Porque estou fazendo dieta e não emagreço?

Vem chegando o verão e começamos a nos lembrar das “dobrinhas” que normalmente adquirimos com os excessos do inverno,...

Vem chegando o verão e começamos a nos lembrar das “dobrinhas” que normalmente adquirimos com os excessos do inverno, não é?
Quando pensamos em perder peso, a primeira recomendação sempre é a dupla: “dieta e exercício”, certo?
Mas, e quando já estamos fazendo isso e o resultado não vem? O que fazer?
O ideal é que você converse com especialistas no assunto para avaliar o que esta acontecendo, mas vamos falar aqui um pouco sobre algumas possibilidades:

1. Avalie sua saúde

Embora não sejam frequentes, algumas alterações hormonais podem te atrapalhar no processo de perda de peso. Um endocrinologista é o profissional mais adequado para realizar essa avaliação.

2. A sua dieta está inadequada

Por mais que se fale sobre alimentação saudável e você já esteja implementando o que lê a respeito, procure um profissional nutricionista para ver se o que você faz está adequado ao seu quadro clínico e á sua atividade física. Lembre-se que é necessário que você tenha uma alimentação de qualidade, mas a adequação da quantidade é tão importante quanto a qualidade.

Porque estou fazendo dieta e não emagreço?

3. O seu exercício está inadequado

Para emagrecer com exercícios, não basta apenas mexer o corpo. Os profissionais de educação física são as pessoas habilitadas para avaliar seu quadro atual e prescreverem exercícios que proporcionarão o estímulo adequado ao seu organismo para que voce tenha a resposta de perda de gordura.
Um exemplo muito simples: muito provavelmente pedir para um carteiro fazer meia hora de esteira diária não será estímulo suficiente para que ele perca muito peso. Ele já anda o dia todo, portanto, precisa de um estímulo diferente vindo do atividade física.

4. Você precisa ter mais constância

Considere que o processo de engorda normalmente é um processo lento e gradativo. Da mesma maneira, só perderemos peso com eficácia se fizermos o processo reverso com calma e constância. Não adianta se matar nos exercícios e morrer de fome durante a semana e simplesmente não levantar do sofá e largar a dieta nos finais de semana!

5. Reveja suas expectativas

Como dissemos acima, normalmente o processo de ganho de peso é lento. Óbvio que todos gostaríamos que a volta fosse rápida, mas isso não é uma verdade. Ajuste sua dieta e seu exercício e tenha paciência. O seu organismo fará a lição de casa no tempo dele e trará resultado. Estabeleça metas com prazos mais longos. Se ficarmos na expectativa de muita perda em pouco tempo, fatalmente teremos a sensação de que nosso esforço está sendo em vão e a tendência é desistirmos antes do final.

6. Reavalie sua composição corporal

Existe também a possibilidade de você estar tendo resultado de perda de gordura sem necessariamente muita perda de peso na balança. É fortemente recomendável que você avalie a sua composição corporal antes e durante o processo de prática de atividades físicas e reeducação alimentar. O exame de bioimpedância é uma das melhores opções para você obter esses dados.
[more title=”Agende uma consulta com um nutricionista agora mesmo” link=”https://www.drconsulta.com/servicos/consultas/nutricionista”%5D
 

  • Porque estou fazendo dieta e não emagreço?

Já faz quase um mês que você está naquela dieta saudável, comendo apenas aquilo que a Nutricionista orientou, mas mesmo assim, não vê resultados? Não se preocupe, você não está sozinho nessa. Mais do que comer de forma correta, é preciso viver de forma correta e isso está, não só em rever a comida, mas hábitos e opções que você tem no dia a dia, e quem sabe até procurar um médico para saber se está tudo em ordem. No post de hoje vamos esclarecer alguns dos motivos que podem estar sabotando a sua dieta e comprometendo a perda de peso.

