Porque as galinhas deixam de botar

Por que as galinhas diminuem a postura no inverno?

16/06/2016

Porque as galinhas deixam de botar

  • 161
  • 12

  • Geral
  • Criação comercial

Você já percebeu que no inverno as galinhas colocam menos ovos? Confira a explicação de especialistas, entenda por que as galinhas diminuem a postura no inverno e no outono. E saiba também como você pode manter sua produção de ovos nesses períodos.

Em épocas de temperaturas mais baixas, como no outono e no inverno, é comum percebermos que as galinhas diminuem a postura. No entanto esse fato não ocorre devido ao frio e sim pela quantidade de luz.

A luz é um dos principais fatores que influenciam as funções biológicas das aves. Assim é fácil lembrarmos que nos períodos frio do ano existe a migração de aves, fenômeno influenciado pela quantidade de horas de luz.

Um dos primeiros trabalhos que relata como a luz influencia na vida das aves foi realizado por Rowan, em 1921. Em sua pesquisa, ele forneceu luz artificial para as galinhas durante o outono para aumentar a quantidade diária de luz. A complementação proporcionou a quantidade de luz necessária para estimular galinha a pôr os ovos normalmente.

Realize o manejo de luz das galinhas poedeiras

Com o uso de luzes artificiais é possível corrigir essa diferença na postura. Assim você continua a produtividade alta mesmo nos dias de pouca luz. Abaixo nós descrevemos esse processo simples:

  • 1ª semana: as pintainhas devem receber entre 20 – 22 horas de luz diária;
  • 2ª semana: reduzir para 20 horas;
  • 10° à 17° semana: permanecer fixo em 10 – 12 horas;
  • Após a 17° semana: Aumentar a quantidade de luz em 30 minutos por semana, até atingir 16 horas de luz diária. Não reduzir essa quantidade durante o período de postura.

Você pode utilizar lâmpadas incandescentes em regiões que apresentam baixas temperaturas neste período. Do mesmo modo, você pode usar luzes fluorescentes para regiões mais quentes, só para completar a quantidade de luz diária. A luz pode ser ligada antes do amanhecer ou após o pôr do sol, de acordo com a necessidade das aves.

O cálculo é simples: supondo que o sol nasce às 6 horas da manhã e se ponha às 18 horas, temos um total de 12 horas de luz natural. Uma galinha em produção precisa de 16 horas, ou seja, tenho que completar com mais quatro horas. Então, vou ligar as lâmpadas às 18 horas e deixá-las acesas até às 22 horas para completar a quantidade que preciso nessa fase (16 horas).

Fazendo esse manejo simples você garante a quantidade de luz diária necessária para estimular a postura nas galinhas.


  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link

Na manhã desta quinta-feira (1/7), durante o programa Mais Você, da TV Globo, a apresentadora Ana Maria Braga fez um apelo à Globo Rural. As suas galinhas não estão botando ovos há um bom tempo, o que tem causado preocupação e prejuízo na criação.

Ana contou que isso não se restringe somente ao seu galinheiro, mas tem ocorrido em toda vizinhança. Globo Rural conversou com João Dionisio Henn, da Embrapa Suinos e Aves, de Concórdia (SC), para entender o que pode estar acontecendo e tirar dúvidas.

Inicialmente, o especialista ressalta que o problema é sobre a produção de ovos e não do choco da galinha, e explica que vários fatores contribuem para as aves produzirem ovos - e a falta de alguns deles pode promover quedas fortes ou até interromper a postura.

Porque as galinhas deixam de botar

Entre dezembro e junho, as galinhas podem sofrer com diminuição da produção de ovos, em razão da menor exposição à luz natural que o período oferece (Foto: Fernando Martinho)

"Um aspecto importante é o efeito da exposição à luz, ou melhor, o fotoperíodo, na produção de ovos. Do mês de dezembro até junho, temos uma diminuição de luz natural, de cerca de 14 horas para 10 horas naturais", avalia.

Henn afirma que, neste período, é comum a produção cair ou até parar nas granjas abertas com luz natural que não têm programas de luz artificiais como complemento.

Por outro lado, esse problema deve ser amenizado a partir de julho. "Neste segundo semestre, iniciado agora, a duração de luz natural vai crescer e as galinhas tendem a produzir melhor nos aviários abertos", esclarece.

O especialista indica outros pontos que interferem na produção de ovos. "A qualidade do alimento fornecido para as aves pode afetar também. O milho, o farelo de soja e os grãos que compõem as rações estão muito caros, e muitas vezes, os fornecedores de ração usam outros tipos de grãos que não possuem a qualidade necessária", explica.

A quaresma coincide com a época do ano em que as galinhas naturalmente produzem menos ovos e a demanda aumenta. "É apenas uma coincidência. A quaresma é uma época que se consome muito ovo, até porque, por questões religiosas, não se consome carne vermelha, e coincide com o período em que as criações que não tem um sistema de produção ajustado para atender tudo aquilo que a galinha precisa acabam tendo produções mais baixas."

Atualmente, o Brasil enfrenta uma onda de frio rigorosa, mas isso não é um fator determinante para problemas na produção, afirma Henn. O especialista diz que o frio não é justificativa para uma queda brusca de produção de ovos, desde que elas tenham suas condições normais de alimentação e proteção.

"Em geral, as galinhas adultas não sofrem tanto com o frio. É muito mais problemático o calor excessivo. Com tempo quente, elas não conseguem se alimentar direito, produzem menos ovos e com cascas fragilizadas. Elas têm capacidade de enfrentar o tempo frio, mas, claro, não pode ficar exposta a uma geada, por exemplo", conclui.

Em outubro de 2016, inclusive, o programa de TV Globo Rural produziu uma reportagem sobre os mesmos problemas que Ana Maria Braga relatou. Confira a seguir:

O que fazer para galinha voltar a botar?

A muda forçada das penas é uma solução. Normalmente, o período de muda natural das aves demora entre três e quatro meses. Assim, as galinhas param de botar ovos, os quais voltam à normalidade de produção apenas no fim desse tempo.

O que fazer quando as galinhas não botam?

"Em geral, as galinhas adultas não sofrem tanto com o frio. É muito mais problemático o calor excessivo. Com tempo quente, elas não conseguem se alimentar direito, produzem menos ovos e com cascas fragilizadas.

Qual é a época que as galinhas param de botar?

A redução da postura ocorre entre 42 a 45 semanas de idade, sendo importante monitorar com fichas a sua produção e controle financeiro para perceber o momento de fazer a troca das aves.

O que estimula a galinha botar?

Luz. Essa é uma característica fundamental para a saúde desses animais. As galinhas têm necessidade de serem expostas à luminosidade por 14 a 16 horas por dia, pois isso é um fator que as estimula a botar ovos.