Por que uma solução hipertônica provoca desidratação celular explique?

O problema acomete mais crianças e idosos, porém muitos adultos também sofrem com a desidratação. São três tipos de desidratação: isotônica, hipertônica e hipotônica. 

Você certamente já passou por alguma situação em que teve muita vontade de beber um copo de água. Pois saiba que neste momento o seu corpo já estava sinalizando o primeiro — e mais claro — sinal da desidratação, condição fisiológica caracterizada pela falta de reposição desse líquido tão valioso.

O problema acomete mais crianças e idosos, porém muitos adultos também sofrem com a desidratação. Em circunstâncias normais, uma pessoa chega a perder 2,5 litros de água por dia, seja por transpiração, expiração do ar, pela urina e até por evacuações ou perdas fecais (quando o indivíduo evacua involuntariamente). Em muitos casos, porém, a água e os eletrólitos corpóreos perdidos não são repostos na medida da perda, o que pode ocasionar problemas graves e até levar à morte.

Veja também: Quanta água precisamos beber por dia?

Além da sede, outros sintomas podem sinalizar a falta da água e dos principais sais mineiras em nosso corpo. De acordo com a pediatra Manuela Torres, nos casos leves a moderados, os principais sintomas são sede, olhos encovados, boca seca, diminuição de lágrimas e da urina, sonolência, entre outros. Nos casos mais graves, há intensificação desses sintomas podendo existir queda da pressão arterial e alterações importantes do sistema nervoso central, como confusão mental e delírios.

Dependendo da taxa de perda de água em relação aos eletrólitos, a desidratação pode ser classificada em três tipos:

Isotônica: É o tipo mais comum da desidratação, principalmente em crianças, e caracteriza-se por uma perda proporcional de água e sódio por meio de vômitos e diarreias.

Hipertônica: Segundo tipo mais recorrente. Acontece quando a proporção de água perdida é maior que a de sódio. Acomete mais pessoas com diabetes, e representa aproximadamente 10% a 20% de todos os casos pediátricos de desidratação com diarreia. Febres prolongadas, sudorese intensa, baixa administração de água, hiperglicemia, dietas sem reposição correta e diarreias intensas são as causas desse tipo.

Hipotônica: Bastante incomum em adultos e idosos, mas representa de 10% a 15% dos casos pediátricos de desidratação com diarreia. Neste caso, ocorre perda maior de sódio do que de água. As alterações gastrointestinais ou renais, má nutrição, uso de diuréticos sem reposição adequada de sais são alguns dos fatores que podem desencadear a desidratação hipotônica.

“O tratamento para esses tipos de perda vai depender da idade, intensidade e a causa da desidratação. O uso de soluções de reidratação oral, com quantidades adequadas de água, sais minerais e glicose sempre deve ser orientado para pacientes com desidratação leve ou moderado. Nos casos mais graves, essa reposição deve ser realizada pela endovenosa”,  explica Manuela Torres.

No caso das crianças, que tendem a sofrer mais com diarreias, os pais devem evitar o uso de líquidos inadequados para a reposição como refrigerantes e bebidas esportivas. “Nesses casos, recomenda-se utilizar soluções de reidratação oral, sempre com orientação médica”, finaliza.

Leia este texto e descubra como a osmose faz com que a salada murche após ser temperada!

Por que uma solução hipertônica provoca desidratação celular explique?

Ao colocarmos sal na salada, pouco tempo depois ela murcha. Você sabe o motivo?

Você já reparou que pouco tempo após temperarmos a salada, os vegetais começam a murchar? Isso acontece em razão de um processo bastante comum chamado osmose.

Para entendermos o que é osmose, primeiramente devemos conhecer alguns conceitos importantes, tais como soluto e solvente. Esse último termo diz respeito a uma substância capaz de dissolver outras, como a água. Já o soluto é a substância que é dissolvida por um solvente, como o sal.

Quando existe muito soluto em uma solução, dizemos que o meio é hipertônico; e quando o soluto é encontrado em pequena quantidade, dizemos que o meio é hipotônico. O meio é isotônico quando a concentração de soluto e a de solvente são iguais.

A osmose é um processo muito comum entre as células e caracteriza-se pela movimentação da água através da membrana de um meio menos concentrado (hipotônico) para um meio mais concentrado (hipertônico). O solvente atravessa a membrana da célula e migra de uma região onde ele se encontra em maior quantidade para um local onde se apresenta em menor quantidade.

Imagine novamente o exemplo da salada. Na presença de sal, o meio externo fica com maior quantidade de soluto, ou seja, torna-se hipertônico. A água então sai das células do vegetal por osmose na tentativa de deixar o meio interno e externo com a mesma quantidade de soluto e solvente.

Por que uma solução hipertônica provoca desidratação celular explique?

Analise a movimentação de água para dentro ou fora da célula nos diferentes meios *

Imagine agora outra situação: você coloca uma célula vegetal em um meio hipotônico e pouco tempo depois percebe que a célula aumentou de tamanho. O que aconteceu nesse caso?Isso mesmo! A água migrou do meio externo para o meio interno da célula porque o meio intracelular é hipertônico. Se essa mesma célula fosse colocada em um meio hipertônico, aconteceria a perda de água pela célula, por isso, ela murcharia.

Agora você já sabe por que a salada murcha quando se coloca sal: ela está perdendo água por osmose! Sendo assim, evite colocar o tempero muito tempo antes de servir, pois assim você serve um produto muito mais bonito e saboroso.

*Crédito da Imagem: Wikimedia Commons


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por que uma solução hipertônica provoca desidratação celular?

Solução hipertônica: quando há uma concentração maior de soluto, substâncias como aminoácidos e sais minerais, na solução. Ao ser inserida nessa solução, a célula perde água até secar, uma vez que a movimentação de água é feita de dentro para fora da célula.

O que acontece com a célula em uma solução hipertônica?

Na solução hipertônica, a célula perde água e observa-se que a membrana plasmática desgruda-se da parede celular. Nesse caso, temos o fenômeno plasmólise. No ambiente isotônico, a entrada e a saída de água acontecem na mesma proporção. Nesse caso, a célula fica flácida.

Como a célula se comporta em meio hipotônico hipertônico e isotônico?

Em um meio hipertônico as células tendem a encolher, já que perdem água. Já uma célula colocada em meio hipotônico pode inchar até romper, pois há movimento de água para dentro da célula. Confira a seguir como ocorre a osmose na célula animal e vegetal.

O que é osmose o que acontece com célula quando é colocada em solução hipertônica e hipotônica?

Ele acontece quando há presença de uma pressão maior do que a pressão osmótica natural. Nesse caso, a movimentação ocorre de modo que a água flui do meio hipertônico para o meio hipotônico, isolando o soluto dentro da célula, uma vez que a membrana permite apenas a passagem de água.