Comece pesquisando em materiais que podem conter informações pertinentes sobre o tema

Ir para o conteúdo

→Temas Fáceis e Simples para TCC em qualquer curso! 28 EXEMPLOS

Quer Temas Fáceis para TCC? Está pesquisando por temas simples de elaborar para seu Trabalho de Conclusão de Curso? Acompanhe estas 7 dicas, e até o final deste texto, você terá uma listagem de exemplos de temas prontos e fáceis para TCC, mas principalmente, aprenderá como descobrir sozinho o melhor tema na sua área de formação, pois entenderá como descomplicar e tornar mais simples a produção de seu projeto de pesquisa, pré-projeto ou anteprojeto.

Nestas 7 dicas de como facilitar o tema de seu TCC ou Monografia, ainda trazemos informações valiosas para seu projeto de pesquisa ser feito da forma correta; para acertar na escolha do orientador – se não tiver orientação, também temos uma superdica extra! :-)  – além de 28 Exemplos de Temas Fáceis para TCC em 10 áreas de Formação Acadêmica.

  • Temas para TCC Administração
  • Temas para TCC Direito
  • Temas para TCC Educação Física
  • Temas para TCC Enfermagem
  • Temas para TCC Engenharia Química
  • Temas para TCC Psicologia
  • Temas para TCC Pedagogia
  • Temas para TCC Nutrição
  • Temas para TCC Letras
  • Temas para TCC Serviço Social

Com esta base, você pode adaptar a sua área. Vamos lá?

Comece pesquisando em materiais que podem conter informações pertinentes sobre o tema

Como escolher um tema fácil e simples para seu TCC?

Eu sei que o final da sua graduação ou da sua pós está chegando e que mal pode esperar por isso!

Você deve estar animado(a) para a festa de formatura (ou simplesmente ter seu diploma em mãos) e poder exercer definitivamente suas funções, receber aquela promoção, ou ter o reconhecimento e o retorno financeiro que tanto sonhou.

Eu sei que você se sente como se nada pudesse te parar, e que essa é a sua chance de contribuir para uma sociedade melhor.

Mas eu também sei que toda essa animação pode sumir por causa de três letrinhas: TCC, ou TGI – Trabalho de Graduação Interdisciplinar – dependendo da instituição que estuda.

Aí, bate o desespero!
Surge aquele sentimento estranho.

Você começa a pensar que deveria ter pensado nisso antes e que não deveria ter procrastinado/enrolado tanto.

Simplesmente deveria já ter feito ou ter encontrado temas fáceis para TCC.

Se torna quase inevitável que surjam sentimentos de incapacidade dizendo que não vai dar conta.

Pensa que é impossível, que isso é algo muito estressante, que é algo além da sua capacidade…

PARA TUDO!
RESPIRA!

Acontece este “desespero” com você?

Pergunto isso pois muitos alunos chegam aqui cheios de dúvidas e perguntando sobre como deixar a pesquisa mais fácil de realizar. Perguntam se auxiliamos, se damos orientação, etc.

Diante disto, nós do AlunoExpert fizemos um artigo com 4 formas de facilitar a pesquisa através de métodos que realmente auxiliam. Tem ajuda para todos os bolsos. E os alunos têm se beneficiado das soluções.

Dá uma lida no artigo AQUI!

Comece pesquisando em materiais que podem conter informações pertinentes sobre o tema

Como encontrar um tema fácil para TCC?

Como encontrar Temas Fáceis para TCC ou Monografia?

E hoje, vou lhe mostrar que o TCC não é esse bicho de sete cabeças que todos tanto dizem, e que no final vai olhar o que fez e vai sentir muito orgulho por ter concluído esse trabalho.

Muitas pessoas dizem que não sabem nem por onde começar. Não sabem como escolher um tema e torná-lo fácil para escrever o TCC ou Monografia. Quando digo facilitar, não estou dizendo fazer uma pesquisa somente para passar e receber o diploma. Importante: encontrar temas fáceis para TCC quer dizer transformar ideias em temas possíveis de executar.

