Aponte quando foi o último ano bissexto e qual e o ano em que haverá o próximo ano bissexto

O ano bissexto é o ano que possui 366 dias em comparação ao ano normal, com 365 dias.

Nesse caso, o mês de fevereiro, que possui 28 dias, passa no ano bissexto para 29 dias.

A denominação “bissexto” refere-se aos 366 dias do ano, com os dois números seis (“bis sextum”).

História

O emprego do ano bissexto justifica os estudos dos povos antigos sobre as diferenças do calendário tradicional e do calendário solar.

Para harmonizar as estações do ano, pesquisas sobre planeta Terra e seu movimento de translação foram essenciais para a inclusão do ano bissexto no “calendário gregoriano”.

Esse calendário foi estabelecido em 1582 pelo Papa Gregório XIII, substituindo a “calendário juliano”, em que os anos bissextos eram múltiplos de três.

O tempo em que o planeta Terra leva para dar a volta completa em torno do sol, não é exatamente 365 dias, ou seja, ela leva 365 dias e 6 horas.

Proposto pelo cientista grego Ptolomeu em 238 a.C., em Alexandria no Egito, o ano bissexto somente foi incorporado ao calendário juliano, 220 anos depois, por volta de 45 a.C., pelo imperado romano Júlio César.

Esse excesso de 6 horas em relação ao calendário solar (ano bissexto: 365 + 6 horas), em cada quatro anos, totalizaria o tempo de um dia (24 horas). Por esse motivo, seria acrescido um dia no mês de fevereiro, de modo a compensar essa diferença.

Mais tarde, para definir melhor essa diferença no calendário, o imperador César Augusto instituiu o “calendário augustiano”, com a contagem a cada quatro anos.

No século XVI, o “calendário augustiano” foi substituído pelo “calendário gregoriano”, utilizado até os dias atuais, o qual considera os anos bissextos múltiplos de quatro.

Curiosidade

O mês de fevereiro foi escolhido pelos romanos por motivos supersticiosos, uma vez que era o mês mais curto e, no calendário romano, o último mês, o qual carregava conotações negativas.

Portanto, a fevereiro seria acrescido esse dia a cada quatro anos, o que fez surgir na mentalidade do povo, algo novo, ou a renovação, associado a esse mês.

Como Calcular o Ano Bissexto?

Para saber se um ano é bissexto existe uma regra básica: os anos bissextos são aqueles múltiplos de 4, ou seja, a cada quatro anos temos um ano bissexto.

Por outro lado, esses anos não são múltiplos de 100 (por exemplo,1800, 1900, 2100), exceto os múltiplos de 400 (por exemplo, 1600, 2000, 2400).

Para saber se um ano é bissexto basta dividi-lo por 4 e conferir se o resultado é um número exato, por exemplo:

1980/4 = 495 (é bissexto)

2011/4 = 502,75 (não é bissexto)

O último ano bissexto foi em 2020 e o próximo será em 2024.

Lista de Anos Bissextos

Segue uma lista dos anos bissextos, de 2000 a 2060, onde o mês de fevereiro possui 29 dias:

  • 2000
  • 2004
  • 2008
  • 2012
  • 2016
  • 2020
  • 2024
  • 2028
  • 2032
  • 2036
  • 2040
  • 2044
  • 2048
  • 2052
  • 2056
  • 2060

Sabe-se que o ano tem duração de 365 dias e os meses têm 30 ou 31 dias, sendo somente fevereiro com 28. Mas, de 4 em 4 anos, ocorre um ano bissexto, com 366 dias de duração (um dia a mais em fevereiro). Afinal, por que isso acontece?

O ano bissexto ocorre para ajustar o ano civil, que tem duração de 365 dias, com o ano solar, associado ao movimento de translação da Terra ao redor do Sol. O tempo que a Terra gasta para sair de uma posição de sua órbita e voltar novamente para este mesmo lugar é de 365,242189 dias, ou 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos, aproximadamente.  Portanto, esta é a duração de um ano solar, diferente do ano civil.

Aponte quando foi o último ano bissexto e qual e o ano em que haverá o próximo ano bissexto

Para entender a origem dos anos bissextos, é interessante saber algumas características dos primeiros calendários utilizados no império romano e que influenciaram decisivamente nossa contagem atual de tempo.

Primeiros calendários romanos

Rômulo, o fundador de Roma, dividiu o ano em 304 dias, agrupados nos 10 meses correspondentes aos ciclos lunares, contados a partir do dia do equinócio de primavera no hemisfério norte. Eram excluídos do calendário os dias entre o fim do ano do calendário romano vigente e o próximo equinócio de primavera que iniciaria o novo ano. Seu sucessor, Numa Pompílio, criou um novo calendário dividido em 355 dias, agrupados em 12 meses, mas a cada 2 anos era necessário adicionar um mês de 22 ou 23 dias na contagem do ano, para que o ano marcado no calendário coincidisse com o ano solar. 

