Por que o processo de globalização se intensificou a partir da década de 1990?

Grátis

3 pág.

Por que o processo de globalização se intensificou a partir da década de 1990?

EE Maria Amelia Sampaio Luz

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 1

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS (GEOGRAFIA E HISTÓRIA)
				
ESTADO DE ALAGOAS
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
3ª GERÊNCIA REGIONAL DE ENSINO
ESCOLA ESTADUAL MARIA AMÉLIA SAMPAIO LUZ
Olá queridos alunos da 3ª série do Ensino Médio. Hoje vamos dar continuidade com nossas atividades de foco no ENEM. Segue texto para leitura, relembrando assim esse conteúdo já trabalhado e questões para teste. Boa atividade a todos. 
 GLOBALIZAÇÃO NO BRASIL
A Globalização no Brasil perpassa por uma série de fatores históricos e geográficos. Pode-se dizer que desde que os europeus chegaram ao que hoje é chamado de território brasileiro, o Brasil está inserido no processo de Globalização. Entretanto, o consenso é que somente a partir da década de 1990 que a Globalização passou a ter um maior impacto na economia brasileira.
A maior influência da Globalização no Brasil demarcou também a adoção de um modelo econômico que visava à mínima intervenção do Estado na economia, chamado de Neoliberalismo. Com isso, intensificou-se o processo de privatizações das empresas estatais e a intensa abertura para o capital externo.
O Brasil também deixou de ser denominado como país de terceiro mundo, uma vez que essa divisão deixou de ser adotada. Passou-se a dividir o mundo em países do Norte (desenvolvidos) e países do Sul (subdesenvolvidos). O que não mudou foi a dependência econômica e a condição de subdesenvolvimento em que o país se encontrava.
Com a abertura de capitais, houve maior inserção das indústrias e companhias multinacionais no Brasil. Elas aqui se instalaram para ampliar o seu mercado consumidor e, também, para buscar mão de obra barata e maior acesso às matérias-primas. Isso acarretou uma maior produção de emprego, porém com condições de trabalho mais precarizadas.
Além disso, observou-se também a instalação de indústrias denominadas “maquiladoras”, uma vez que todo o processo produtivo se fazia em outros países e apenas a montagem dos produtos era feita nacionalmente. O intuito das empresas era driblar os impostos alfandegários e diminuir os custos de produção, uma vez que a mão de obra em países subdesenvolvidos como o Brasil costuma ser mais barata que nos países desenvolvidos.
.
Em linhas gerais, o que se pôde observar com a Globalização do Brasil foi a construção de uma contradição: de um lado, o aumento de emprego e a produção e venda de maior número de aparelhos tecnológicos, já do outro, o aumento da precarização do trabalho e da concentração de renda, sobretudo nos anos 1990 e início dos anos 2000.
Globalização no Brasil
Ao longo de sua história, o Brasil quase sempre foi um mercado fechado para produtos importados.
No entanto, após a ditadura militar de 1964 a 1985, o mercado nacional foi aberto e a globalização chegou ao País. Isto se deu através da implementação do Neoliberalismo com o Plano Collor, que promoveram a abertura do mercado nacional e as privatizações de empresas estatais.
Além disso, a expansão das indústrias e das empresas multinacionais foram essenciais para reforçar o processo de globalização no país.
 Globalização econômica
Um fato notável da globalização é o acúmulo de conhecimentos. Isso provoca aumento no compasso das transformações nos meios de produção e tem como consequência o barateamento do método produtivo das indústrias.
Assim, desde os primórdios, notamos uma dispersão da cadeia de produção, através da qual os produtos são fabricados em vários países.
O objetivo principal é reduzir os custos pela exploração da mão de obra, matéria-prima e energia nos países em desenvolvimento.
Podemos também imaginar a globalização como um processo que visa constituir e aperfeiçoar uma rede de conexões.
O intuito é encurtar as distâncias, facilitando as afinidades culturais e econômicas, posto que estabelece a conexão entre os países e as pessoas de todo mundo.
Nesse sentido, as instituições financeiras (bancos, casas de câmbio) criaram um sistema eficaz para beneficiar a transferência de capital e comercializar ações em escala mundial.
