Por que a população brasileira é formada por pessoas de origem diferente?

O povo brasileiro é caracterizado pela miscigenação, ou seja, pela mistura entre grupos étnicos. A diversidade étnica da população brasileira é resultado de pelo menos 500 anos de história, em que aconteceu a mistura de basicamente três grupos, são eles: os índios (povos nativos), brancos (sobretudo portugueses) e os negros (escravos).

A partir da mistura das raças citadas, formou-se um povo composto por brancos, negros, indígenas, pardos, mulatos, caboclos e cafuzos. Desse modo, esses são grupos identificados na população do país.

O branco

No Brasil, o percentual de pessoas consideradas brancas é de aproximadamente 54%, há uma concentração maior desse grupo étnico na região Sul (83%), seguida pelo Sudeste (64%). Os brancos, em sua maioria, são descendentes de imigrantes europeus que vieram para o Brasil, como os portugueses no século XVI e mais tarde, por volta do século XIX, italianos, alemães, eslavos, espanhóis, holandeses, entre outras nacionalidades de menor expressão.

O Negro

Os negros ou afro-descendentes têm sua origem a partir dos escravos que vieram para o Brasil entre os séculos XVI e XIX, fato que caracterizou como uma migração involuntária, tendo em vista que os mesmos não vieram por livre e espontânea vontade, mas forçados. No decorrer dos séculos citados, o país recebeu cerca de 4 milhões de africanos. Hoje, esse grupo étnico se concentra em maior número na região Nordeste e Sudeste, áreas onde se encontravam as principais fazendas de cana-de-açúcar e café.

O índio

Grupo étnico autóctones. Povos que habitavam o país antes da chegada dos colonizadores europeus, nesse período a população era estimada em aproximadamente 5 milhões de pessoas. Após séculos de intensa exploração, os índios praticamente foram dizimados. Atualmente, os índios se concentram quase que restritamente na região Norte, com cerca de 170 mil; e no Centro-Oeste, com aproximadamente 100 mil. Existem outros 80 mil dispersos ao longo de outras regiões brasileiras.

O pardo

Esse grupo é também chamado de mestiço, em virtude da mistura entre brancos, negros e indígenas. Os mesmos produzem três variedades de miscigenação, dentre elas podemos destacar ainda os mulatos, oriundos da mistura entre brancos e negros, que respondem por cerca de 24% da população.

Os caboclos respondem por aproximadamente 16% da população nacional, esses são oriundos da mistura entre brancos e indígenas. São encontrados especialmente no interior do país, onde se encontra a maioria dos grupos indígenas.
Temos ainda os cafuzos, mestiços oriundos da mistura entre negros e índios, dentre as variações de miscigenações ocorridas no Brasil, essa é a mais difícil de acontecer, tendo em vista que eles representam somente 3% da população. No país os cafuzos são encontrados especialmente na Amazônia, na região Centro-Oeste e Nordeste.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Especialista em Geografia do Brasil (Faculdades Integradas de Jacarepaguá, RJ)
Mestre em Educação (Estácio de Sá, 2016)
Graduado em Geografia (Simonsen, 2010)

Ouça este artigo:

O Brasil é famoso por sua grande miscigenação, nosso povo não tem uma formação étnica única, pelo contrário, é uma mistura de diversos povos. Existem brasileiros de todas as cores, de todos os jeitos.

O Brasil é formado por brancos, negros, asiáticos, índios e muitos mestiços.

Segundo o Atlas do IBGE, a população mais ao Sul e Sudeste do Brasil se auto-declaram mais como branca com considerável presença parda no Sudeste. No Centro-Oeste vemos uma distribuição bem equilibrada e no Norte e Nordeste vemos a população parda em grande destaque.

Porém, é necessário lembrar que essa classificação do IBGE é limitada, especialmente por não considerar os diversos grupos brancos e negros presentes, nem as diversas etnias indígenas presentes em nosso território.

Apanhando histórico

Não é novidade para ninguém que os habitantes mais antigos do Brasil eram os Índios. Em 1500, chegaram os brancos portugueses que aqui se instalaram para colonizar o território. Com o tempo, esses portugueses trouxeram negros africanos para o país, para trabalharem como escravos na terra colonizada. Só aí já temos: índios, brancos e negros.

Durante esse tempo já foram ocorrendo diversas mestiçagens: caboclos ou mamelucos (mestiços de brancos com índios), mulatos (mestiços de brancos com negros) e cafuzos (mestiços de índios com negros).

Posteriormente, outros grupos foram migrando para o Brasil. Germânicos, Italianos e outros grupos brancos vieram em busca de trabalho em nossa terra, sem falar nos médio-orientais árabes e nos orientais como japoneses, chineses e coreanos. Todos esses foram se misturando entre si e também com os três mestiços clássicos apresentados no parágrafo anterior.

A mestiçagem cultural

Essa mestiçagem produziu grandes marcas em toda a cultura brasileira, mesmo para aqueles que não são mestiços. Os nossos hábitos e costumes possuem influência de negros, índios e brancos. No campo religioso, o catolicismo (primeira religião trazida pelos brancos) e posteriormente o evangelicalismo (também trazido pelos brancos) começaram a, em sua forma popular, aderir a práticas e costumes dos povos negros e indígenas por vezes os modificando (vide o “Bolinho de Jesus” como versão evangélica do Acarajé ou o hábito católico de distribuir doces no dia de São Cosme e São Damião). Sem falar no surgimento de religiões mestiças, com forte sincretismo entre práticas religiosas brancas, negras e indígenas: a Umbanda, a Jurema Sagrada, Santo Daime, ...

Na música vemos também a ampla variedade de músicas oriundas de diversos povos e que são consumidas pelas diversas etnias. O samba, o pagode, a bossa nova, o sertanejo, o forró, são tantos ritmos legitimamente brasileiros e que se formaram com influências dos nossos povos formadores. Sem falar na culinária, aqui no Brasil, independente de sua etnia, todos consomem pratos como acarajé, tacacá, biju e outros.

Referências:

Atlas Geográfico Escolar – IBGE (4ª Edição, 2007)

http://www.brasil.gov.br/cultura/2009/10/cultura-afro-brasileira-se-manifesta-na-musica-religiao-e-culinaria

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/geografia/formacao-etnica-da-populacao-brasileira/

Por que a população brasileira é formada por todas as pessoas de origem diferente?

A população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.

Por que a população é formada por tantas pessoas de origem diferente?

A população brasileira é o resultado de uma grande mistura de culturas e características físicas de diversas partes do mundo. São índios, portugueses, africanos, árabes, italianos, espanhóis, alemães, japoneses e muitos outros povos que ajudaram a formar a população brasileira.

Por que as pessoas no Brasil são diferentes?

Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.

Qual a origem da formação da população brasileira?

O povo brasileiro é resultado da miscigenação de vários povos. Os indígenas, os portugueses e os africanos são os principais grupos. No entanto, há vários imigrantes europeus e asiáticos que vieram para o Brasil, especialmente a partir do século XIX, que também formaram o povo brasileiro.