De acordo com esse texto, a urbanização no contexto da república velha representou a

De acordo com esse texto, a urbanização no contexto da República Velha representou a elaboração de um projeto político para criação de empregos. Manutenção das desigualdades sociais do período imperial. Preocupação com a integração dos bairros populares. Superação do racismo relacionado ao escravismo colonial

Resposta:

fica um poucodifícilrespondersem o texto,mas de acordo com que sei:

A República Velha representou o início de uma nova fase para a história do Brasil. Esse momento aconteceu após a República ter sido proclamada por Marechal Deodoro da Fonseca em novembro de 1889. A partir de então, o país deixou de ser uma Monarquia.

O que a urbanização no contexto da República Velha representou?

São Paulo e Rio de Janeiro passaram por uma profunda urbanização, criando avenidas, iluminação pública, transporte coletivo (bondes), teatros, cinemas e, principalmente, afastando as populações pobres dos centros das cidades.

Quais são as principais características da República Velha?

→ O mandonismo, clientelismo e coronelismo são características importantes desse período. → A política dos governadores e a política do café com leite foram práticas importantes do arranjo político das oligarquias.

Quais são as fases da Velha República?

Esse período foi marcado pela reorganização da estrutura política do país e costuma ser dividido em duas fases: a “República da Espada”, de 1889 a 1894, e a “República Oligárquica”, de 1894 a 1930.

Quais são as características da economia brasileira durante a República Velha?

A economia deste período era predominantemente rural, com ênfase na produção de café, que correspondia a mais de 50% das exportações brasileiras durante toda a Primeira República. Também fazia parte a produção de açúcar, algodão, borracha e cacau.