Para quem não sabe onde quer ir qualquer caminho serve

Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.

(Alice no País das Maravilhas — Lewis Carroll)

É incrível como uma frase retirada de um desenho animado pode soar tão pesada e tão chocante em nossas rotinas diárias.

Talvez a frase não seja tão chocante e o que assuste seja a reflexão que fazemos sobre ela quando avaliamos o curso de nossos planos e ações na nossa vida pessoal.

Assunto pesado, né?!

Comecemos então de uma forma leve...

Bem, se você não sabe o que quer ou onde quer chegar, qualquer caminho vai servir e consequentemente, conseguir qualquer coisa é o mesmo que obter nada.

Tomar decisões por si só já não é uma missão muito simples, tomar boas decisões então...

(Pense no(a) crush perdido, na dieta furada com aquela torta linda, naqueles vídeos vergonhosos registrados via story na festa da noite anterior... Bem, vou interromper a sua tortura por aqui. Rs)

Embora o tom seja de descontração, estamos falando de um tema muito sério.

DECISÕES RUINS ACARRETAM RESULTADOS RUINS!!!

(Frase de impacto: Checked [X])

Vamos ilustrar isso melhor através de um termo de finanças pessoais que eu particularmente adoro: A Corrida dos ratos!

Pense por um minuto que a sua vida é uma partida no jogo de Banco Imobiliário e que cada volta no tabuleiro represente de forma resumida um ano passado na sua vida.

Você pode completar uma volta pelo tabuleiro pela primeira vez, sem pretensão alguma de investir em imóveis e acumular riquezas, contando com a sorte para evitar as cartas de sorte ou revés.

Você mantém sua estratégia de sem planejamentos ou investimentos para a segunda rodada no tabuleiro e nota que seus adversários começaram a comprar alguns pequenos imóveis e terrenos, nada muito ameaçador à primeira vista. Ao fim da segunda volta você novamente passa ileso, sem prejuízo algum. O mesmo se repete ao fim da terceira e da quarta volta.

Você até chega a pensar: - É um jogo simples, apenas preciso seguir o fluxo e tudo vai dar certo!

Ao iniciar a quinta rodada, você se depara com adversários repletos de imóveis, terrenos, um verdadeiro campo minado.

Durante a quinta volta pelo tabuleiro, caprichosamente os dados não lhe favorecem tanto e você começa a ter os seus primeiros prejuízos no jogo. Caprichosamente, o mesmo acontece o mesmo na sexta e na sétima volta.

Na oitava volta pelo tabuleiro, o inevitável acontece: falência, fim de jogo.

Podemos fazer uma pequena comparação entre a omissão de tomar decisões num simples jogo de tabuleiro e as decisões que tomamos em nossa vida.

Por quantas voltas no tabuleiro da vida temos sido omissos com os cuidados da nossa saúde?

Por quantas voltas no tabuleiro da vida temos sido omissos com os nossos estudos?

Por quantas voltas no tabuleiro da vida temos sido omissos com a nossa profissão?

Por quantas voltas no tabuleiro da vida temos sido omissos com as nossas finanças?

Notem que não tomar uma decisão pode ser tão nocivo quanto tomar uma decisão ruim.

Notem que não tomar uma decisão pode ser tão nocivo quanto tomar uma decisão ruim.

[Sim, Frase repetida pra poder fixar bem!]

E falando em decisões ruins... Algumas delas parecem que foram retiradas direto das famosas pérolas do ENEM:

Projetos enormes de geração de energia sem o planejamento para a transmissão da energia gerada:

 Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/05/energia-eolica-e-desperdicada-por-falta-de-linhas-de-transmissao-no-ne.html

 Algumas delas não precisam de explicação

(Imagens fortes: Checked [X])

Se consegui sua atenção até aqui, imagino que você esteja prezando por boas decisões em sua vida.

Se sim, ficará feliz em saber sobre a imensidão de métodos que a Pesquisa Operacional provê para os mais tipos variados de decisões sobre problemas do mundo real:

(Clique abaixo para boas decisões gratuitas)

https://casadapesquisaoperacional.com/

https://lableggo.org/

LET’S GET DOWN TO BUSINESS DUDE!

Conheçam o método DEMATEL (Decision Making Trial and Evaluation Laboratory) foi desenvolvido por Andre Gabus e Emilio Fontela em 1972 com o objetivo de ajudar a encontrar as melhores soluções para problemas complexos, o que o levou a abordagens voltadas para qualidade, sustentabilidade, aprendizado à distância, negociação de produtos “green”, melhoria de processos em cervejarias, identificação de soft skills para cargos de liderança, etc...

O Método DEMATEL em suma, se trata de um modelo matemático que identifica os critérios como influenciadores e influenciados, uma relação de causa e efeito que é crucial para o sucesso de negócios, principalmente em ambientes críticos como os de criação de novos negócios.

Recentemente (2021, estado da arte total!), uma nova abordagem do método DEMATEL foi apresentada na China, no Information Technology and Quantitative Management (ITQM 2020&2021):

O artigo lança mão dos recursos do método DEMATEL na compreensão e identificação dos critérios relevantes durante a definição de uma estratégia de marketing.

O artigo conta com uma apresentação que pode prover mais detalhes no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=bfHuEYIQGKI

Após ampla pesquisa na literatura, os dados foram coletados e imputados no método DEMATEL, levando ao seguinte resultado:

Onde:

= A soma da linha de cada elemento representa o impacto total que cada elemento possui no conjunto de elementos estudados;

R = A soma da coluna de cada elemento representa o total de impacto recebido por cada elemento no conjunto de elementos estudados;

D + R = representa o envolvimento total que cada elemento possui no conjunto de elementos estudados;

D - R  = representa o efeito líquido que cada elemento possui no conjunto de elementos estudados.

Com isso, o critério avaliação Product/Service apresentou o maior Grau de importância, enquanto que o critério Trends se destacou com a maior pontuação para o Grau de influência.

Numa análise de causa e efeito, Trends foi identificada como variável causal, responsável por influenciar todas os demais critérios, que por sua vez, representam as variáveis efeitos.

 Boas decisões para todos vocês!

Para quem não sabe para onde quer ir qualquer caminho serve?

Lewis Carroll, ao escrever Alice no País das Maravilhas, tornou célebre a frase dita pelo Gato Cheshire à Alice: "Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve".

Quando não sabe onde quer chegar?

Quem não sabe onde quer chegar, nunca chegara em lugar nenhum . Porém, quem sabe onde quer chegar está disposto a Enfrentar qualquer coisa pra alcançar seus sonhos. Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.

Qual o caminho certo Alice no País das Maravilhas?

Alice perguntou: Gato Cheshire... pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar? Isso depende muito do lugar para onde você quer ir – disse o Gato.

Quando a pessoa não sabe o que quer perde o que tem?

Antes um pássaro na mão do que dois voando.