Porque a Sociedade Brasileira de Pediatria divulgou os dados de pesquisa Eles estão enfatizando os benefícios?

Sociedade Brasileira de Pediatria rebate fala de Queiroga

SBP divulgou manifesto contra a minimização dos efeitos da covid em crianças e em defesa da vacinação infantil

Porque a Sociedade Brasileira de Pediatria divulgou os dados de pesquisa Eles estão enfatizando os benefícios?

Enfermeira manuseia vacina. SBP defendeu, em manifesto, a aplicação de vacinas contra a covid em crianças 26.dez.2021 (domingo) - 9h03

A SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) divulgou um manifesto rebatendo fala do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que minimizou os efeitos da covid em crianças e defendendo a vacinação infantil. Eis a íntegra do manifesto divulgado na última 6ª feira (24.dez.2021).

O texto diz que, ao contrário do que afirmou recentemente o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o número de hospitalizações e de mortes motivadas pela covid-19 na população infantil, de forma geral, incluindo o grupo de crianças de 5-11 anos, não está em patamares aceitáveis.

“Infelizmente, as taxas de mortalidade e de letalidade em crianças no Brasil estão entre as mais altas do mundo”, diz a declaração.

Até o momento, segundo a SBP, a covid vitimou mais de 2.500 crianças de zero a 19 anos, sendo mais de 300 delas confirmadas no grupo de 5-11 anos, causando ainda milhares de hospitalizações.

A SBP diz ainda que, para além das mortes, a covid em crianças pode ocasionar a chamada Síndrome Inflamatória Multissistêmica, um quadro grave de tratamento hospitalar e que se manifesta semanas depois da infecção pelo SARS-CoV-2.

Segundo a entidade, também já foram confirmados mais de 1.400 casos desta síndrome em crianças no país, com mediana de idade de 5 anos, com efeito letal em pelo menos 85 crianças e sequelas neurológicas, cardiovasculares e respiratórias em muitas outras.

“A vacina contra a covid se apresenta como uma alternativa real de controle e prevenção destes desfechos da doença e que está ao alcance dos responsáveis pelas políticas públicas de saúde do nosso país. A vacina associou-se à elevada eficácia na prevenção da covid-19, não só nos estudos clínicos controlados, como também em experiências de mundo real, com efetividade contra a doença e hospitalizações demonstrada em adolescentes”, diz a nota.

A Sociedade Brasileira de Pediatria afirma que o Brasil se encontra diante de hospitalizações, sequelas e mortes que são passíveis de prevenção em sua grande maioria. “Ignorar este fato, minimizar sua importância e afirmar que elas são aceitáveis não são atitudes esperadas das autoridades. A sociedade espera e merece outro tipo de postura e de compromisso com a saúde das crianças e adolescentes do Brasil”.

o Poder360 integra o

A Sociedade Brasileira de Pediatria divulgou esta semana diversas medidas de segurança com que pais devem se atentar na hora da compra dos presentes de Natal. A primeira orientação é observar se o brinquedo tem selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e se a faixa de idade que consta na embalagem é compatível com a da criança.

Porque a Sociedade Brasileira de Pediatria divulgou os dados de pesquisa Eles estão enfatizando os benefícios?
Porque a Sociedade Brasileira de Pediatria divulgou os dados de pesquisa Eles estão enfatizando os benefícios?

O segundo o vice-presidente da SBP, Edson Liberal, mesmo tendo tomado essas medidas, o médico aconselha que os pais vejam se o brinquedo não solta nenhuma peça, especialmente se for destinado a crianças de um a três anos de idade. Outra medida importante é adquirir brinquedos vendidos em lojas que tenham controle de nota fiscal, porque facilita que seja um brinquedo garantido.

Para famílias que tenham filhos em idades diferentes, a SBP orienta os pais a conversar com os filhos maiores para que eles se tornem parceiros de modo a evitar que os irmãos menores brinquem com produtos que tenham peças reduzidas.

Armas x brinquedos

Edson Liberal afirmou também que as pessoas devem evitar dar às crianças e adolescentes brinquedos como armas. “O brinquedo tem que ser uma coisa lúdica. Uma arma não se entende como uma coisa lúdica. As pessoas devem ser desestimuladas a comprar armas como brinquedos, porque não estabelecem uma afetividade, uma relação boa com outras pessoas. Então, de preferência, não dar”. Ele descartou também que brinquedos com pontas, como lanças, podem ferir os olhos das crianças e jovens, evoluindo às vezes para problemas como catarata. Tem uma série de contraindicações. “Deve-se evitar.”

Em relação às bicicletas, a recomendação é que as pessoas deem o brinquedo junto com itens de proteção, como capacete, protetores de mão, de cotovelos, de joelhos. “Tem todo um paramento para a criança andar de bicicleta”. Do mesmo modo, ele disse que o espaço onde a criança vai brincar tem que ser o mais seguro possível.

O vice-presidente da SBP disse que brinquedos eletrônicos são bons porque ajudam no desenvolvimento da criança, mas alerta os pais para a necessidade de compartilhar esse momento. “É preciso que haja interatividade. O brincar é fundamental; mas com interatividade junto com pai, com a mãe, ou com uma pessoa da família. Brincar em conjunto. Não deixar a criança isolada com seu brinquedo.”

Riscos

Segundo o Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac), os artigos da linha infantil respondem por 13% dos relatos recebidos entre os anos de 2006 e 2015. Desses, 28% estão relacionados a brinquedos. O Sinmac mostra, ainda, que escoriações e arranhões são as principais lesões causadas por brinquedos, com 18%; seguidos dos cortes (16%) e entorses e sufocamentos, ambos com 8% dos relatos registrados. Entre as partes do corpo mais atingidas, estão a mão, com 19%; o pé (13%); o rosto (11%) e órgãos internos (8%).

Porque a Sociedade Brasileira de Pediatria divulgou os dados de pesquisa Eles estão enfatizando os benefícios e os malefícios da exposição a internet explique?

Explique. Para transmitir às famílias, às crianças e aos adolescentes os benefícios e malefícios do uso da tecnologia digital. A Sociedade Brasileira de Pediatria enfatiza os malefícios da exposição à internet para alertar as pessoas a fim de que eles sejam evitados.

Qual é a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria?

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou nesta sexta-feira (17) nota de posicionamento em que reafirma como recomendação para vacinação contra a covid-19 em adolescentes de 12 e 17 anos, com ou sem comorbidades. A posição foi baseada em documento elaborado pelo Departamento Científico de Imunizações da SBP.

Por que a Sociedade Brasileira de Pediatria?

Instituição sem fins lucrativos, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) defende os interesses dos médicos de crianças e adolescentes, de seus pacientes e famílias. Centenária, vem crescendo em tamanho, atuação e importância social. Reúne atualmente cerca de 22 mil associados.

Que recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria pode se relacionar a essa campanha por quê?

Resposta: Apesar da flexibilização do uso de máscaras por crianças pequenas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) mantém a recomendação para que as crianças utilizem o equipamento a partir dos dois anos de idade, em função do ritmo de contágio ainda alto no Brasil.