Quando uma barra de vidro e esfregada com um pano de seda a barra fica positivamente carregada porque a cargas negativas são transferidas do vidro para a seda?

Ocorre quando atritamos dois corpos de substâncias diferentes (ou não), inicialmente neutros, e haverá transferência de eletros de um corpo para o outro, de tal forma que um corpo fique eletrizado positivamente (cedeu elétrons), e outro corpo fique eletrizado negativamente (ganhou elétrons).

Como funciona o processo de eletrização por indução?

A eletrização por indução consiste em aproximar um corpo previamente carregado, chamado de indutor, de um corpo condutor eletricamente neutro, chamado de induzido, de modo que a presença das cargas do indutor faça com que os elétrons do corpo induzido movam-se em seu interior, ocorrendo uma polarização de cargas.

Quando Atritamos um bastão de vidro com um pedaço de lá o que ocorre?

O bastão de vidro e a lã, como toda a matéria existente, são formados por átomos. Quando atritamos um ao outro, ocorre transferência de elétrons entre os átomos dos dois corpos (bastão e lã). Assim, dizemos que os dois corpos, trocaram elétrons de modo que um fica com falta e outro com excesso de elétrons.

Qual a diferença de eletrização por atrito e por contato?

A eletrização por contato, diferentemente da eletrização por atrito, necessita de pelo menos um dos corpos carregado eletricamente. Para entender o funcionamento do processo da eletrização por contato, considere um condutor carregado positivamente e outro condutor neutro.

Porque quando passamos a caneta no cabelo?

Isso ocorre porque quando você atritou a caneta no seu cabelo, houve uma transferência de elétrons entre os dois corpos, o que deixou a caneta carregada eletricamente. Ao aproximar essa caneta dos pedaços de papel, que são neutros, eles serão atraídos.

O que é eletrização por condução?

Este tipo de eletrização ocorre quando um corpo condutor está carregado e entra em contato com um outro corpo. Parte da carga irá ser transferida para o outro corpo. Quando os corpos envolvidos na eletrização são condutores de mesmas dimensões e mesma forma, após o contato, terão cargas de mesmo valor.

Em qual processo de eletrização ocorre apenas uma separação entre algumas cargas positivas é negativas do corpo?

Na indução eletrostática ocorre apenas uma separação entre algumas cargas positivas e negativas já existentes no corpo condutor.

Quando uma barra de vidro é esfregada com um pano de seda a barra fica positivamente carregada Porquê?

Por exemplo, se uma barra de vidro for esfregada com um pano de seda, a barra fica carregada positivamente e a seda negativamente, porque o vidro está acima da seda, na série triboelétrica (ver figura 1.4).

Os processos de eletrização consistem em gerar um desequilíbrio no número de prótons e elétrons de um corpo qualquer. Naturalmente os corpos são neutros, ou seja, possuem a mesma quantidade de prótons e elétrons, quando esse número se torna diferente dizemos que o corpo está eletrizado.

O desequilíbrio é gerado pela perda ou ganho de elétrons, essas partículas são mais leves e estão distantes do núcleo atômico, por isso seu deslocamento ocorre de forma mais simples. Os prótons são partículas pesadas que ocupam o núcleo atômico, na eletrização um corpo nunca perde ou ganha prótons.

Um corpo estará positivamente eletrizado quando perder elétrons e o número de prótons se tornará maior. Ao receber elétrons um corpo estará eletrizado negativamente.

Eletrização por atrito

A forma mais simples de eletrizar um corpo é atritá-lo com um material de composição diferente. Gerada a fricção, elétrons irão abandonar um dos corpos, aquele que perder elétrons ficará carregado positivamente, já aquele que ganhar as cargas negativas ficará carregado negativamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Série triboelétrica

A série triboelétrica é uma tabela que indica se os corpos ficarão positivos ou negativos após o atrito. Cada material irá perder elétrons se for atritado com qualquer outro material que possuir posição inferior na tabela.

Quando uma barra de vidro e esfregada com um pano de seda a barra fica positivamente carregada porque a cargas negativas são transferidas do vidro para a seda?

Segundo a reduzida tabela acima, se o vidro for atritado com papel, ele irá adquirir carga de sinal positivo, enquanto o papel irá receber elétrons, ficando carregado negativamente.

Quanto maior for a distância entre os elementos na série triboelétrica, maior será a eletrização, ou seja, atritar pele humana seca com teflon irá gerar muito mais eletricidade estática do que o atrito de pele humana seca com vidro.

Quando uma barra de vidro e esfregada com um pano de seda a barra fica positivamente carregada?

Por exemplo, se uma barra de vidro for esfregada com um pano de seda, a barra fica carregada positivamente e a seda negativamente, porque o vidro está acima da seda, na série triboelétrica (ver figura 1.4).

Quando um bastão de vidro e esfregado em um pedaço de seda Os elétrons são transferidos para onde?

A seda tem maior afinidade por elétrons do que o vidro, assim quando se esfrega um pedaço de seda num bastão de vidro, ambos inicialmente neutros, a seda rouba elétrons do bastão ficando com excesso de elétrons e com carga negativa (eletrizado negativamente), já o vidro fica com falta de elétrons, ou em outra visão, ...

Quando seda e atritada com vidro a lá?

Por meio dessa série, é possível determinar a carga elétrica adquirida por cada material quando são atritados entre si. O isopor ao ser atritado com a fica carregado negativamente. O vidro ao ser atritado com a seda ficará carregado: a) positivamente, pois ganhou prótons.

Como saber qual material fica carregado positivamente ou negativamente?

A série triboelétrica é organizada de modo que o material que possui posição superior na lista adquire carga elétrica de sinal positivo (perde elétrons). Assim sendo, o material de posição inferior recebe elétrons e é eletrizado negativamente.