Onde está escrito na Bíblia a história de José?

José é um personagem emblemático da bíblia e hoje vamos aprender 4 aprendizados que podemos tirar da vida dele.  Ele foi o décimo primeiro filho de jacó, e o seu favorito, sendo também o filho mais velho de Raquel, que permaneceu infertil por anos, mas era a esposa mais amada de seu pai. Por conta disso, tornou-se o caçula protegido e favorecido. 

Ao longo de sua história ele foi desprezado pelos seus irmãos, ameaçado de morte, vendido como escravo, tentado por uma mulher poderosa, preso injustamente, esquecido na prisão, desafiado pelo Faraó a interpretar sonhos, nomeado governador do Egito e colocado à prova diante de seus irmãos, aos quais perdoou. Em tudo isso, ele teve fé em Deus e foi honrado. 

1. O mal da inveja, ciúmes e ódio

Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente.

Gênesis 37:4

Movidos pelo ódio, inveja e ciúmes, os meios irmãos de José conspiraram contra ele e o venderam como escravo. Além disso para justificar a ausência de José para o pai, sujaram sua túnica de sangue de animal e entregaram a Jacó, para que ele pensasse que seu filho protegido havia sido devorado por um animal selvagem.

Não é raro ligarmos no noticiário e ver crimes horríveis que aconteceram dentro da própria família de alguém ou com pessoas próximas, como namorados ou amigos. Essas brigas que podem levar a morte, acontecem por conta desses sentimentos mencionados, de natureza carnal  e não agradam ao nosso Deus. Devemos nos livrar deles para não correr o risco de cometer erros que podem deixar graves sequelas.

2. A importância da honestidade 

O Senhor, porém, estava com José, e estendeu sobre ele a sua benignidade, e deu-lhe graça aos olhos do carcereiro-mor. E o carcereiro-mor entregou na mão de José todos os presos que estavam na casa do cárcere, e ele ordenava tudo o que se fazia ali. E o carcereiro-mor não teve cuidado de nenhuma coisa que estava na mão dele, porquanto o Senhor estava com ele, e tudo o que fazia o Senhor prosperava.

Gênesis 39:21-23

José foi um jovem competente e íntegro, ao ser tentado pela esposa de Potifar, ele se manteve forte e não cedeu aos desejos dela, mesmo assim foi preso injustamente pela calúnia da mulher. Às vezes pagaremos um alto preço para manter a nossa integridade cristã num mundo cujo sistema é dominado pelo maligno, mas Deus está conosco assim como esteve com José. 

O escolhido de Deus para governar o Egito, acabou sendo solto, graças ao dom que o Senhor lhe deu para interpretar sonhos. Por ter interpretado o sonho do Faraó, sugerindo-lhe ações para prevenir que o Egito sofresse longos anos de fome, recebeu a seguinte oferta, descrita em Gênesis 41:40: “Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu”.

Isso mostra a importância de nos manter firmes, Deus não esquece de nós e é d’Ele que vem a nossa recompensa. Enquanto formos trabalhadores dedicados, esforçados, interessados e honestos, dando o melhor de nós naquilo que fizermos, e usando nossos dons e talentos para abençoar as outras pessoas, tendemos a ter êxito em tudo o que fizermos.

3. O perdão tem poder de restaurar 

E disse José a seus irmãos: Peço-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se; então disse ele: Eu sou José vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós.

Gênesis 45: 4-5

Em Gênesis 42:21, os irmãos de José confessaram o mal que o fizeram, vinte anos após vender o irmão como escravo ainda sentiam remorso pelo que haviam feito e José após testar se seus irmãos estavam verdadeiramente arrependidos os perdoou sem qualquer reserva e além disso reconheceu a providência divina agindo por meio deles. Nós sempre devemos estar dispostos a perdoar e perceber a providência do nosso Senhor, que age em nossas vidas até mesmo através de situações nada favoráveis.

4. Saber o nosso propósito importa 

Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento.

Gênesis 45:7

Desde o início da história de José podemos ver como ele tinha fé e sabia qual era sua missão – servir a Deus e ao próximo – isso o manteve firme mesmo nas provações e ele que passou por tantas desventuras veio a se tornar o segundo homem mais importante do Egito. A história de José mostra que mesmo em situações adversas devemos dar o nosso melhor e quando sabemos o nosso propósito e quem está do nosso lado não temos o que temer. Precisamos aprender a identificar as bênçãos disfarçadas de provações.

Deus te abençoe! 

Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple). Para ver mais publicações como essa clique aqui!

_____________________

Episódio 32 do Bíblicast JFA

Aprendendo a orar com Jesus

Sabemos que a oração é fundamental para o nosso relacionamento com Deus, mas não é difícil ouviu alguém dizer que tem vergonha de orar em público ou que não sabe orar, talvez você mesmo passe por isso. Felizmente, encontramos na bíblia passagens em que nosso Mestre nos instrui a como orar e hoje iremos aprender algumas dessas lições deixadas por Jesus. Neste episódio você irá aprender o que Jesus ensinou sobre a oração.

Que livro da Bíblia fica a história de José?

A história de José está relatada no livro de Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, entre os capítulos 37 e 50. Nascido de Jacó e de Raquel, José desde novo era muito amado por seu pai, justamente por esse ser seu filho da velhice, e por ter nascido de Raquel, a mulher que realmente amava.

Qual é o propósito de Deus na vida de José?

O plano de Deus era usá-lo para salvar muitas vidas. José teve que passar por essas provações para realizar um plano muito maior que o dele e, consequentemente, salvar a vida de seus irmãos!

Quantos anos durou a prova de José?

José esperou 13 anos para Deus cumprir o seu sonho, mas quando chegou o tempo determinado, ele dormiu como presidiário e na manhã seguinte acordou e foi levantado ao cargo de governador de todo o Egito.

O que é história de José do Egito nos ensina?

Saber o nosso propósito importa Desde o início da história de José podemos ver como ele tinha fé e sabia qual era sua missão – servir a Deus e ao próximo – isso o manteve firme mesmo nas provações e ele que passou por tantas desventuras veio a se tornar o segundo homem mais importante do Egito.