Porque quando colocamos um termômetro em contato com o nosso corpo?

Porque quando colocamos um termômetro em contato com o nosso corpo?

Porque o termômetro mede a temperatura?

O termômetro mede temperatura de um corpo, pois ele informa se o grau de agitação molecular de um corpo está alto ou baixo. O equilíbrio térmico ocorre quando o corpo de maior temperatura cede calor para o corpo de menor temperatura.

O que o termômetro mede temperatura ou calor *?

Na verdade o termômetromede a própria temperatura. Acontece que, ao colocar o termômetro em contato com o seu corpo, após um tempo os dois vão entrar em equilíbrio térmico (que é chegar na mesma temperatura). Isso acontece porque o corpo de mais temperatura fornece calor para o corpo de menor tempera.

Quando a temperatura do termômetro é igual a do corpo?

2. Quando o termômetro fica em contato com a pele, ocorre troca de calor. A temperatura do corpo não muda, mas o mercúrio vai ficando com a temperatura igual à do organismo e o líquido tende a se expandir, pois estará aquecido. Assim, sobe pelo tubo e indica em qual grau está a temperatura do indivíduo.

Como se usa o termômetro digital?

Como medir febre com termômetro digital?

  1. Ligue o termômetro e espere até que na tela apareça o número zero.
  2. Coloque a ponta prata debaixo da axila.
  3. Espere alguns segundos até ouvir um sinal sonoro — aviso para retirar o aparelho.
  4. Retire o termômetro digital e verifique o valor da temperatura no visor.

Como funciona um termômetro fisicamente?

Consiste, basicamente, de um tubo capilar de vidro, fechado a vácuo, e um bulbo, contendo mercúrio. O mercúrio, por ter um valor alto de coeficiente de dilatação, ele aumenta de volume à menor variação de temperatura. O volume do mercúrio aquecido se expande no tubo capilar do termômetro.

Qual a unidade de medida da temperatura corporal?

Celsius No Brasil, todas as medições são feitas através da Escala Termométrica Celsius (ºC), onde o termômetro é dividido em 100 partes iguais, ou seja, sua variação de temperatura vai de ºC.

Qual a unidade de medida da temperatura do corpo humano?

A temperatura corporal normal, de acordo com a Associação Médica Americana, pode varias de 36,5°C a 37,2°C. A temperatura pode ser medida das seguintes maneiras: Axilar – A temperatura axilar pode ser verificada sob o braço usando um termômetro de mercúrio ou digital.

Qual o termômetro mais utilizado?

  • O termômetro mais utilizado é o Termômetro Clínico, que é utilizado para medir a temperatura do corpo humano. Ele pode ser analógico, digital ou infravermelho, e normalmente medem faixas de temperatura de 34°C à 43°C.

Como funciona o termômetro de gás?

  • Funcionamento Termômetro de Gás. O termômetro de gás ou de volume constante, mede a temperatura pela variação do volume e da pressão de um gás. É constituído por um bulbo ligado por um tubo capilar de um manômetro. O bulbo é preenchido com um gás de modo que o volume no bulbo permanece constante.

Como Usar um termômetro digital?

  • As versões mais modernas apresentam memória interna para guardar os últimos registros. O termômetro digital é preciso na medição e não contém mercúrio. Todo corpo emite calor, e é isso o que um termômetro infravermelho mede. O equipamento é preciso, desde que ele seja usado de acordo com as instruções do fabricante.

Quem construiu o primeiro termômetro?

  • Curiosidade: Em 1952, Galileu Galilei construiu o primeiro termômetro, chamado Termoscópio, que possui princípio de funcionamento semelhante ao termômetro analógico, porém possui uma esfera de vidro que é deslocada por uma substancia termométrica presente no interior do tubo capilar.

Quando se mede a temperatura do corpo humano com um termômetro clínico de mercúrio em vidro, procura-se colocar o bulbo do termômetro em contato direto com regiões mais próximas do interior do corpo e manter o termômetro assim durante algum tempo, antes de fazer a leitura. Esses dois procedimentos são necessários porque:ESSA É A RESPOSTA

b) é preciso reduzir a interferência da pele, órgão que regula a temperatura interna do corpo, e porque demanda sempre algum tempo para que a troca de calor entre o corpo humano e o termômetro se efetive

Gostaria de saber o pq, principalmente da primeira parte (é preciso reduzir a interferência da pele, órgão que regula a temperatura interna do corpo) pq meu professor diz que tá errada, mas todos os gabaritos que eu já procurei dizem que esta é a correta
Ajuda, por favor

Respostas

1

Oi! A pele é um órgão multifuncional, inclusive no controle da temperatura. Ao isolar, a pele evita que o calor escape. A pele realmente ajuda a baixar a temperatura do corpo através da transpiração, porque o suor a rouba.

       Portanto, o uso de termômetros minimiza a interferência da pele, pois a temperatura corporal interna é medida com mais precisão do que a temperatura corporal participando do mecanismo de controle da temperatura da pele descrito acima.

       Portanto, pode-se dizer que esta escolha está correta. O tempo que o bulbo do termômetro leva para entrar em contato com o organismo se deve ao equilíbrio térmico que ocorrerá após a troca de calor (energia) entre eles.

————————————————————————————————————————-

2

A temperatura da pele varia de acordo com a área exposta ao ambiente.

Por que o termômetro deve ser colocado em contato com o corpo da pessoa por algum tempo para medir sua temperatura?

Para a medida da temperatura de um corpo com um termômetro, é preciso esperar o equilíbrio térmico, isto é, quando em contato com o corpo, precisamos esperar alguns minutos para que o termômetro e o corpo estejam a mesma temperatura, e assim, podernos medir seu valor.

Por que o termômetro deve estar em contato com o corpo?

Quando o termômetro fica em contato com a pele, ocorre troca de calor. A temperatura do corpo não muda, mas o mercúrio vai ficando com a temperatura igual à do organismo e o líquido tende a se expandir, pois estará aquecido. Assim, sobe pelo tubo e indica em qual grau está a temperatura do indivíduo.

Por que um termômetro clínico deve ser mantido em contato com o corpo do paciente por alguns minutos antes de a temperatura ser lida?

Para que tenha um tempo necessário para que os corpos atinjam o equilíbrio térmico, assim, após o equilíbrio é dada a temperatura do corpo no termômetro.

Qual é o princípio de funcionamento de um termômetro?

Como todo líquido, o mercúrio expande na medida em que ele é aquecido, sendo assim, ele se move ao longo do tubo do termômetro determinando a temperatura. A sua taxa de expansão é calibrada na escala de vidro, a expansão é linear e pode ser calibrada com precisão.