Pode dar banho em gato com 2 meses

Destaque

CTA Cafuné Shampoo

É muito comum ouvir que “gato odeia tomar banho” ou que “gato não gosta de água”, mas será que nós sabemos realmente como dar banho em gato antes de acreditar nessas teorias?

Os gatos soltam bastante pelos e você pode aprender como remover pelo de gato na roupa e em casa aqui mesmo no Cleanipedia. Mas, apesar disso, os felinos são famosos por sua higiene metódica. Suas línguas possuem ranhuras finas que agem como uma esponja de limpeza e eles estão sempre se lambendo para manter o pelo, pele e patas bem cuidados. No entanto, é preciso, sim, aprender como dar banho no gato e consultar o veterinário para entender as características do seu animal — independentemente se você mora em casa ou em apartamento. Confira todas as melhores dicas sobre o assunto logo abaixo!

Você vai precisar de:

  • Balde ou bacia
  • Copo
  • Pano
  • Toalha limpa
  • Luvas grossas
  • Água
  • Shampoo para gatos

Antes de aprender como dar banho em gato e partir para a ação, assegure-se de perguntar para o veterinário se essa é a melhor recomendação para o seu gato. Caso a resposta seja positiva, você pode seguir este passo a passo:

  1. Vista luvas para se proteger

    Como os gatos possuem garras afiadas, é recomendado usar luvas grossas para evitar acidentes dolorosos.

  2. Use um balde ou bacia grande

    Você pode colocar o balde ou bacia dentro do box do chuveiro para facilitar o processo do banho.

  3. Coloque um pouco de água morna

    Use sempre água morna para dar banho em gato, mas não encha muito a bacia. Feito isso, segure o seu pet pela nuca e pelas pernas traseiras e coloque-o na bacia com delicadeza.

    Você também pode colocar o gato na bacia sem água e usar um copo para molhá-lo de forma mais gradual.

  4. Passe o shampoo com cuidado

    Use o produto recomendado pelo veterinário para lavar o gato, cuidando para não molhar os ouvidos. Uma boa dica é deixar a cabeça sempre por último e usar somente um pano úmido para limpar essa parte. Enxágue bem.

  5. Seque com uma toalha limpa

    Evite usar secador de cabelo (principalmente com vento quente!) para secar o gato, pois isso pode estressar o animal. Uma toalha limpa costuma ser o suficiente para remover o excesso de água do banho.

Outra questão importante para quem tem o costume de criar gato em apartamento é manter o ambiente sempre limpo e livre de odores indesejáveis. Portanto, é importante aprender tarefas que devem ser feitas no dia a dia, por exemplo: como tirar cheiro de xixi de gato. Aqui no Cleanipedia, nós disponibilizamos diversos artigos que podem ajudar na hora de manter e cuidar de animais de estimação.

Como dar banho em gato filhote

O tal “banho de gato” é uma expressão famosa. Mas será que existe uma forma de ensinar o gato a gostar de tomar banho? Os especialistas dizem que acostumar o felino desde filhotinho talvez seja a maneira provável de chegar a esse resultado, pois é a idade das descobertas, dos aprendizados e da criação de hábitos. Veja, então, com quanto tempo pode dar banho em filhote de gato e como fazer isso de forma segura.

  1. Consulte o veterinário antes de tudo

    Lembre-se que filhotes são seres muito frágeis e precisam de cuidados especiais quando o assunto é saúde e bem-estar. Alguns profissionais dizem que os gatos podem tomar banho depois de 60 dias de vida, mas a recomendação é que você sempre siga os conselhos do seu veterinário. Combinado?

  2. Use água morna e produtos específicos

    Se o banho for liberado, você deve usar água morna e os produtos recomendados pelo veterinário para bar banho em gato filhote. Evite também deixá-lo muito tempo molhado após finalizar, pois, nessa idade eles costumam sentir bastante frio.

  3. Cuide para que não entre água nos ouvidos

    Sempre tome muito cuidado com as orelhas do gato ao dar banho. A água nos ouvidos pode causar infecções.

  4. Seque bem o gatinho

    Com uma toalha limpa, seque bem todo o pelo do animal e enrole-o em uma coberta para que ele recupere a temperatura corporal.

Enquete

Na sua rotina de limpeza, qual produto você costuma usar para tirar o cheiro de pet da casa?

