O que você entende por efeitos nocivos aos seres vivos e ao ambiente resposta?

O efeito estufa é um fenômeno natural que permite que o planeta se mantenha em uma temperatura adequada para a manutenção da vida.

O que você entende por efeitos nocivos aos seres vivos e ao ambiente resposta?
O efeito estufa recebeu esse nome porque apresenta o mesmo mecanismo das estufas agrícolas

O Sol envia constantemente radiação solar ao nosso planeta. Parte dessa radiação é refletida de volta para o espaço e parte é absorvida pela Terra e irradiada na forma de calor. O gás carbônico, o metano, óxido nitroso, vapor d’água e as nuvens são responsáveis por formar uma barreira que permite a passagem da radiação solar e retém o calor irradiado. O nome desse processo é efeito estufa.

Ao permitir que o calor fique retido, os gases proporcionam o aquecimento da Terra. Esse fato é extremamente importante, pois permite que as formas de vida vivas hoje sobrevivam. Se não houvesse essa barreira de gases, a Terra teria uma temperatura muito baixa, em torno de - 18°C, que com toda a certeza levaria várias espécies à extinção.

O que você entende por efeitos nocivos aos seres vivos e ao ambiente resposta?

Observe a representação do efeito estufa. Os raios amarelos indicam a radiação do Sol e os vermelhos, o calor retido

O efeito estufa recebe esse nome em razão de seu mecanismo ser o mesmo de uma estufa agrícola. Uma estufa de vidro permite que a luz entre, porém impede a passagem das ondas de calor. Isso faz com que ela permaneça aquecida.

Outro exemplo que podemos citar é um carro exposto ao sol. Você já percebeu o aumento da temperatura dentro de um carro após muito tempo ao sol? Isso se deve ao fato de que os vidros do carro impedem a passagem das ondas de calor, aquecendo-o. Se você permanecer nesse mesmo carro com os vidros trancados, sentirá um grande mal-estar em virtude das altas temperaturas. Imagine isso na Terra!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Muitos pesquisadores acreditam que o aumento da emissão dos gases-estufa, como o CO2, nas últimas décadas está aumentando o efeito estufa. Isso significa que a atividade humana pode estar causando um aumento na temperatura do planeta. Esse processo é conhecido como aquecimento global.

É importante salientar que basicamente todas as atividades humanas geram um aumento na produção de gases-estufa. As indústrias e a grande quantidade de carros nas ruas causam um acelerado aumento na quantidade de gás carbônico na atmosfera. As atividades pecuárias também são grandes vilãs, pois animais ruminantes eliminam uma ampla quantidade de gás metano.

Vale destacar que o aumento da temperatura pode levar a consequências graves, não só para os humanos, mas para todos os seres vivos. Pesquisadores acreditam que entre as principais consequências desse aumento de temperatura estão o derretimento das geleiras, aumento do nível dos mares, aumento de tempestades e furacões, desertificação e, consequentemente, extinção de diversas espécies de plantas e animais.

Apesar de alguns cientistas acreditarem que o aumento da temperatura é consequência das atividades humanas, outros acreditam que esse é um fenômeno natural do planeta.

Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Poluição Sonora: o que é, causas, efeitos e soluções

Poluição sonora: como reduzir as consequências de uma ameaça invisível?

#P+D+I

A poluição atmosférica não é a única que tem efeitos prejudiciais para os seres vivos do planeta. A poluição sonora, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), é um dos fatores ambientais que provoca mais problemas de saúde. Só na Europa, conforme a Agência Europeia do Meio Ambiente (AEMA), causa 16.600 mortes prematuras/ano e mais de 72.000 hospitalizações.

O que você entende por efeitos nocivos aos seres vivos e ao ambiente resposta?

Conforme a OMS, o ruído se torna daninho se passar de 75 decibéis (dB) e doloroso a partir dos 120 db.

Um motorista buzinando com seu carro, um grupo de trabalhadores com uma britadeira rompendo o pavimento, um avião sobrevoando o céu... Ruído, ruído e mais ruído. As cidades se tornaram o epicentro de um tipo de poluição, la sonora, que, apesar da sua invisibilidade e que a crise do coronavírus reduziu-a até o ponto de quase sentir saudades dela, é terrivelmente prejudicial para os humanos. Nesse sentido, há um dado que é uma boa mostra disso: só na Europa, conforme informações da Agência Europeia do Meio Ambiente (AEMA), o ruído causa 72.000 hospitalizações e 16.600 mortes prematuras.

Se é prejudicial para os humanos, também o é para os animais. Segundo o serviço de Parques Nacionais dos Estados Unidos (NPS), a poluição sonora tem um grande impacto ambiental e notáveis efeitos adversos na vida selvagem. De fato, para os especialistas, o ruído pode perturbar os padrões de reprodução, aleitamento e, inclusive, contribuir para a extinção de algumas espécies.