Se você é uma dessas pessoas que não sabem como começar, fique tranquilo(a). Isso é NORMAL!

Comece pesquisando em materiais que podem conter informações pertinentes sobre o tema

Eu imagino que uma das formas que encontrou para começar foi pesquisando na internet algumas informações sobre TCC ou Monografia. Indo até o seu orientador (se já tem um) e talvez até recebeu um manual com o passo a passo para fazer o seu trabalho.

Com essa pesquisa inicial, talvez tenha conseguido reunir uma listinha muito interessante com informações super valiosas.

Se chegou a fazer essa pesquisa, deve ter encontrado algumas dicas parecidas com o que vou mostrar agora. Mas a seguir, vai conhecer as informações que passo para meus alunos de TCC ou os que me escolhem para orientar suas pesquisas.

Então vamos às dicas de como escolher Temas Fáceis para seu TCC. As coisas vão ficar mais simples em sua pesquisa e você vai sair com – pelo menos – uma ideia de como elaborar um bom tema para fazer seu projeto de pesquisa, anteprojeto ou pré-projeto :-)

Saiba Mais ______________

– Como Fazer Um TCC sozinho em 10 passos
– Modelos de TCC Prontos e Grátis em várias áreas
– 7 Dicas de Orientador para fazer um bom TCC ou Monografia
– 5 Passos para começar um TCC ou Monografia Nota 10
– Comprar TCC com Segurança. Quanto Custa um TCC Pronto?
– PASSO A PASSO para fazer TODA sua pesquisa – TCC SEM DRAMA
– Como começar a escrever um TCC de forma correta?

Dica número 1: Procure saber o que a sua instituição espera que faça no seu trabalho de conclusão de curso

Essa informação você consegue no Manual de Trabalho de Conclusão de Curso, que costuma receber no início das matérias sobre TCC ou Monografia, mas se a sua instituição não lhe deu esse material, procure saber ao menos: como e quando que ela espera receber o seu trabalho de conclusão.

Esses manuais variam de instituição para instituição. Então procure saber direitinho o que será preciso e cuidado com o que vai procurar na internet: você pode achar alguma coisa muito relevante, porém que não funciona na sua universidade.

Mas, o que isto tem a ver com fazer seu tema ficar mais fácil de realizar? Explico: existem muitos tipos de Trabalho de Conclusão de Curso, e diante do manual, terá uma boa orientação das possibilidades de adaptar seu tema a uma produção mais prática ou teórica, ok?!

→ Mas nada que não possa sair deste site já com seu tema pronto, ou ao menos tendo ideia de como escolher um tema fácil e simples de realizar, e que dará uma ótima pesquisa, certo?  :-) 

Comece pesquisando em materiais que podem conter informações pertinentes sobre o tema

Saiba escolher seu Orientador de TCC

Dica número 2: Escolha um orientador que você tenha intimidade

Mesmo que esteja fazendo uma pós ou graduação que não disponibiliza um orientador, continue nesta dica, pois ao final dela, te indico um orientador de tcc online que vai te salvar!  :-) 

Essa é outra dica de ouro que você pode encontrar na internet. Mas vou te contar uma coisa com base na minha experiência de aluno e como professor de banca de TCC que vai desmentir o título desta dica.

→ Escolher um orientador que saiba muito sobre a área que você quer escrever, é muito melhor do que um professor que tem intimidade!

Eu sei que está pensando: “MAS EU AINDA NÃO SEI O QUE EU VOU ESCREVER”. Calma! Vamos facilitar as coisas. Rsrs

Voltando…

Não escolha o professor “A” porque adorou as aulas dele. Escolha-o somente se for escrever sobre aquilo que ele é especialista. Isso tornará seu TCC mais fácil de ser elaborado.

Por que eu estou falando isso?

