Porque com a urbanização há uma queda dos índices de natalidade e mortalidade?

Por que, com a urbanização, há uma queda nos índices de natalidade e mortalidade?

Com a urbanização, ocorre uma grande alteração no comportamento social, que explica a queda nos índices de natalidade: maior custo de criação dos filhos, acesso aos métodos anticoncepcionais, trabalho feminino extradomiciliar, emancipação feminina, etc. O processo de urbanização promove também o decréscimo das taxas de mortalidade, à medida que, nas cidades, o acesso ao saneamento básico, bem como à medicina preventiva e curativa, é mais amplo do que no campo.

Por que com a urbanização há queda nos índices de natalidade e mortalidade?

Pode-se afirmar, genericamente, que, nas sociedades urbanas, o maior custo para a criação dos filhos, associado ao maior acesso aos métodos contraceptivos e à necessidade das mulheres de trabalhar fora de casa para compor a renda familiar, leva inevitavelmente à redução dessa taxa.

Por que com a urbanização há uma queda nos índices?

Dentre os fatores repulsivos da urbanização, podemos citar a concentração fundiária (muita terra nas mãos de poucos), os baixos salários do campo, a mecanização das atividades agrícolas com a substituição da mão de obra, entre outros.

Por que a taxa de crescimento da população urbana e menor na Europa do que a média mundial?

Em contrapartida, a Europa e a América do Norte passam por um processo de intensa desaceleração do crescimento populacional devido ao encolhimento do número de habitantes em alguns países, menores taxas de natalidade e tendência de envelhecimento populacional, o que reflete no cômputo geral do número de habitantes do ...

Por que as taxas de natalidade são maiores nos países menos desenvolvidos?

Países subdesenvolvidos apresentam elevadas taxas de natalidade em decorrência da ineficácia das políticas públicas relacionadas à saúde, à educação e ao mercado de trabalho. Boa parte da população enfrenta condições de vida miseráveis e falta de acesso a recursos básicos.