O QUE É POLUIÇÃO SONORA

Nem todo o som é considerado poluição sonora. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define como ruído níveis sonoros superiores a 65 decibéis (dB). Mais concretamente, dito ruído se torna daninho se for superior a 75 dB e doloroso a partir dos 120 db. Consequentemente, este organismo recomenda não passar de 65 dB durante o dia e indica que para que o sono seja reparador, o ruído do ambiente noturno não deve ser superior a 30 dB.

CAUSAS DA POLUIÇÃO SONORA

A poluição sonora pode vir de várias fontes; a seguir revisamos as principais:

 Tráfego automobilístico

O principal foco de ruído nas cidades é o causado pelos carros. Por exemplo, a buzina de um carro produz 90 db e a de um ônibus 100 dB.

 Tráfego aéreo

O número de aviões que sobrevoam uma cidade é menor que o dos carros, mas seu impacto é maior: só um desses aparelhos produz 130 db.

 Obras de construção

A construção de um novo edifício, um novo estacionamento ou o recapeamento asfáltico de um pavimento provoca ruído. Por exemplo, uma britadeira pneumática tem uma intensidade sonora de 110 dB.

 Restaurantes e lazer noturno

Os bares em geral, restaurantes e bares com áreas ao ar livre, quando chega o bom tempo, podem passar de 110 dB. Neste grupo, também entraria o ruído de pubs e discotecas.

 Animais

O ruído gerado pelos animais pode passar despercebido, mas os latidos e uivos de um cachorro, por exemplo, podem ficar perto de 60-80 db.

O que você entende por efeitos nocivos aos seres vivos e ao ambiente resposta?

As cidades mais ruidosas do mundo.

CONSEQUÊNCIAS DA POLUIÇÃO SONORA

O ruído excessivo e constante, mais além dos lógicos efeitos negativos na audição — tinnitus ou surdez —, pode provocar outros problemas na saúde humana, especialmente entre os mais jovens e mais idosos. A seguir, revisaremos os principais:

 Psicopatológicos

Agitação respiratória, aceleração da pulsação, aumento da pressão arterial, dor de cabeça e, no caso de barulhos extremos e constantes, gastrites, colites ou inclusive enfartes.

 Psicológicos

O ruído pode provocar episódios de estresse, fadiga, depressão, ansiedade ou histeria, tanto em seres humanos quanto em animais.

 Sono e conduta

Um ruído superior a 45 dB impede conciliar o sono ou dormir corretamente; tenhamos em conta que o ideal, conforme a OMS, é não passar de 30 dB. Tudo isto pode influir, a posteriori, na nossa conduta, provocando episódios de agressividade ou irritabilidade.

 Memória e atenção

O ruído pode afetar a nossa capacidade de concentração, o que ao mesmo tempo pode provocar baixo rendimento. A memória também sofre, por exemplo, quando vamos estudar.

Um dado interessante: o ouvido precisa um pouco mais do que 16 horas de repouso para compensar duas horas de exposição a 100 dB.

SOLUÇÕES E EXEMPLOS PARA REDUZIR A POLUIÇÃO SONORA

Organismos internacionais como a OMS coincidem em indicar que a conscientização da cidadania é fundamental para vencer este inimigo invisível. Por exemplo: realizar atividades de lazer sem gerar ruído excessivo, evitar o uso do carro e escolher alternativas como a bicicleta ou o veículo elétrico, fazer obras domésticas nos horários recomendados, isolar as moradias com materiais que absorvem ruídos, etc. Para isso, também é fundamental promover a educação ambiental com as crianças.

As administrações também podem tomar medidas para uma adequada gestão ambiental do ruído que ajude a reduzir a poluição auditiva. Por exemplo: proteger determinadas zonas — áreas de campo, espaços de interesse natural, parques urbanos, etc. — contra os ruídos, estabelecer regras que contemplem medidas preventivas e corretivas — distância obrigatória entre áreas residenciais e focos de ruído como aeroportos, multas para aqueles que ultrapassem os limites de ruído, etc. —, isolar acusticamente os edifícios recém-construídos, criar áreas de pedestres com horários de circulação restritos para carga e descarga de mercadorias, substituir o asfalto habitual por outros tipos mais eficientes que reduzem em até 3 dB o barulho da rua, entre outras medidas.

O que é efeito nocivo aos seres vivos e ao ambiente?

Poluição é uma degradação do ambiente que causa efeito nocivo ao meio ambiente e aos seres vivos que ali se desenvolvem. A poluição pode ser causada pelo humano, porém também devido a processos naturais. Existem diferentes tipos de poluição, como a atmosférica, a hídrica, a dos solos, a sonora e a visual.

O que você entende por efeitos nocivos aos seres?

adjetivo Capaz de prejudicar, de causar danos, prejuízos; danoso, prejudicial: o açúcar é nocivo para a saúde. Que pode ser perigoso, causar estragos: remédio nocivo para crianças. [Popular] Capaz de matar ou de causar mortes; fatal, tóxico: veneno nocivo ao organismo.