Comece pesquisando em materiais que podem conter informações pertinentes sobre o tema

Quando você tem um orientador muito bonzinho, terá dificuldades em saber se está fazendo certo ou errado, porque eles tendem a ter dificuldades em manter a orientação. Um bom orientador – que tem conhecimento sobre o que você pretende escrever – trará criatividade e luz para o seu trabalho. Além do mais, o conhecimento que ele tem sobre o assunto o tornará exigente.

Ter um orientador que não é exigente pode tornar a experiência de escrever o TCC ou Monografia em algo desastroso e isso não facilitará sua pesquisa em nada! Não entre nesta roubada.

Não se preocupe se não tem tanta intimidade com este orientador, pois ela virá com o passar do tempo. O fato de vocês dois estarem interessados no mesmo assunto trará essa intimidade e a comunicação fluirá muito melhor.

→ Agora, se você não tem um orientador (o que é bem comum em alguns cursos EAD) e não quer ficar “quebrando a cabeça” – ainda mais agora na reta final –  minha sugestão é que faça um acompanhamento profissional. Você terá um passo a passo 24h acessando da sua casa (computador, celular ou tablet) e saberá como escrever cada parte do seu TCC, do início ao fim! Sou professor de TCC e sei que é um método garantido, sem enrolação! Conheça aqui.

Comece pesquisando em materiais que podem conter informações pertinentes sobre o tema

Ideias para um TCC simples de elaborar

Dica número 3: Quer um Tema Simples para TCC? Escreva sobre algo que você conheça mais a fundo

Ótima dica, principalmente se já trabalha na área: fale sobre algo que acontece no seu dia a dia, ou alguma matéria que tenha gostado e se identificado.

Agora que são elas!

Eu sei que passou os últimos anos da sua vida estudando sobre muitas coisas que estão dentro de um enorme campo de estudo e que, durante esse tempo, aprendeu a enxergar o quanto tudo que estudou tem uma aplicação, um fundamento e como é importante.

É óbvio que sabemos que algumas coisas terão mais sentido e outras menos.

Sem dúvida alguma!

Por exemplo:

  • Na área de Direito, nós temos Temas para TCC dentro de Direito Ambiental, Filosofia do Direito, Direito Civil, Ciência do Direito, entre muitas outras áreas.
  • Na área de Pedagogia, nós temos Temas para TCC dentro de Filosofia da Educação, Administração Escolar, Metodologias de Ensino, Psicopedagogia, Educação Inclusiva.
  • Na área de Educação Física, nós temos Temas para TCC dentro de Biomecânica, a Educação Física Escolar, Esportes, Normas, Filosofia do Esporte.
  • Na área de Administração, nós temos Temas para TCC dentro de Gerenciamento de Processo, Gerenciamento de Pessoas, Estratégias de Marketing, Comunicação Empresarial.

E muito mais, isso foi só o básico. Ao final deste artigo, ainda verá vários exemplos de temas em 10 áreas de formação acadêmica.

Comece pesquisando em materiais que podem conter informações pertinentes sobre o tema

Então, por mais que tenha se dado melhor em uma disciplina do que em outras, notas de provas não indicam o que gosta ou não daquela matéria, mas sim, como você estava no momento da avaliação ou o quanto estudou.

Por isso, eu sei que rola aquela dificuldade em escolher, porque você pode gostar de um assunto, mas não foi tão bem assim quando viu passou por ele durante a graduação ou pós.

Às vezes, nós sabemos que a matéria é muito interessante, mas que o professor não era tão bom assim ou você não gostava muito dele. SEMPRE pense que vai ficar estudando no mínimo por 6 meses para escrever o seu TCC, (se for uma pós, talvez menos) então escolha realmente um assunto que goste, independente de como foi o seu desempenho e notas durante os estudos.

Comece pesquisando em materiais que podem conter informações pertinentes sobre o tema

Explore sua área de atuação e encontre um tema que tem afinidade

Explorando sua área de atuação, seu curso!

Uma dica muito boa para quem ainda está perdido é conversar com vários professores e profissionais da área ou realmente observar o que acontece no dia a dia da profissão.

