O que fazer quando aparece uma bolha na boca?

março 22, 2022

Todos nós já tivemos alguma bolinha na cavidade interna da boca, sentimos certo desconforto por um tempo, mas logo desapareceu. Essas bolhas, podem ser consideradas como um aviso que algo não anda bem na nossa saúde bucal.

Sua aparição pode indicar problemas como herpes labial, quando localizadas nos lábios, ou uma mucocele, quando encontrada na parte interior da boca.

Uma bolinha na boca pode derivar de vários lugares e ter diferentes impactos na nossa vida, podendo ser uma ameaça a nossa saúde ou não. Hoje, vamos mostrar de onde essas bolinhas surgem e como podemos tratá-las. Confira!

Fibromas

Uma das causas mais comuns das bolinhas surgirem, são os fibromas, tumores benignos (não trazem prejuízos) arredondados, bem definidos, duros e de aparência brilhante. Costumam ser encontrados perto do interior dos lábios e da garganta.

Os fibromas costumam nascer nas áreas onde há atrito, porém, podem surgir em qualquer parte da cavidade oral. Essas bolinhas podem causar certo desconforto no paciente, por isso devem ser removidos, contudo, não conseguem afetar à saúde de fato. Quando pequenas, acabam sumindo sozinhas com o tempo.

Mucocele

A mucocele é uma bolinha cheia de líquido que pode se formar no interior dos lábios, bochechas, solo da boca, gengivas ou até na língua. Esse cisto mucoso é de tamanho variado e indolor, embora possa causa desconforto de acordo com sua localização.

O hábito de sugar as bochechas e a utilização de piercings pode impulsionar a formação dessas lesões. Na maioria dos casos, a mucocele some com o tempo, porém, em casos de desconforto extremo, há a possibilidade da remoção do cisto.

Bolinhas brancas

Caso surjam bolinhas brancas na cavidade oral ou nas amígdalas, preste atenção. Essa situação requer um tratamento médico específico, pois, ao contrário das patologias acima, a mesma pode apresentar riscos à saúde. Seguem abaixo algumas das causas mais comuns das bolinhas brancas.

  • Candidíase oral: Uma das causas das bolinhas brancas é a presença do fungo cândida. Essa infecção, faz com que surjam as bolinhas na boca, dor ao engolir, e sangramentos na hora da escovação. Um bom cuidado com a higiene bucal já pode prevenir sua aparição. Caso as lesões não sumam ou cresçam degeneradamente, é necessário o tratamento médico.
  • Herpes oral: A herpes oral surge após o contato com o vírus herpes simples topo 1, é caracterizada por gerar aftas brancas, ardência, coceira e dor ao engolir. As lesões podem desaparecer com o tempo, no entanto, medicamentos podem ser receitados para o tratamento.
  • Cáseo: Na maioria dos casos afetam amígdalas e garganta. Tal infecção é gerada pelo acumulo de células mortas, que por sua vez, provocam a aparição de formações esbranquiçadas, dor e odor na cavidade oral.

Bolinha de sangue

Essa lesão costuma ser inofensiva, pode ser gerada por uma úlcera bucal ou por uma auto-lesão ao mascar. Caso a bolha não suma com o tempo, ou aumente de tamanho e comece e a causar dor, um profissional odontólogo deve ser consultado imediatamente.

Casos de urgência

Na maioria dos casos as bolinhas não apresentam ameaças à saúde, no entanto, há algumas situações que apresentam urgência. Entre elas está:

  • Inflamação nos gânglios
  • Dificuldade de comer, falar ou engolir
  • Perda de peso
  • Dor extrema
  • Úlcera

Nesses casos, é fundamental que o paciente procure um profissional. Não ignore os sinais que o seu corpo dá, caso sinta algum dos sintomas acima agende imediatamente uma consulta. Um tratamento precoce é sempre mais garantido.

Quem somos ?

Caso você ainda não nos conheça, somos a Clínica Jin – clínica odontológica que visa sua saúde 360. Acreditamos no atendimento humanizado e buscamos trabalhar sob o lema: “não tratamos bocas, tratamos pessoas”. Para maiores informações, segue um vídeo de apresentação da Clínica Jin:

Atenção: nenhuma das informações confirmam o diagnóstico do paciente ou substituem uma consulta presencial!

Para mais conteúdos como esse, acesse nosso blog ou entre em contato conosco.

Erica Jin - Doctoralia.com.br

Comentários

Eliana Porto silva

25/01/2022

Boa tarde,meu filho sosofre de dores ha 3 anos e so agora foi diagnosticado o problema filho de DTM ele reclama de enxaqueca,estalos no ouvido,dores no rosto

Angela Gonsalves Feitosa

06/12/2021

Sofro de enxaqueca alguns dias quando atacar sinto dor nos olhos ouvidos dentes e na nuca me dar mal esta cala frio e ansia de vomito é normal ser nao for oque devo fazer por isso

O que fazer para sumir bolha na boca?

Na maioria dos casos, a bolha na boca desaparece sozinha sem a necessidade de nenhuma intervenção. Contudo, pode ser necessária uma cirurgia simples para removê-la. Além disso, caso essa condição seja recorrente, pode haver necessidade de uma cirurgia para retirar a glândula salivar afetada.

O que pode ser uma bolha transparente na boca?

A mucocele, também conhecida como cisto mucoso, é uma espécie de bolha que se forma no lábio, língua, bochechas e/ou céu da boca. É provocada pelo acúmulo de saliva no interior do tecido, isso pode acontecer pelo rompimento de canais que transportam a saliva devido a algum trauma ou pancada local.

É normal nascer uma bolha na boca?

A bolha na boca, também conhecida como mucocele, é uma complicação que pode surgir na boca que apesar do nome complicado, ela não passa de um tumor benigno. Porém, apesar de que normalmente a bolha na boca está associada a mucocele, ainda existem outras situações que podem causar uma bolha na boca.

Pode estourar bolha de água na boca?

Jamais deve-se furar as bolhas, pois isso pode agravar a lesão. Se furadas, essas bolhas infeccionam e podem deixar cicatrizes nos lábios.