0 votos

Com quantos meses pode dar banho em gato

Segundo especialistas, você já pode banhar o gato filhote após ele completar 60 dias de vida. Mas assegure-se de ter em mãos os produtos adequados e recomendados pelo veterinário durante a consulta, como shampoos, condicionadores e talcos, por exemplo, e também de proporcionar um primeiro contato com a água bastante prazeroso para o gatinho. O segredo é sempre muito carinho e paciência. Além do banho, também é importante manter o bem-estar do felino em todos os aspectos. Portanto, não deixe de conferir como limpar caixa de areia do gato para evitar odores e possíveis doenças.

Aprenda as dicas de como dar banho em gato e evitar doenças no seu pet

  • Cuide para que a água não entre no ouvido do gato, pois isso pode causar graves infecções. Para evitar que isso aconteça, você pode colocar tampões de ouvido ou usar um copo, balde ou mangueira para controlar melhor a saída de água durante o banho. Sempre lembrando que a água deve ser morna.

  • Use o shampoo recomendado pelo veterinário, de acordo com a pelagem do seu felino. Você não deve utilizar shampoos para cachorros ou pessoas em gatos — eles podem causar alergia, coceira e perda de pelo.

  • Transmita sempre tranquilidade em todas as etapas do processo. Os animais sempre sentem as nossas energias e emoções.

  • Certifique-se de colocar uma toalha velha ou tapete antiderrapante no chão para que o bichano não escorregue durante o banho. Isso evita que ele se machuque e também que arranhe seu braço.

  • Segure o gato pela nuca e pelas pernas traseiras para iniciar o contato com a água morna. Sempre mantenha uma certa distância para evitar arranhões e coloque-o gradualmente na água.

  • Os gatos (assim como os cachorros) geralmente odeiam água na cabeça e na face. Então, uma boa dica é usar um pano úmido para limpar essa área, evitando molhá-la diretamente para não traumatizar o animal.

  • Ao finalizar cada banho, recompense o seu bichinho com bastante carinho e, quem sabe, um petisco gostoso. Assim, ele pode começar a associar o banho com algo bom. Caso você decida encher o seu gato de mimos na sala, dê uma olhada em como tirar pelo de gato do sofá.

  • Lembre-se que os gatos não são humanos, portanto, não precisam tomar banho todos os dias, nem toda semana. Caso tenha dúvidas, consulte o seu veterinário para entender melhor qual seria a frequência indicada de banhos para o seu bichano.

  • A linha Cafuné é uma ótima opção para tudo isso que falamos acima, pois oferece produtos tanto para os pets quanto para a limpeza da casa. Após descobrir que vários ingredientes que utilizamos podem ser prejudiciais aos nossos animais, os profissionais que criaram a linha Cafuné estudaram muito bem todas as necessidades dos nossos animais de estimação e, desta forma, conseguiram criar produtos especialmente pensados em nossos amigos peludos. Os produtos de cuidado com a casa são uma ótima opção para quem está procurando como lavar caminha de cachorro, por exemplo. Portanto, vale a pena experimentar!

Pode dar banho em gato com shampoo de gente

É verdade que os nossos animais de estimação estão cada vez mais próximos e ligados a nós. No entanto, quando o assunto é saúde e bem-estar, é preciso seguir as recomendações específicas para cuidar dos nossos bichinhos de maneira adequada. Veja por que você não pode dar banho em gato com shampoo de gente:

  • O pH — unidade de medida que estabelece o nível de acidez de uma substância — da nossa pele não é o mesmo que o do gato.

  • Existem diferentes raças de gato e cada uma delas possui suas características. Portanto, é necessário usar um shampoo específico para a pelagem e sensibilidade da pele de acordo com a raça do gato.

  • O produto inadequado pode causar alergias, irritações e até mesmo complicações mais graves, como asma e bronquite, devido ao perfume.

Pode dar banho em gato com sabonete

Usar produtos de limpeza pessoal para seres humanos em animais de estimação costuma não ser uma boa ideia. Os químicos presentes nesses shampoos e sabonetes podem causar alergias e irritações, além de expor o animal a alguns componentes potencialmente prejudiciais à sua saúde. Até mesmo desinfetar quintal com cachorro deve ser uma tarefa pensada no bem-estar do bichinho. Então, você pode dar banho em gato somente com produtos adequados à espécie.

