada peça é feita, o processo de produção emprega mais de 90 pessoas.

4.   Animais gigantes da Serra da Capivara

Um bicho preguiça de até 5 toneladas? Sim! Isso já existiu e está guardado no Parque. Chamada por “megafauna”, o museu abriga mais de 30 espécies de fósseis de animais gigantes. 

Estima-se que esses bichos tenham sido extintos há 10.000 anos, no período do fim da Era Glacial na América do Norte e na Europa, e a consequente mudança climática global.

5.   Artefatos históricos do sítio arqueológico da Serra da Capivara

Na ‘Toca do Caldeirão dos Rodrigues’ foram encontrados vestígios de fogueiras que datam de 18.000 anos. 

Já no Circuito do "Sítio do Meio" foi encontrado durante as escavações uma machadinha de pedra polida que data de 9.200 anos e uma cerâmica que data 8.960 anos.

Tais artefatos são importantes para sabermos como viviam os homens da época e conhecermos mais sobre nossa história e como nós chegamos até aqui. 

O Museu do Homem Americano conta mais sobre o período pré-histórico a partir de pesquisas realizadas atualmente.

Vamos viajar para a Serra da Capivara?

Porque o Parque Nacional Serra da Capivara é um Patrimônio Cultural?

Depois de conhecer as atrações e a importância da Serra da Capivara, podemos dizer que esse destino é imperdível, não é mesmo? 

Vivência única e transformadora que todo brasileiro deve experimentar! Vamos viajar com a Freeway?

A Freeway conta com uma equipe especializada para um atendimento personalizado! 

  • Confira nossos roteiros com destino à Serra da Capivara e programe sua visita

  • Acesse gratuitamente o nosso guia com todas as informações para você programar a sua viagem!

Porque a Serra da Capivara é um patrimônio cultural?

O parque possui a maior concentração de sítios arqueológicos do continente americano. Estudos científicos comprovam que a área foi densamente povoada em eras pré-históricas e apresenta artefatos com registro de presença humana há mais de 50.000 anos.

Por que o Parque Nacional da Serra da Capivara entrou para a lista de Património Mundial da Unesco?

Além de um importante sítio arqueológico brasileiro é também a mais antiga e maior área de sítios pré-históricos do continente americano. Tais características atribuíram ao local o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Qual a importância do Parque Nacional Serra da Capivara para a cultura brasileira e do mundo?

Protetor da Caatinga, o parque surpreende pelas paisagens naturais e registros pré-históricos que remontam a história do homo sapiens. Confira!

Como é classificado o Parque Nacional da Serra da Capivara?

Pelo seu valor histórico e cultural, o Parque Nacional da Serra da Capivara foi declarado pela Organização das Nações Unidas pela Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 1991, Patrimônio Cultural da Humanidade.