Por exemplo, se fez pedagogia e durante o seu estágio observou que as professoras têm muitas habilidades para desenvolver o lúdico das crianças através de artes em papel e E.V.A., mas que elas quase não usam materiais reciclados. Fale sobre isso!

O lúdico para as salas de aula através da reciclagem.

Isso pode ser um título ou um caminho.

Outro exemplo também, se na empresa em que você estagiou tinha muitos funcionários reclamando que não se sentiam motivados para trabalhar.

Fale sobre isso!

O TCC nada mais é do que pensar em uma problemática do seu dia a dia.

Se você fez educação física, já notou como que é importante o uso do lúdico para as crianças?

E nutrição, já notou como que o movimento da alimentação saudável está crescendo?

Psicologia, talvez? Já notou como que o termo bem-estar e felicidade estão em alta? O mesmo serve para Administração, isso também está sendo muito abordado.

E o cenário econômico do Brasil? O que os estudiosos já falaram sobre isso? Gestão de dinheiro, Consumismos no Brasil.

→ Pense sobre o seu dia a dia, o TCC vem a partir de uma dúvida, um questionamento e a busca de uma resposta. Faça a mistura perfeita entre a atualidade e o que mais gosta. Procure um início (uma pergunta), o meio (um referencial teórico) e o fim (uma solução).

Mas lembre-se que, por mais que queiramos muito, muito mesmo, não é para tentar resolver o problema da guerra na Síria, e que menos é mais. Entenda isso na próxima dica! 

Comece pesquisando em materiais que podem conter informações pertinentes sobre o tema

Menos é mais quando se fala de fazer um TCC

Dica número 4: Menos é mais quando se fala de fazer um TCC ou Monografia

Importantíssimo para se encontrar um tema fácil para TCC. Não se engane achando que sua pesquisa deve conter “a descoberta”!

Não se envergonhe ou ache que não está bom o suficiente. Não há necessidade de dificultar sua pesquisa! TCC é feito com foco em um único ponto, e não vastos conteúdos. É por isso que se faz monografia. Mono (um), entende?

É sempre melhor ter um trabalho incrivelmente bem feito sobre um tema simples do que um trabalho mais ou menos sobre um tema complexo. O trabalho mais ou menos não vai segurar o seu tema e pode acabar se afundando nele.

Não tente resolver o problema da paz mundial no seu TCC, procure fazer sobre algo simples e fácil de se executar. Sua pesquisa não é um mestrado ou doutorado… ainda!

Dica número 5: Como começar a escolher o tema?

O que muitas pessoas tentam fazer também é começar pelo título. Eu era uma pessoa assim também. Mas uma coisa que mudou a minha vida foi quando eu comecei a entender que se existir um título na sua cabeça, pegue ele e faça todas as pesquisas nas bases de artigos sobre esse título.

Mais JAMAIS se prenda ao título.

Conforme vai lendo, vai estudando, vai se interessando pelo assunto, você vai encontrando um mundo de possibilidades e vendo que aquela pontinha do iceberg esconde uma gigantesca gama de conhecimento.

Às vezes, você pode ver que, o que pensou ainda não existe. Se isso acontecer, guarde o seu pensamento e corra para o mestrado! kkkk

Como estamos falando de TCC, procure sempre um caminho dentro de conceitos que estão muito bem estruturados. Não é por questões de incapacidade, mas por complexidade. A ideia é simplificar as coisas e com isso, fazer bem feito!

Escolha bases teóricas já existentes!

Junte pelo menos 3 a 5 artigos acadêmicos e com o conhecimento que adquiriu, pensará em uma direção e em um título. Porém muito cuidado para não abrir demais as pesquisas e acabar se perdendo.

Se não sabe como pesquisar artigos acadêmicos, aprenda neste artigo, que ensino a pesquisar no Google Acadêmico. 

Pense em algo bem delimitado para simplificar seu TCC ou Monografia, depois é só correr para o abraço e escrever sobre o que pensou. Mas… sabe o que é delimitar seu tema? Esse é o segredo! E vou te explicar agora, com exemplos!