A utilização de sabonetes comuns, por exemplo, pode ressecar e quebrar o pelo do gato. Além disso, o pH desses produtos não é o recomendado para a pele do seu bichano. O sabão de coco também deve ser evitado, dado que ele é bastante alcalino — ou seja, ele atua quebrando as moléculas de gordura. Por isso, mantenha-o perto da pia da cozinha e longe da pele do seu gato, ok?

Pode dar banho em gato com detergente

O ideal é usar somente shampoo específico para gatos para evitar qualquer tipo de problema. Veja só: o detergente que usamos na cozinha — mesmo aqueles com pH neutro — contém diversos tipos de componentes químicos, necessários para lavar a louça de modo eficaz, correto? Sendo assim, esse produto pode ser bastante prejudicial à pele do animal devido ao seu poder desengordurante para limpeza.

Agora que você já sabe como dar banho em gato e vários outros detalhes sobre o bem-estar desta espécie, dê uma olhada em nossos outros artigos aqui no Cleanipedia para aprender a cuidar ainda mais da sua casa e de quem você mais ama.

Perguntas frequentes sobre como dar banho em gato

Gato pode tomar banho?

Essa pergunta é muito normal entre os donos destes felinos. A resposta é: depende. Consulte o veterinário e veja o que é recomendado para o seu gato. O ideal é que as características da espécie sejam sempre respeitadas.

Quantas vezes o gato deve tomar banho?

Esta resposta é um pouco mais complexa, pois pode variar de acordo com a pelagem do animal. Alguns especialistas recomendam banhar gatos a cada 4 ou 6 meses e outros dizem que isso pode ser feito uma vez por mês. Caso tenha dúvidas quanto a isso, pergunte ao veterinário.

Tem jeito de segurar o gato para dar banho?

A maneira mais fácil de aprender como dar banho no gato é colocando água morna em um balde ou bacia. Você pode segurar o animal pelas pernas traseiras e pela nuca para dar banho, mas não aplique muita força para não machucar o corpo do gato, ok?

Quais as dicas para dar o primeiro banho em um gato?

Se for liberado pelo veterinário, o primeiro banho em gato filhote pode acontecer entre seus 2 ou 3 primeiros meses de vida. Você pode usar um copo com água morna para molhar as patas e ir subindo aos poucos. Não jogue água diretamente na cabeça do animal, pois isso pode assustá-lo. Em vez disso, use um pano úmido para limpar essa parte. Certifique-se de recompensar o gatinho com bastante carinho e um petisco delicioso após o banho para ele começar a entender que aquilo é algo positivo.

Pode dar banho em gato filhote?

Os gatos filhotes devem tomar todas as vacinas recomendadas para poder frequentar o pet shop do seu bairro. Portanto, enquanto isso, você deve banhá-los em casa, após a liberação do veterinário, e sempre com água morna.

Publicado originalmente 21 de julho de 2021

Como dar banho em um gato de 2 meses?

Como dar banho em gato filhote?.
Use apenas água morna..
Molhe o gatinho aos poucos (tenha muito cuidado com os olhos e ouvidos).
Utilize apenas produtos específicos para gatos filhotes..
Seque-o muito bem..

Quando já pode dar banho em filhote de gato?

Se você tem dúvidas sobre como dar banho em gato filhote, saiba que o procedimento é igual aos felinos maiores. Aliás, quanto antes começar, melhor para o animal se adaptar ao processo. O ideal é dar os primeiros banhos logo após três meses de vida. Assim, o animal vai se acostumar com a água, os cheiros e os produtos.

Como cuidar de um gato de 2 meses?

Como cuidar de gatos filhotes: 7 dicas para uma adaptação tranquila.
Começando na hora certa. ... .
Tenha os acessórios certos. ... .
Cuide da alimentação. ... .
Espalhe alguns esconderijos pela casa. ... .
Lembre-se da vacina e vermifugação. ... .
Faça a castração. ... .
Ofereça brincadeiras e muitas atividades..

Como dar o primeiro banho no gato?

Coloque um pouco de shampoo nas costas do seu pequeno e espalhe por toda sua pelagem. Sempre tomando cuidado com os olhos dele. Após ensaboar todo corpo do seu gatinho, com a ajuda de um copo ou potinho, enxague todo corpo com água morna e limpa. Com uma toalha de rosto, tire o excesso de shampoo que pode ter ficado.