Onde fica o numero do renavam

RENAVAM significa Registro Nacional de Veículos Automotores. Esse código é como se fosse a Certidão de Nascimento, o RG, o CPF, a Certidão de Casamento e Certidão de Óbito de seu veículo, num documento só. Isto porque, com este simples código, é possível saber todo o histórico do veículo, desde a sua produção até o seu descarte. Com este código são armazenadas informações sobre as características do veículo, multas, emplacamento, licenciamento, mudança de proprietário, etc., que estão em poder do DENATRAN e dos DETRANS de cada estado.

O RENAVAM vem impresso no topo do CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, emitido pelo DETRAN, ou no documento de Transferência do Veículo. Se você não tem estes documentos em mãos e quer saber da procedência e vida do veículo é seu direito solicitar ao proprietário, ao vendedor ou à concessionária este número.

Não é necessário o documento para a consulta junto ao DETRAN, são os números e a placa do veículo que lhe darão as chaves para certificar-se de que junto a este novo patrimônio, não estás adquirindo multas e dívidas de impostos atrasados. De posse do código e da placa, acesse o site do DETRAN do estado de onde o veículo provém e pesquise à vontade.

Perguntas e respostas sobre o RENAVAM

Para que serve o RENAVAM?

Por meio do RENAVAM é possível verificar todas as informações acerca do veículo, o que vai desde a época em que foi fabricado até o momento que seja descartado. Desta forma, a partir do acesso a essa numeração, é possível verificar se o veículo possui multas, informações sobre licenciamento, sobre emplacamento, casos em que o veículo seja furtado, tenha passado por mudança de proprietário e outros eventos. Atualmente, até mesmo recalls pelos quais o veículo tenha passado (atendidos ou não) são associados ao RENAVAM.

Ou seja, ele é um código de números que dá acesso a o histórico do veículo ao qual ele pertence. De forma que todas essas informações acessadas por meio do RENAVAM estão arquivadas e em poder do DENATRAM, que repassa essas informações para os DETRANS.

Onde posso visualizar o RENAVAM do meu veículo?

Essa numeração pode ser facilmente visualizada, pois se localiza na parte alta do documento de seu veículo, o CRLV, que significa Certificado de Licenciamento do Veículo, documento este que deve estar sempre em dias e em mãos, pois caso o contrário pode levar à apreensão do veículo.

Na imagem abaixo, dentro do retângulo vermelho, constam a localização no CRLV antigo e no novo, válido a partir de 2017:

Onde fica o numero do renavam

Como consultar o RENAVAM de meu veículo?

Se você precisa de informações sobre algum veículo, como saber se há multas há pagar, documentos e coisas do tipo, acesse o site oficial do DETRAN de seu estado. Acesse a guia “SERVIÇOS” . Você vai precisar estar com o documento CRLV em mãos. Dessa forma insira o número da Placa do veículo e o número do RENAVAM. Clique em “ok”.

Pronto! Uma página se abrirá com todas as informações sobre o veículo como, Licenciamento, Multas cometidas e IPVA.

Posso transferir o RENAVAM de um veículo para outro?

Não. O RENAVAM, cujo nome significa Registro Nacional de Veículo é um número de identificação que atua de forma parecida com os documentos de CPF e RG. Ou seja, ele é um número único para cada veículo e intransferível. Não podem existir dois veículos com a mesma numeração de RENAVAM.