Porque é feriado no dia 21 de abril?

No dia 21 de abril é comemorado o dia de Tiradentes. A data faz referência à morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido na história nacional como Tiradentes, Patrono Cívico da Nação Brasileira.

Dia de Tiradentes é feriado?

Sim, a data é um feriado nacional comemorado no Brasil desde 1965.  Cidades mineiras, como São Jose del Rei e Ouro Petro, realizam celebrações em memória ao inconfidente no dia 21 de abril.

Sendo um feriado, a data modifica o funcionamento do comércio, bancos e repartições públicas em todo o país. Veja o que fecha e abre neste dia. 

Quem foi Tiradentes

Joaquim José da Silva Xavier nasceu no dia 12 de novembro de 1746 na Fazenda do Pombal, anteriormente município de São João del Rei e atualmente município de Ritápolis, Minas Gerais. Ele era dentista, por isso o apelido de Tiradentes, tropeiro, minerador e militar no posto de Alferes da cavalaria de Dragões Reais de Minas, a força militar que atuava na Capitania de Minas Gerais.

Tiradentes foi um dos líderes da Inconfidência Mineira, movimento que se estendeu de 1789 a 1792, contra os altos impostos cobrados pela Coroa Portuguesa no Brasil. Em 21 de abril de 1792, Tiradentes foi enforcado em praça pública, no Rio de Janeiro.

Somente a partir da Proclamação da República, Tiradentes começou a ter sua figura como herói brasileira definida. Por isso, o dia do seu enforcamento foi declarado feriado. Em 9 de dezembro do mesmo ano, a lei nº 4.897 foi sancionada pelo presidente Castelo Branco, instituindo Joaquim José da Silva Xavier como Patrono Cívico da Nação Brasileira.

O que foi a Inconfidência Mineira?

A Inconfidência Mineira, também conhecida como Conjuração Mineira, foi uma tentativa de revolta de uma parte da elite de Vila Rica -- atual Ouro Preto (MG) --, ocorrida em 1789 a 1982, contra a execução de derrama -- uma operação fiscal realizada pela Coroa Portuguesa para cobrar os impostos atrasados -- e o domínio português.

O grupo formado por intelectuais, religiosos, militares e fazendeiros tinha como objetivo a instituição de um sistema de governo republicano. Tiradentes foi considerado um dos líderes do movimento. No final do século 18, o Brasil ainda era colônia de Portugal e sofria com os abusos políticos e com a cobrança de altas taxas e impostos. 

O carnaval será no feriado de Tiradentes?

Em uma decisão conjunta, as prefeituras de São Paulo e do Rio de Janeiro decidiram no final de janeiro, marcar os desfiles das escolas de samba para o feriado prolongado de Tiradentes.

Em São Paulo, no dia 16 de abril, será o desfile do grupo de Acesso 2, a partir das 20h. No dia 21 de abril, desfilam as escolas de samba do grupo de Acesso, às 20h. Nos dias 22 e 23, será a vez das 14 agremiações do Grupo Especial. No dia 29, na sexta-feira seguinte, será o Desfile das Campeãs, que fecha o Carnaval SP 2022.

No Rio de Janeiro, os desfiles oficiais na Marquês de Sapucaí começam na quarta-feira, 20, e quinta-feira, 21, com a Série Ouro, antigo Grupo de Acesso, e prosseguem sexta-feira, 22, e sábado, 23, com as escolas do Grupo Especial, fechando no domingo, 24, com o desfile das crianças.

As prefeituras de São Paulo e do Rio de Janeiro não autorizaram blocos de rua no feriado de Tiradentes. O prefeito Ricardo Nunes (DEM) avalia liberar a folia de rua em São Paulo no feriado de 9 de julho.

LEIA TAMBÉM: 

  • Feriado de Tiradentes: saiba o que abre e o que fecha em São Paulo
  • Carnaval de rua de São Paulo pode acontecer em 9 de julho, diz prefeito
  • Ano de 2022 terá apenas um feriado nacional prolongado; saiba qual
  • Pedido de socorro é achado no mar e náufragos são salvos em ilha no Pará
  • Veja os feriados e datas comemorativas de abril de 2022

O Dia de Tiradentes é comemorado em 21 de abril, e é considerado um feriado nacional no Brasil.

Esta data homenageia a figura do herói nacional Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido por “Tiradentes” (referência ao seu ofício de dentista).

A celebração desta data é importante porque Tiradentes é considerado um dos bravos brasileiros que lutou pelo desejo de independência do Brasil das explorações e domínio dos portugueses.

História de Tiradentes

Quem foi Tiradentes?

Tiradentes foi um dentista, comerciante, minerador, militar e ativista político brasileiro, e atuava na época do Brasil Colonial nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Tiradentes ficou conhecido como herói nacional e um mártir da Inconfidência Mineira, e a data em que ele foi executado, 21 de abril, se transformou em feriado nacional em sua homenagem.

Tiradentes é considerado um grande líder por ter lutado por seu povo e seus ideais, apesar de ser o mais humilde entre todos os membros do movimento, Tiradentes foi quem assumiu as maiores responsabilidades.

Como morreu Tiradentes?

Tiradentes foi enforcado e posteriormente esquartejado, no Rio de Janeiro, em 21 de abril de 1792.

Partes de seu corpo foram expostos nos principais centros urbanos do Rio de Janeiro e Minas Gerais. A sua casa foi queimada e todos os seus bens confiscados.

Origem do Feriado de Tiradentes

No ano de 1789, uma parte da população de Minas Gerais fez uma tentativa de revolta separatista contra o domínio dos Portugueses no Brasil. Tiradentes foi o maior ativista desse movimento e o único condenado à morte por enforcamento.

Por este motivo, as suas ações são reconhecidas como atos heroicos que lhe garantiram o status de importante figura histórica brasileira.

O nome de Tiradentes está escrito no Panteão da Pátria e da Liberdade Brasileiro (conhecido como o “Livro dos Heróis da Pátria”) desde 21 de abril de 1992.

Qual o motivo do feriado de 21 de abril?

O feriado desta quinta-feira (21) marca a morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, símbolo da Inconfidência Mineira. Ele foi enforcado em 1792 e, depois, esquartejado, por traição à coroa. O movimento do qual fez parte era anticolonialista, queria a instalação da República.

Qual e o significado do feriado de Tiradentes?

O feriado nacional de 21 de abril é de Tiradentes. A data lembra a morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier em 1792. Conhecido como Tiradentes, Joaquim foi um dos líderes da Inconfidência Mineira, que lutava contra o aumento de impostos e reivindicava o fim da pressão econômica de Portugal.

Por que o dia 22 de abril não e feriado nacional?

Atualmente, o descobrimento do Brasil não é feriado nacional. Essa condição permanece desde 1930, quando o recém-estabelecido governo de Getúlio Vargas assinou o Decreto nº 19.488, em 15 de dezembro.

Em que ano foi criado o feriado do dia 21 de abril?

Mas foi apenas em 9 de dezembro de 1965 que o dia 21 de abril —data do enforcamento de Tiradentes— foi considerado feriado nacional. Isso foi instituído pelo presidente Castelo Branco, por meio da Lei N. 4.897. Tal lei também concedeu o título de "Patrono da Nação Brasileira" a Tiradentes.