O que significa o gato dormir com o dono?

Matéria da Reader’s Digest
publicada originalmente no site oficial.

Seu gato te ignora o dia inteiro, mas, à noite, busca se aconchegar perto de você. Quem tem gato sabe disso. Mas você sabe o por quê dos gatos preferirem dormir em cima de você ao invés daquela super caminha de última geração que você comprou pra ele?

Existem algumas evidências:

1 – Eles buscam por segurança.

Gatos estão sempre alertas, mesmo quando dormem. Estar próximo ao dono significa uma proteção extra a eles, que os permite relaxar mais. 

2 – Busca por calor humano, literalmente.

Os gatos têm uma temperatura corpórea um pouco mais elevada que a nossa, e, mesmo quando os dias nos parecem quentes, para eles nem tanto, necessitando ficarem mais aquecidos para dormir. E nada melhor que nosso colo para isso.

3 – Demarcar território.

Sim. Ao dormir em cima de você, seu gato está determinando que você pertence a ele.

4 – Demonstrar afeto.

Gatos costumam dormir juntos (quando há mais de um na casa). Portanto, o fato dele se aninhar em você quer dizer que ele te enxerga como um gato, um parceiro, alguém digno de receber carinho. Tenha gratidão por seu gato te considerar tanto assim!

Mas, tem alguma razão para que, o fato do gato dormir em cima do dono, represente algo ruim?

Se este é um comportamento típico do seu bichano, não há com o que se preocupar. Contudo, se ele não tinha esse hábito, ou pelo menos não com tanta frequência, e de repente passou a fazer isto, tenha atenção a sinais de doenças, pois mudanças de comportamento podem representar algum mal estar.

Esse mal estar pode ser psicológico também. Por exemplo, adotar um novo animal, ou mudar de casa.

E teria motivos para o gato escolher partes específicas do corpo do dono para dormir? (por exemplo, em cima de nossa cabeça)

Na verdade, sim. Ao dormir nós mexemos menos com a cabeça do que outras partes do corpo, seu gato, muito esperto, entende isso e se acomoda mais facilmente. Ou pode ser que deitando na sua barriga eles saibam que existe maior probabilidade de ganhar mais carinho, enquanto você ainda está sonolento. E se dorme próximo ao seu peito, em alguns casos é porque a batida do seu coração e constância da sua respiração trazem conforto para ele.

Algumas pessoas comentam que, quando o gato não tem o hábito de dormir em cima do dono, ou em determinada parte do corpo, e de repente faz isto, é porque o dono apresenta algum sintoma naquela região do corpo. Não existem fatos comprovados a respeito disso, mas sabemos que os animais são muito sensíveis e captam nossos sentimentos.

De toda forma, aproveite bastante seu gatinho em cima de você! Você pode achar chato às vezes, mas confesse, quando está longe dele, não fica com saudades?

Para alguns gatos, basta um pedaço do cobertor para que se acomodem no cantinho da cama e tenham uma noite de sono profundo. Outros, por sua vez, gostam mesmo é de ocupar todo espaço, preferem se espalhar e deixam o tutor espremido e sem muita chance de se espreguiçar durante a noite. Há também aqueles que gostam de se aquecer no abraço ou no travesseiro do seu humano favorito. Em comum, esses felinos têm uma coisa: amam dormir grudadinhos com os seus tutores.

Segundo especialistas, esse comportamento comum à maioria dos gatos tem basicamente duas explicações: é sinal do afeto que une donos e animais, mas também tem origem no instinto territorialista (leia-se “espaçoso” mesmo) dos gatinhos.

“Os tutores podem representar um porto seguro para seus bichanos. Como os gatos possuem o olfato e a audição muito aguçados, sentir o nosso cheiro e escutar a nossa frequência respiratória é um jeito prazeroso de dormir. Sem contar que, se percebemos algo de errado, eles logo sabem que precisam se proteger”, explica o adestrador André Poloni.

Assim como os demais ambientes da casa, esses animais acreditam que a cama é deles, então aceitam deixar um espacinho para o tutor descansar toda noite. “Gatos não costumam migrar, pelo contrário, são bem territorialistas. Então, conhecer bem um ambiente ajuda na hora de se proteger, porque assim sabem as principais rotas de fuga e os esconderijos. Portanto, não só a cama é dele, mas a casa toda!”, diz Poloni.

O adestrador defende que não há nenhum mal em dormir com os animais e, ao contrário, essa conduta pode trazer conforto e prazer para humanos e pets. “Isso é gratificante para todos”, diz. “Um gato que não confia em seu ser humano, não vai querer compartilhar a mesma cama que ele. Portanto, se ele dorme junto de você, isso é um bom sinal”, explica.

Mas será que há contraindicações para essa prática? Poloni diz que, em situações de animais mais dependentes – apesar disso parecer estranho no caso dos gatos –, a sua ausência pode gerar um estresse enorme no bichano. “Nesse caso, é indicado deixar o gato dormir em outro cômodo alguns dias da semana, fazendo sempre ele associar isso a algo bom (pode ser uma noite de jantar diferente, uma comida natural fresca é uma boa sugestão!), para que em épocas de viagem seu gato fique bem!”, indica.

O que significa quando o gato dorme ao lado do dono?

Gato dormindo com o tutor Sempre que um gatinho fica muito perto do seu tutor, especialmente na hora de dormir, é porque ele quer demonstrar afeto. Ou seja, gato dormindo com o tutor quer dizer que o bichano tem carinho pela pessoa, pelo ambiente e pelos momentos que eles têm juntos.

Porque é bom dormir com gatos?

Dormir com seu gatinho reduz os problemas de insônia e é relaxante para pessoas que sofrem de ansiedade e ataques de pânico. O ronronar do gato transmite serenidade e paz. Além disso, o pelo de um gato é uma fonte natural de calor, e compartilhar uma cama com eles fortalece a ligação entre o animal e o dono.

Como saber se o seu gato te ama?

Seu gato te ama?.
Ele esfrega a bochecha em você ... .
Ele treme a pontinha do rabo. ... .
Ele faz contato visual. ... .
Ele liga o “motorzinho” ... .
Ele senta em você ou ao seu lado. ... .
Ele amassa você ... .
Ele lambe seu cabelo e suas orelhas. ... .
Ele traz um rato morto para dentro de casa..