 ATIVIDADE PROPOSTA
1-O processo de Globalização consolidou-se no Brasil a partir da década de 1990, tendo como principais características as questões a seguir, exceto:
a) Expansão do sistema econômico neoliberal
b) Frente de ampla abertura comercial para o mercado externo
c) Flexibilização das frentes de trabalho
d) Transferência de patrimônio privado para o poder público
e) Imigração de empresas multinacionai
2-A economia brasileira, após a maior integração do país no processo de Globalização, passou a ter uma relação mais dinâmica com o comércio internacional. A principal atuação do Brasil em termos de exportação ocorre por meio de:
a) produtos industrializados, graças às novas descobertas em pesquisa e tecnologia de ponta.
b) gêneros agrícolas, com destaque para alimentos de fabricação orgânica.
c) produtos industrializados, voltados para atender a maior demanda dos países europeus.
d) produtos primários, com destaque para as vendas ao mercado chinês.
e) gêneros industriais de base, para abastecer as indústrias tecnológicas norte-americanas.
3-(Cesgranrio) A década de 90 do século XX será lembrada na história da economia brasileira como o período em que o Brasil entrou para a era da globalização, ao mesmo tempo em que se desmontaram as bases do modelo de substituição das importações, adotado desde a última década do século XIX.
Sobre o processo mencionado, pode-se afirmar que:
I – a estruturação de um novo modelo desenvolvimentista no Brasil permitiu o aparecimento de um ritmo de crescimento econômico classificado como um dos mais elevados do mundo;
II – para atingir as suas metas, o governo brasileiro implementou a estabilidade econômica, com a redução dos altos juros inflacionários que prevaleciam antes da adoção do Plano Real;
III – a redução dos gastos públicos e a diminuição do papel do Estado na economia levaram a cortes nos investimentos em infraestrutura, piorando a oferta de serviços públicos;
IV – a paridade cambial que marcou esse período resultou em uma aceleração do consumo e, em consequência, no aumento da oferta de emprego e na elevação da qualidade de vida da população.
Estão corretas as afirmativas:
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) II e IV, apenas.
e) III e IV, apenas.
4- (UFT)
A inserção da economia brasileira no movimento de globalização teve início na década de 1990. É INCORRETO afirmar que essa inserção foi acompanhada pela
a) adoção de processo industrial voltado para a substituição de importações, que reduziu a dependência do mercado interno por produtos manufaturados.
b) consolidação de um modelo econômico estruturado na liberalização comercial e na atração de investimentos estrangeiros diretos.
c) criação de agências de fiscalização das empresas privadas que se tornaram concessionárias de serviços públicos.
d) implantação de um programa de privatização das estruturas produtivas estatais – indústrias siderúrgicas e empresas de telecomunicações, entre outras.

Qual o sentido da globalização a partir de 1990?

Teve início a partir da década de 1990 e corresponde ao atual estágio da globalização. É marcada pela consolidação do processo de industrialização em países emergentes, com destaque para a região do Sudeste Asiático, e também da nova divisão internacional do trabalho.

Por que a globalização se intensificou?

No último século, o processo de globalização se acelerou bastante devido à Terceira Revolução Industrial (ou Revolução Técnico-Científico-Informacional). Ela promoveu a evolução das tecnologias de transporte e comunicação, de modo que a distância e as fronteiras geográficas se tornam cada vez menores.

Quais foram os motivos para o surgimento da globalização?

A globalização começou devido à busca por lucro, quando o capitalismo provocou mudanças ao redor do mundo. "A expansão marítima foi o que possibilitou o desenvolvimento do capitalismo nesse primeiro momento.

Como o Brasil aderiu a globalização em 1990?

A década de 1990 marcou a expansão da globalização no Brasil, acompanhada da ideologia econômico-social neoliberal, pautada na política de abertura comercial, corte de gastos públicos, flexibilização da acumulação de capital e trabalho (toyotismo), privatização (transferência de empresas públicas para o setor privado) ...