Comece pesquisando em materiais que podem conter informações pertinentes sobre o tema

O Segredo para um TCC é aprender a delimitar.

Dica número 6: O Segredo para um Tema Fácil e Simples de TCC é a delimitação.

Aqui que está o real segredo.

Posso dizer com minha experiência de anos de orientação e participação em banca de Trabalho de Conclusão de Curso que essa dica é a que tornará o seu TCC fácil e simples de fazer, e claro, uma pesquisa digna de nota 10.

Além de observar o seu dia a dia, anotar os assuntos que mais gostou durante a sua graduação, entender a gama de possibilidades dentro de sua área de atuação e pesquisar outros trabalhos, é necessário que haja uma delimitação do seu tema no quesito espaço e tempo.

Você deve estar perguntando COMO ASSIM? Não é mesmo?

Pense comigo: Imagine que você encontrou um amigo que não via há tempos e ele lhe conta que foi em um restaurante muito bom. Seu amigo começa a descrever toda a experiência dele naquele restaurante, como era cada comida, cada tempero, cada cheiro, o atendimento, a decoração, a música que estava tocando e tudo mais. Ele conta cada detalhe, te deixando louco de vontade para ir até lá, conhecer o restaurante também.

Só tem um problema: Ele não contou aonde fica (espaço) esse restaurante. Você não sabe se ele é na sua cidade, na cidade vizinha, em outro estado e não sabendo nada. Simplesmente não tem como ir até lá e vivenciar essa experiência também.

Também não sabe quando (tempo) que ele foi nesse restaurante. Não sabe se foi na semana passada, se foi no ano passado, se esse restaurante ainda funciona.

Você ficou com muitas dúvidas sobre o restaurante, não é mesmo? Imagine se tem que pesquisar sobre este restaurante na internet: são tantas as possibilidades de restaurante que, sem delimitar sua pesquisa ao menos dizendo onde fica o restaurante, a pesquisa terá milhões de respostas, milhões de possibilidades.  :-) 

É mais ou menos isso que acontece no seu TCC. É preciso dizer o “endereço” do seu estudo e, também, onde ele se aplica no tempo. Assim você delimita, reduz o “campo de pesquisa” e torna o tema fácil e simples de fazer.

Voltando ao exemplo já citado, sobre o estudo do lúdico e do uso de materiais recicláveis. Vamos pensar no endereço e no tempo que são necessários. Vamos lá?

O título citado foi: O lúdico para as salas de aula através da reciclagem. Ok! Mas vamos tornar este tema mais fácil?

Veja como delimitar este tema, fazendo as seguintes perguntas:

  • Qual colégio esse estudo foi feito?
  • Qual a cidade e município?
  • Quais séries foram aplicadas esse estudo?
  • Quais eram as idades dos estudantes?
  • Quais materiais foram usados?
  • Quando o período de tempo analisado pela pesquisa? Durante o período letivo passado?

Quando delimitamos, o primeiro passo é colocar definitivamente o endereço, neste caso é o colégio aonde estamos trabalhando; mas, na administração pode ser a empresa, na nutrição pode ser o bairro ou o município. O segundo passo é delimitá-lo em questão do tempo, pode ser as séries ou faixa etária em que o estudo se aplica. Pode ser o período que a pesquisa abrange, etc.

Sendo assim, um tema delimitado poderia ser:

O lúdico para as salas de aula do 5º ano do Ensino Fundamental do colégio X através da reciclagem.

E se delimitássemos mais ainda através dos materiais usados?

O título poderia ser: O lúdico para as salas de aula do Ensino Fundamental do colégio X através da reciclagem de garrafas PET.

Ahh, agora eu sei que sua mente já clareou um pouquinho. Certo?

Comece pesquisando em materiais que podem conter informações pertinentes sobre o tema

Veja a diferença da primeira para a segunda possibilidade:

  1. O lúdico para as salas de aula através da reciclagem
  2. O lúdico para as salas de aula do Ensino Fundamental do colégio X através da reciclagem de garrafas PET

Percebe agora? A primeira você teria que ler centenas de revistas, relatórios, livros e visitar muitas escolas para adquirir informação bastante para “cobrir” todas as salas de aula do país!

