Qual macronutriente é responsável por gerar energia aos músculos durante uma atividade física?

  • Qual macronutriente é responsável por gerar energia aos músculos durante uma atividade física?

Você já ouviu falar nos macronutrientes? Essa palavra é bastante comentada por quem está dentro do mundo do fitness.

E mesmo quem já treina há muito tempo, quando se trata de nutrição, as dúvidas sobre como comer para ganhar músculos ainda pairam no ar.

Embora contar as calorias seja importante, atentar-se a ingestão dos macronutrientes separadamente é tão valioso quanto para ajudar na construção dos músculos.

Quer saber como? Então fique ligado nessa matéria completa de informações sobre como os macronutrientes constroem seus músculos e ajudam a definir. Confira!

O que são os macronutrientes?

Sabemos que cada pessoa tem as suas necessidades de ingestão de nutrientes de acordo com seus objetivos, mas existem alguns alimentos que fornecem os nutrientes e vitaminas básicas para nos dar energia para viver.

Sem eles, não teríamos disposição para realizar as tarefas mais básicas do dia a dia. Sabe de quem estamos falando? Isso mesmo, dos macronutrientes.

Não se surpreenda quando descobrir que os macronutrientes já fazem parte da sua rotina de alimentação, pois eles são considerados elementos importantes de uma refeição completa e equilibrada, não só para quem treina, mas também para a manutenção geral da saúde.

Além de fornecer energia e força para o corpo, se consumidos corretamente, os macronutrientes vão te ajudar na construção dos seus tão sonhados músculos e na definição do corpo.

Para quem precisa emagrecer, saber como consumir corretamente os macronutrientes na dieta ajuda a alcançar os resultados de maneira rápida e muito mais satisfatória.

Mas, afinal, quem são os macronutrientes? São as proteínas, carboidratos e lipídeos (gorduras).

É necessário entender como cada um deles funciona no organismo para incluí-los corretamente em um plano alimentar, já que o seu consumo equivocado pode aumentar os riscos de desenvolver doenças como a hipertensão, obesidade e diabetes.

Quais são os macronutrientes necessários para quem treina?

Para entender como os macronutrientes agem no seu corpo na construção dos músculos, é importante entender a função de cada um dos seus 3 nutrientes. Veja só:

1.Carboidratos

Muitos pensam que os carboidratos são os vilões da dieta, mas engana-se quem pensa assim.

Na verdade, esse nutriente é responsável por fornecer energia para o corpo, sendo a nossa fonte energética primária na alimentação.

Os carboidratos são imprescindíveis na dieta de um atleta, principalmente nos de alta performance, que precisam de energia suficiente para completar seus treinos.

Na rotina de treino, opte por consumir uma boa fonte de carboidrato no pré-treino, como a batata-doce, para garantir que as células do corpo estão abastecidas de glicose para gerar energia para a realização da atividade física.

Algumas dicas de carboidratos de alta complexidade são: batata-doce, beterraba, mandioca, macarrão integral, pães integrais, feijão e soja.

Aposte na qualidade dos carboidratos ingeridos, e nunca na quantidade.

2.Proteínas

Entre os três macronutrientes, as proteínas são as únicas responsáveis por recuperar o tecido muscular após o treino e evitar o catabolismo (quando o corpo degenera o tecido muscular).

Composta por aminoácidos, as proteínas, quando ingeridas corretamente, vão dar um “gás” na construção dos músculos.

O melhor momento para ingerir as proteínas é logo após o treino, assim você pausa o efeito catabólico e o seu organismo passa a entrar em estado anabólico, que é quando a taxa de reconstrução do músculo acelera.

Se você tem 60kg, a recomendação é do consumo de 120g de proteínas. Acrescente cerca de 2 gramas de proteína por quilo corporal.

Os principais alimentos ricos em proteínas de alto valor biológico são o peito de frango, ovos, leite e derivados, carnes e peixes.

As proteínas de origem vegetal também devem ser investidas na dieta. São elas: os grãos (feijões, lentilha, grão-de-bico), sementes de girassol e de abóbora, castanhas e folhas verdes escuras (espinafre, couve, brócolis, rúcula).

3.Gorduras

Já se foi o tempo em que as gorduras eram consideradas ruins para a saúde. Desde que escolha boas fontes saudáveis de gorduras, como a encontrada no abacate e nas oleaginosas, por exemplo.

A função das gorduras é servir como reserva de energia e para a construção da membrana necessária para revestir as células contra o frio.

Os lipídeos, como também são conhecidas as gorduras, são divididas em três grupos:

  • Gorduras saturadas: esse tipo de gordura é considerado ruim para o organismo, pois eleva os níveis de colesterol no sangue, aumentando os riscos de desenvolver doenças no coração. As gorduras saturadas são mais encontradas nos alimentos de origem animal, como as carnes e peixes gordos, por exemplo.
  • Gordura trans: ainda mais nociva à saúde do que as saturadas, as gorduras trans aumentam os níveis do colesterol ruim (LDL) e diminuem os níveis do colesterol bom (HDL). Elas estão presentes nos óleos vegetais.
  • Gordura insaturada: considerada mais saudável, a gordura insaturada equilibra os níveis de colesterol e são importantes para a dieta. Ela é encontrada nos peixes magros, azeite, castanhas, amêndoas, nozes, linhaça, chia e frutas como o abacate.

Qual a importância dos macronutrientes para a saúde?

Investindo no consumo desses três grupos de macronutrientes você estará garantindo a boa manutenção da sua saúde, afinal, é a sua alimentação que vai garantir a energia e disposição necessária para andar, dirigir, fazer as suas atividades diárias normalmente.

Mesmo que cada organismo se comporte de uma maneira diferente em relação às quantidades, é importante que você não aposte nas dietas malucas com restrições de carboidratos ou gorduras, pois além de não emagrecerem, te fazem perder massa magra e aumentam o risco do efeito sanfona.

A melhor forma de montar um plano alimentar ideal para o seu caso, de acordo com o seu objetivo, seja ele de construir músculos ou perder peso, é indo a um nutricionista.

Suplementos alimentares

Os suplementos alimentares também são excelentes para preencher as lacunas na sua alimentação e ajudar você a definir o seu corpo mais rapidamente.

Aproveite para conferir na loja da Madrugão Suplementos as opções disponíveis de suplementos alimentares que te ajudarão a garantir os macronutrientes necessários para conquistar o corpo perfeito.

Agora que você descobriu como os macronutrientes ajudam a definir, aproveite para inclui-los no seu plano alimentar corretamente para aproveitar todos os benefícios.

Qual a principal fonte de energia para os músculos?

Para os músculos, assim como para todas as células do corpo, a fonte de energia que mantém tudo funcionando é o trifosfato de adenosina (ATP). O ATP é a moeda energética utilizada por todas as células.

Quais as principais fontes de energia para os músculos durante a atividade física?

Carboidrato, gordura e proteína fornecem combustível a à pratica de exercícios. A energia do carboidrato é liberada nos músculos durante atividade física.

Qual o macronutriente mais importante para a prática da atividade física?

Carboidratos. O carboidrato (CHO) é um dos macronutrientes que mais desperta interesse no esporte, pois é a principal fonte de energia para a prática de exercícios, sendo utilizados para melhorar a performance e para a reposição das reservas energéticas.

É o principal macronutriente responsável pelo fornecimento de energia em exercícios de alta intensidade?

Os carboidratos são importantes substratos energéticos para a contração muscular durante o exercício, principalmente no exercício prolongado realizado sob intensidade moderada e em exercícios de alta intensidade e curta duração.