Para a psiicologia socio-histórica existe condição humana humana por quê

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1. Quais são os princípios da Psicologia Sócio-Histórica de Vygotsky?
A Psicologia Sócio-Histórica tem como meta a superação de algumas certezas que a Psicologia produziu desde Wundt. Em sua origem, ela contrapõe a certeza de que o fenômeno psicológico já estaria dado em cada ser humano, não importando sua origem e construção. Para Vygotsky, a psicologia é um fenômeno pautado na experiência pessoal que se constitui no coletivo e na cultura. A Psicologia Sócio-Histórica estuda o ser humano e seu mundo psíquico como construções históricas e sociais da humanidade.
2. Quais críticas tal abordagem faz à visão liberal de homem e quais as conseqüências desta visão para a Psicologia?
Para a Psicologia Sócio-Histórica, o fenômeno psicológico não pertence a uma natureza humana. Ao contrário, ele é pensado como algo que os humanos constituíram como possibilidade devido à forma como nos inserimos e atuamos no mundo. Foi o trabalho – atividade instrumental de transformação para obter sobrevivência – o responsável por essas transformações. Assim, o mundo psicológico é um mundo de registros e possibilidades que acompanham e possibilitam as intervenções do ser humano no mundo.
3. Como você compreende a afirmação: “Para a Psicologia Sócio-Histórica, não existe natureza humana; existe a condição humana. A natureza humana não existe como algo que caracterize os humanos. O que os caracteriza são as suas condições de construírem suas formas de satisfazer suas necessidades e fazerem isso em sociedade. São as situações nas quais estamos inseridos que definirão nossa consciência e identidade.
4. O que significa a afirmação: “O homem é um ser ativo, social e histórico.”?
O homem constrói sua existência a partir de uma ação sobre a realidade, buscando satisfazer suas necessidades. Essas necessidades não são apenas biológicas, são também sociais. A atividade de cada indivíduo é determinada e definida pela forma como a sociedade se organiza para o trabalho. Entendido como a

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    Como você compreende a afirmação: “para a psicologia sócio histórica não existe natureza humana; existe a condição humana”
    A partir da frase “o homem constrói sua existência a partir de uma ação sobre a realidade que tem por objetivo satisfazer suas necessidades” podemos concluir que o homem não tem uma essência universal, e sim é um ser que elabora sua existência. Ou seja, o homem age de acordo com o meio onde este se encontra e aqueles que o rodeiam.

    Oque significa a afirmação: “o homem é um ser ativo social e histórico”
    Significa que a natureza humana se deriva do convívio em sociedade do contato com os hábitos e costumes de seus contemporâneos e às vezes até mesmo antepassados. É dizer é um ser ativo social por viver em constante contato com uma sociedade obrigatoriamente independente de que tipo ou classe social essa seja, E um ser histórico porque toda ação humana que ocorre em sociedade é um processo necessariamente histórico, já que a os fatos históricos são gerados de um determinado ato ou costume sociais.

    Segundo esta abordagem como se desenvolve a consciência humana
    Podemos observar no texto que “a linguagem é instrumento essencial na construção da consciência”. Como citado no trecho anterior a consciência humana se desenvolve pela presença da linguagem, essa por sua vez não só permite que o individuo represente a realidade em sua mente como também permite que tal individuo entre em contato com uma infinidade de significados. Quando os conceitos e o contato social (ambos permitidos pela linguagem) se conjugam, se pode desenvolver assim a consciência humana.

    Os fenômenos sociais então de forma simultânea dentro e fora dos indivíduos. A partir dessa frase, discuta com as noções de subjetividade individual e social.
    A subjetividade individual é gerada quando o individuo ao entrar em contato com uma determinada cultura, absorve a sua “visão de mundo” de acordo com as experiências de vida que o mesmo tem. A subjetividade social é a


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