Já no segundo tema, pode escolher um Colégio que tem acesso, só vai pesquisar o ensino fundamental que usa a garrafa Pet como material.

Delimitar significa “cercar” o tema. Fechar o tema para que fique possível executar a pesquisa, facilitando o desenvolvimento dela e tornando possível aprofundar bem o assunto, o que torna a pesquisa muito bem feita e o tema simples e fácil!

Se for necessário, faça uma listinha dos assuntos que viu na faculdade que mais gostou e se interessou e comece a refletir em cima deles. Junto a isso, veja a possibilidade de pesquisar uma empresa ou entidade que tem acesso. Tenho certeza que rapidinho surgirá um tema ótimo e interessante para escrever.

Leia outro artigo sobre Delimitação do tema:
→ Como escolher tema e delimitação do tema para TCC ou Monografia?
Delimitação do Tema → O Que É e Como Fazer? Com Exemplos!

Abaixo, 28 exemplos em várias áreas!

Comece pesquisando em materiais que podem conter informações pertinentes sobre o tema

Como tornar sua pesquisa ainda mais fácil

Dica número 7:Exemplos de temas para TCC ou Monografia dentro de várias áreas de formação acadêmica

Darei alguns exemplos de possíveis temas simples para TCC para alguns cursos e verá o quanto que eles são ligados com a atualidade, muitas das vezes, até mesmo com coisas que vemos nos noticiários todos os dias. E verá também como é importante a delimitação para que não se torne uma resolução do problema da paz mundial.

  • Temas para TCC Administração

  1. O crescimento do número de microempreendedores individuais no município X diante da economia nacional nos últimos 4 anos.
  2. O aumento da produtividade da empresa X através da motivação dos empregados.
  3. A importância da comunicação na administração de empresas do grupo X
  • Temas para TCC Direito

  1. O papel da ONU na defesa de minorias do estado X
  2. Direitos Humanos x Crescimento Urbano: um cenário distorcido no estado X
  3. Direito Ambiental x Meio Ambiente – A realidade no município X nos últimos 10 anos.
  • Temas para TCC Educação Física

  1. O cenário do esporte olímpico no Brasil: um retrato pós olimpíada de 2016 no município X
  2. Esporte inclusivo: a importância motora e psicológica do exercício físico para os deficientes no município X
  3. O uso do lúdico na educação física escolar como ferramenta pedagógica para alunos de 5 a 8 anos no colégio X
  • Temas para TCC Enfermagem

  1. Pílula anticoncepcional x Preservativo: Como as doenças sexualmente transmissíveis estão se espalhando pelos jovens nos últimos 10 anos no estado X
  2. Uso excessivo de automedicação na realidade da região metropolitana do estado X
  3. A importância da resiliência nos profissionais da saúde do hospital X
  • Temas para TCC Engenharia Química

  1. O uso de medicamentos feitos de plantas medicinais no estado X
  2. O impacto ambiental dos combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene): um estudo de caso na região central do município X
  • Temas para TCC Psicologia

  1. Representações Sociais: Separando o real do senso comum na entidade X
  2. A importância do acompanhamento do psicológico na terceira idade do munícipio X
  • Temas para TCC Pedagogia

  1. Aplicação da pedagogia nas organizações: um estudo feito na empresa X
  2. Evasão escolar: mudança no cenário escolar brasileiro nos último 10 anos: estudo de caso na Escola X
  3. O papel do pedagogo na mediação de conflitos e bulling dentro da sala de aula de ensino médio da rede pública do munícipio X
  • Temas para TCC Nutrição

  1. Os hábitos alimentares atuais: como que a globalização alterou a alimentação infantil brasileira e o reflexo na cidade X
  2. Nutrição e idoso: a importância da alimentação balanceada na terceira idade conforme aplicabilidade da Entidade X no último ano
  3. Distúrbios na alimentação: como os adolescentes são afetados pelos padrões corporais criados pela mídia: estudo de caso no hospital X
  • Temas para TCC Letras