Metabolismo lento

O metabolismo lento é o grande vilão da perda de peso. Além da questão genética, que é um dos grandes determinantes do funcionamento do corpo, outros fatores podem interferir na velocidade com que o corpo queima calorias, como a idade - depois dos 40 anos, ele diminui cerca de 5% a cada década; O gênero: homens, como possuem mais massa magra (músculos), queimam calorias mais rapidamente do que as mulheres; Quantidade de massa magra: os músculos, por serem mais pesados, solicitam mais energia ao corpo para funcionar. Por isso, para suprir essa necessidade muscular, pessoas com bastante massa magra tendem a ter o metabolismo mais acelerado; Alterações hormonais: os hormônios também afetam diretamente a forma como o corpo trabalha. Por isso, alterações hormonais provenientes do avanço da idade ou de doenças na tireoide, podem afetar a taxa metabólica.  O ideal é procurar um endocrinologista se você suspeita que seja isso que esteja atrapalhando sua perda de peso.

Stress

Sim, apesar de não ter nada a ver com a sua alimentação, o stress está diretamente ligado à sua dificuldade em perder peso. Esse estado afeta o equilíbrio da flora intestinal, responsável pela absorção dos nutrientes, dessa forma o organismo da pessoa estressada tem dificuldade em processar os nutrientes dos alimentos e, por isso, a absorção de calorias aumenta. Tente ficar relaxado, não se estressar com pequenas coisas, como no trânsito ou no trabalho, e faça coisas que te dão prazer, como praticar exercícios físicos ou um hobby.

Radicalismo

Comer só saladas ao meio-dia ou à noite, não faz bem à saúde. A falsa impressão de que se está ingerindo pouca comida, pode cair por terra logo quando você se cansar dessa vida e resolver extrapolar. Além disso, alguns legumes são ricos em carboidrato, como o chuchu, o brócolis, a cenoura e abóbora. O ideal é manter um equilíbrio entre carboidrato integral, proteína magra, legumes e vegetais. Uma consulta com a Nutri é a melhor forma de montar um cardápio que você goste e não o faça desistir na primeira semana.

Sono comprometido

Quando dormimos mal, liberamos pouco hormônio leptina, que ajuda a regular a fome e a manter o metabolismo ativo, assim, nossa válvula de escape é buscar combustível nos alimentos. O ideal é ter uma rotina para se deitar e levantar, e dormir, cerca de 8 horas por noite.

Abusar do fim de semana

Quem faz dietas normalmente tem aquele dia em que “tudo pode”. Tudo bem ter esse dia, já que ninguém é de ferro, não é mesmo? O problema é quando todo fim de semana é motivo para extravasar e exagerar na comilança e no álcool.  Tente ser comprometido e focar na sua meta.

Procurar um endocrinologista e uma nutricionista é o primeiro passo para entender se há algo que esteja atrapalhando seus resultados. Se estiver tudo bem, eles serão seus incentivadores e, com foco e determinação, logo você chegará ao peso que almeja.

O que pode dificultar a perda de peso?

Uma dieta inadequada, tabagismo, sedentarismo e sono de má qualidade também fazem com que os níveis do hormônio do crescimento caiam.

Porque não perco peso mesmo fazendo dieta?

Atingir o efeito platô Um dos motivos mais comuns de não conseguir emagrecer mesmo fazendo dieta e exercícios físicos é o corpo ter se adaptado à nova rotina alimentar e de atividades, atingindo o efeito platô, que é caracterizado por um equilíbrio entre o consumo calórico e o gasto de energia pelo corpo.

O que ajuda a perder peso mais rápido?

Confira a seguir 6 dicas para emagrecer e perder a barriga com saúde:.
Comer devagar e respeitar a saciedade do corpo. ... .
Beber mais água durante o dia. ... .
Fazer algum exercício físico. ... .
Comer de tudo, mas pouca quantidade. ... .
Evitar ficar com muita fome. ... .
Anotar tudo o que come..

Quanto tempo demora para começar a perder peso?

“Geralmente a fase ativa da perda de peso ocorre nos primeiros 3 a 4 meses de uma mudança de hábitos, em que o objetivo deveria ser reduzir em torno de 10% do peso corporal. Depois, geralmente, há a estabilização do peso, também chamado de platô.