Calendário juliano/agostiniano

Em 45 a.C., o astrônomo Sosígenes foi convocado por Júlio César para transformar o calendário romano em um calendário solar, alinhado pelas estações do ano, à semelhança do calendário egípcio já então em vigor.  

Ele estabeleceu o chamado ano comum, com 365 dias divididos em 12 meses, alguns com 30 dias e outros com 31, de forma que em cada mês pudessem ser observadas as 4 fases da Lua. Além disso, acrescentou 1 dia de 3 em 3 anos, após 25 de fevereiro, criando assim o ano bissexto

O erro da inserção de anos bissextos de a cada três anos em vez de quatro foi detectado cerca de trinta anos mais tarde. Julga-se que este erro tenha sido corrigido pela supressão de anos bissextos no período entre 12 a. C. e 3 d. C. Em 8 d.C., Augusto, que sucedeu Júlio César, fez algumas mudanças e a partir deste ano o dia extra era acrescentado após o dia 24 de fevereiro, de quatro em quatro anos, como um duplo dia 24. 

Aponte quando foi o último ano bissexto e qual e o ano em que haverá o próximo ano bissexto

Calendário gregoriano

Em 1582, o Papa Gregório reorganizou as datas e mudou o dia bissexto, que era 24 de fevereiro, para o dia 29 de fevereiro. Com o apoio do astrônomo Christopher Clavius, o papa ainda determinou que o dia posterior a 4 de outubro de 1582 fosse 15 de outubro, para diminuir a diferença de 11 dias que havia sido gerada desde o período juliano. Alguns chamam os dias adicionados entre estas datas de “dias que nunca existiram”. O calendário gregoriano é usado até hoje na maior parte do planeta, mas há exceções, como os cristãos ortodoxos, que não seguiram a igreja do ocidente e permaneceram com o calendário juliano/agostiniano, que acumula atualmente uma diferença de 13 dias em relação ao gregoriano. 

Por que é importante termos anos bissextos? 

Se não fossem consideradas as 6 horas a mais que a Terra gasta para completar a volta ao redor do Sol em cada ano, em 372 anos, nós teríamos um atraso de 3 meses entre o ano solar e o ano civil. No que isso implica? 

Sabemos que, dependendo da posição que a Terra está em relação ao Sol, um hemisfério estará recebendo mais, menos ou igual intensidade da luz solar, e isto define as estações do ano em épocas e hemisférios diferentes. 

Sem os anos bissextos, após 372 anos, mesmo estando nosso calendário civil na data de junho, por exemplo, a Terra ainda estaria na posição que indica o mês de março no ano solar. Com isso, nós do hemisfério sul não estaríamos recebendo a quantidade de luz que causa o inverno, mas sim a que causa o outono. O mesmo aconteceria no norte: enquanto o calendário estivesse marcando o verão, eles estariam recebendo a quantidade de luz que define a primavera. 

Quanto mais passassem os anos, mais essa disparidade ficaria evidente e mais difícil seria determinar as estações, pois elas começariam em datas muito diferentes. Assim, o ano bissexto é essencial para que o ciclo das estações do ano esteja bem definido. 

Como saber se um ano é bissexto

Para saber se um ano será bissexto, basta que ele seja divisível por 4. O ano de 2020, por exemplo, é divisível por 4, logo, é bissexto. Mas, para anos centenários (1900, por exemplo) a regra é que ele seja divisível por 400.

Aponte quando foi o último ano bissexto e qual e o ano em que haverá o próximo ano bissexto

Anos bissextos no Sistema Solar

Um fato interessante é que outros planetas também têm anos bissextos, já que esses anos dependem da órbita que cada um faz ao redor do Sol e ao redor de si mesmos, e esses movimentos não são perfeitamente sincronizados. Pensando dessa forma, vemos que Marte, por exemplo, têm mais anos bissextos do que anos regulares, visto que 1 ano em Marte tem duração de 668 dias marcianos, mas Marte gasta 668,8 dias marcianos para dar uma volta no Sol. Dessa forma, em 10 anos, Marte tem 4 anos com 668 dias e 6 anos com 669.

Toda 3ª e 5ª tem texto novo aqui no Blog do Espaço! Inscreva-se também em nossa Newsletter e não perca nenhuma novidade do museu!

[Texto de autoria de Letícia Rioga, estagiária do Núcleo de Astronomia]

Quando o ano é chamado de bissexto?

Ano bissexto É quando o ano tem 366 dias, ou seja, um dia a mais do que o normal. Os anos bissextos ocorrem (quase sempre) em intervalos de quatro anos, quando o mês de fevereiro recebe um dia a mais: 29 de fevereiro. De acordo com o calendário gregoriano, um ano é bissexto quando é divisível por 4.

Como se dar o ano bissexto?

Para ser bissexto, o ano deve ser:.
Divisível por 4. Sendo assim, a divisão é exata com o resto igual a zero;.
Não pode ser divisível por 100. Com isso, a divisão não é exata, ou seja, deixa resto diferente de zero;.
Pode ser que seja divisível por 400..