A ludicidade promove a aprendizagem por quê

Ludicidade é um termo utilizado na educação infantil e que tem origem na palavra latina "ludus", que significa jogo. O conceito de ludicidade compreende os jogos e brincadeiras, mas não se restringe a elas.

Atividades lúdicas são aquelas que permitem que as crianças aprendam e desenvolvam suas capacidades por meio de brincadeiras, do uso da sua imaginação e da fantasia, próprias do mundo infantil.

A ludicidade permite que os exercícios de aprendizagem na educação infantil sejam adaptados à maneira como as crianças interpretam o mundo. Dessa forma, o conhecimento será absorvido de maneira leve e natural.

O processo lúdico de aprendizagem deve ser prazeroso e deve respeitar a individualidade de cada criança, de maneira que possam expressar seus sentimentos e emoções e desenvolver suas habilidades de socialização.

Saiba mais sobre socialização.

Ludicidade na educação infantil

As práticas lúdicas na educação infantil buscam romper com o modelo tradicional da escola, em que o professor é o transmissor dos conteúdos e os alunos, os receptores desse conhecimento.

A ludicidade na educação compreende a interação entre professores e alunos, a cooperação entre os educandos e o estímulo à criatividade das crianças. Mais do que transmitir conteúdos, uma educação baseada na ludicidade permite que o aluno desenvolva a sua capacidade cognitiva e seu senso crítico.

O aprendizado deve sempre levar em conta a individualidade de cada criança e suas experiências anteriores, que são responsáveis pelo desenvolvimento e que servem como base para todo o conteúdo que será absorvido por ela.

As atividades lúdicas são pensadas para desenvolver os indivíduos enquanto seres sociais. Assim, a cooperação nas atividades em grupo, a empatia e o diálogo, são elementos que devem ser considerados pelos educadores.

A ludicidade está presente nos jogos e brincadeiras, mas também pode ser aplicada em atividades musicais, artísticas e na contação de histórias: tudo depende da imaginação e criatividade do professor.

O próprio ambiente da sala de aula pode estimular a ludicidade. Imagine uma sala com paredes brancas e carteiras enfileiradas: ela provavelmente não estimulará a criatividade e a fantasia das crianças. Além de não instigar a imaginação, pode até mesmo ser um desestímulo aos pequenos.

Agora imagine uma sala colorida, com diversos desenhos, brinquedos e materiais recicláveis prontos para se tornarem novas criações nas mãos das crianças. Esse é um ambiente que estimula a fantasia e que dá condições para que a criança aprenda brincando.

A ludicidade promove a aprendizagem por quê

Entenda mais sobre desenvolvimento infantil e desenvolvimento cognitivo.

A ludicidade nos jogos e brincadeiras

Os jogos e brincadeiras são atividades lúdicas que, ao mesmo tempo que divertem, promovem o desenvolvimento intelectual, físico e moral de uma criança.

Como são realizados em grupos, os jogos ensinam a cooperação, o trabalho em equipe e a sociabilidade. Para as crianças, os jogos são uma experimentação da vida real.

As crianças aprendem a seguir regras, a respeitar o seu momento e o dos colegas, desenvolvem sua habilidade de comunicação e a expressão dos sentimentos e emoções.

Os jogos e brincadeiras são laboratórios, nos quais as crianças são estimuladas a arriscar, a criar e a inovar. Aprendem a lidar com perdas e frustrações e a desenvolver seu raciocínio lógico.

Os jogos também permitem os erros e ajudam as crianças a compreenderem as consequências de suas ações.

Entenda o que são os jogos cooperativos e jogos recreativos.

O papel dos educadores nos jogos e brincadeiras

Para que as atividades lúdicas promovam o efetivo desenvolvimento das crianças, o papel dos educadores é imprescindível.

São eles os responsáveis por orientar as atividades, estabelecer as regras e explicá-las para os alunos. As atividades devem ser pensadas com um objetivo e com metodologias definidas, visando o desenvolvimento de determinadas habilidades.

A ludicidade pode ser aplicada em infinitas práticas, o educador pode usar sua criatividade para criar as mais variadas experiências e proporcionar às crianças ambientes alegres e divertidos, que estimulem seu completo potencial enquanto seres humanos.

Veja também o significado de lúdico e aprendizagem.

A ludicidade promove a aprendizagem por quê

junho 22, 2020 Atualizado em junho 22, 2020

O lúdico na Educação Infantil é de fundamental importância, porque proporciona uma aprendizagem interativa e prazerosa. É quando a criança aprende brincando. As atividades lúdicas estão presentes em todas as classes sociais. Crianças de várias idades brincam, se divertem, pela ludicidade.

As brincadeiras promovem a aprendizagem e favorecem o desenvolvimento físico, intelectual e social, possibilitando um desenvolvimento real, completo e prazeroso. Além de funcionar como um elo entre os aspectos motores cognitivos, afetivos e sociais. Por isso, a partir do brincar, a criança desenvolve a aprendizagem, contribuindo para uma vida saudável, tanto física como mental.

Seguem algumas dicas que servem para quem mora em casa ou apartamento, para quem tem quintal, varanda ou para quem não tem. O segredo é adaptar!

  1. Cabaninha
  2. Culinária – receitas simples
  3. Dobraduras
  4. Festa a fantasia
  5. Dar banho nos bichinhos
  6. Caça ao tesouro
  7. Imitação
  8. Telefone sem fio
  9. Pista de carrinhos
  10. Gato mia … entre outros.

Vamos proporcionar às crianças momentos felizes que ficarão para sempre registrados em suas lembranças.

“Brincar é a forma mais sublime de descobrir.” (Albert Stein)

Texto de Ana Paula Durante, psicopedagoga e orientadora educacional da Educação Infantil

Porque o lúdico é importante na aprendizagem?

A ludicidade contribui na aprendizagem e conhecimento da criança, pois possibilita criatividade, interação social e crescimento sadio através do relacionamento entre o grupo desenvolvendo seu potencial cognitivo, motor e social.

O que a ludicidade promove?

Estimula a criatividade, fantasia e imaginação. Exploração de habilidades. Favorece a sociabilização. Contribui com o desenvolvimento de competências interativa.

O que é ludicidade na aprendizagem?

A ludicidade proporciona ao educando o seu desenvolvimento pessoal, associados aos fatores sociais e culturais, colaboram para uma boa saúde física e mental, facilitando o processo de socialização, comunicação, construção de conhecimento, desenvolvimento pleno do processo de ensino e aprendizagem.

Em que o uso da ludicidade pode favorecer no aprendizado do aluno?

A atividade lúdica é reconhecida como meio de fornecer à criança um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, que possibilita a aprendizagem de várias habilidades, além de trabalhar estas habilidades na criança, ajudará no desenvolvimento da criatividade, na inteligência verbal-lingüística, coordenação ...