  1. Como a tecnologia pode ajudar na escolarização: o uso tecnológico na escola X
  2. O bilinguismo nas escolas infantis do munícipio X
  3. O analfabetismo digital para adolescentes entre 12 e 18 anos: estudo de caso na escola X
  • Temas para TCC Serviço Social

  1. O cenário do Serviço Social no município X
  2. O serviço social e a ética segundo a secretaria municipal de X
  3. Serviço social na previdência social: como a previdência modifica o cenário brasileiro no século XXI e os reflexos segundo a entidade X

Agora é contigo! Pense em seu tema, delimite-o e o torne mais fácil e simples

Podemos notar que todos os exemplos de temas que citei são muito atuais e possuem uma delimitação ou no espaço, ou no tempo.

Provavelmente, alguns já ouviu falar nos noticiários ou tem até mesmo uma noção sobre o assunto. Mas a diferença é que em um TCC você falará cientificamente sobre isso e provará que muito do que nós vemos hoje é reflexo do que aconteceu há muitos anos e que existem muitas bases teóricas.

Pense com calma sobre o mundo que lhe cerca e sinta-se à vontade para refletir sobre a sua realidade.

Use e abuse da sua criatividade.

Lembre-se: falar sobre o que gosta e tem afinidade vai te ajudar muito na sua defesa de TCC, porque temos intimidade sobre o que estamos falando. E se delimitar direitinho, fica muito mais simples achar um tema fácil para TCC!

Escreva! Defenda! Corra para o diploma!!!

E não esqueça de compartilhar o link de nossa página. POR FAVOR  :-) 

Leia outros artigos em destaque:
→ 10 Temas Relevantes para TCC de Pedagogia com exemplos
→ PASSO A PASSO para fazer TODA sua pesquisa – TCC SEM DRAMA
→ Modelos de TCC Prontos e Gratis em várias áreas
→ Quantas páginas tem um TCC, Monografia ou Artigo Científico?
→ Projetos de Pesquisa em Educação: exemplos comentados
→ Comprar TCC com Segurança. Quanto Custa um TCC Pronto?
→ 4 formas seguras de fazer TCC Online

→ Pré-Projeto de Pesquisa Pronto → Exemplo Comentado
→ Como escolher tema e delimitação do tema para TCC ou Monografia?
→ Como Fazer um Projeto de Pesquisa Passo a Passo. Exemplos Comentados
→ Exemplos prontos de Problematização e Hipótese em TCC
→ TCC Estácio e TCC Unopar. Aluna fez dois TCCs com este método.
Introdução Perfeita para TCC e Monografia

AlunoExpert

Compartilhe

Page load link

Qual das alternativas a seguir apresenta uma característica das pesquisas brasileiras cujo tema é o livro didático atualmente?

QUESTÃO 6 Qual das alternativas a seguir apresenta uma característica das pesquisas brasileiras, cujo tema é o livro didático, atualmente? a )Tentam analisar os livros didáticos apenas como mercadorias da indústria cultural. b )Procuram compreender os livros didáticos como instrumentos ideológicos do Estado.

Quem faz os livros escolares?

Programa Nacional do Livro Didático: O FNDE executa diretamente o programa, não havendo repasse de recursos para as aquisições de livros didáticos, acervos de obras literárias, obras complementares e dicionários.

Quando surgiu o primeiro livro didático?

Alguns autores sugerem que o livro didático surgiu no século XIX como complemento aos ensinamentos que não constavam na Bíblia. No século XIX, o livro didático surgiu como um adicional à Bíblia, até então, o único livro aceito pelas comunidades e usado nas escolas.

Qual o significado do livro didático?

“O livro didático tem o caráter mais pedagógico e tem o objetivo de complemento dos livros clássicos quando são utilizados nas escolas. O livro didático é muitas vezes a única alternativa para os professores auxiliarem seus alunos do processo de aprendizagem”, conta.