O que significa o nome Miguel na Bíblia?

  1. Significado do nome
  2. Origem Hebraico
  3. Miguel

Significado do nome Miguel

História e origem do nome Miguel

Miguel é um nome masculino de origem hebraico (Mikhael). Não seria leviano (Que julga de leve) atribuir o nome a uma esfera mundial, sem divisas e para os mais religiosos, um nome celestial. Sim, isso mesmo! Miguel, foi também o nome de um famoso arcanjo (Anjo, de ordem superior), estava no mais alto nível de anjo.

Significa aquele que é parecido ou semelhante a Deus, mas não igual, pois Deus é único. Se desmembrarmos o nome original, em hebraico, temos algo como Mi que significa "quem", kha que significa "como" e el que significa Deus. Então, a partir do nome e principalmente pelo fato do "Mi" inicial caracterizar uma pergunta em hebraico, entende-se que a tradução do nome é uma pergunta: quem como Deus?

Obviamente, a resposta para tal pergunta é "Não", o que transforma o famoso arcanjo em um síbolo de humildade (Qualidade daquele ou daquilo que é humilde), pelo fato de não se igualar ao ser superior, o todo poderos, Deus, nosso pai.

Trata-se também de um dos nomes mais antigos da humanidade. Citado por diversas vezes, tanto no velho como no novo testamento. Na Bíblia Hebraica, existem passagens se referindo a Miguel, como um grande principe, defensor das crianças de seu povo. Mais especificamente, no Livro de Daniel.

Como é se chamar Miguel?

Alguém cuja o nome é Miguel, pode ser considerado uma pessoa intelectual. Com desenvoltura para sair-se bem de quase todas as situações que lhe são atribuídas. Percebe sempre o momento certo para agir e tomar boas decisões. É sensato naquilo que faz.

Escrever, lembrar e pronunciar o nome Miguel, é considerado muito fácil pela maioria das pessoas.

Por que escolher este nome?

Poderíamos citar diversos motivos, dentre eles o próprio significado. Afinal de contas, o que seria mais importante do que dar ao filho, um nome de alguém parecido com Deus?

Mas acredite, para os papais de plantão, talvez o que conte muito na hora de escolher o nome do filho, está na formação de sua personalidade. E convenhamos, Miguel tem personalidade de sobra. Além de extremamente afetivo, pessoas com esse nome tendem a ser conquistadoras. No mundo em que vivemos, podemos chamá-los de "fazedores".

Sim, isso mesmo. Miguel é um fazedor. Sabe exatamente o que quer e como conquistar, fazendo valer a pena cada gota de suor dedicada a obter suas vitórias.

Certamente, o nome está presente, pelo menos no Brasil, em uma interminável relação de lugares, principalmente com o nome de Santo, São Miguel. De ponta a ponta, de norte a sul nesse nosso Brasil, cada um dos estados possui um lugarzinho especial com esse nome tão querido e popular. Citar cada um deles, é impossível. Portanto, vamos citar apenas alguns mais populares e com nomes curiosos, como São Miguel do Anta, em Minas Gerais, São Miguel do Passa Quatro, em Goiás e São Miguel dos Milagres, em Alagoas.

Quais são as curiosidades do nome?

Um nome tão conhecido e utilizado tanto no Brasil, também tem lá as suas curiosidades. Para que se tenha uma ideia, encontramos referências com esse nome em pelo menos trinta novelas, séries e filmes já produzidos. O mais popular atualmente, é o Miguel vivido pelo ator Xolo Maridueña, protagonista da série Cobra Kai, 2019, produzida e exibida pela Netflix. Na série, o personagem é treinado na arte marcial Karatê, pelos senseis e remanecentes do filme Karatê Kid, 1984 Daniel Larusso (Ralph Macchio) e Johnny Lawrence (William Zabka).

Personalidade do nome Miguel

Extremamente criativa e confiante. Miguel, além de muito inteligente, é esperto o suficiente para raciocinar com rapidez as tarefas do dia-a-dia.

Pessoas com o nome Miguel, tem apego as coisas materiais e dão valor a tudo o que conquistam, o que não impede de zelar pelo amor e afeição. É organizado, controlador e muito disciplinado.

Luta contra os próprios limites e restrições com vontade, determinação e imaginação, ultrapassando obstáculos para atingir o sucesso. Enfrentar os desafios é sempre estimulador para quem é conhecido como Miguel.

Nome Miguel na bíblia

O nome Miguel é citado 4 vezes na Bíblia, em Judas no novo testamento e Daniel no velho testamento.

A passagem mais relevante, é: "Naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo; e haverá um tempo de tribulação, qual nunca houve, desde que existiu nação até aquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro."
(Daniel — Capítulo 12, versículo 1)

Popularidade do nome Miguel

Desde 2000 até os dias atuais, aproximadamente 88.59 mil pessoas, o que representa 36.78% do total de pessoas que já foram registradas com esse nome no Brasil.

13 Curiosidades sobre Miguel

  1. Origem: Hebraico
  2. Tipo: Comum
  3. Gênero: Masculino
  4. Escrever, lembrar e pronunciar: Muito fácil
  5. Separação das sílabas: Mi-guel
  6. Pronúncia: Miguéu
  7. Nomes similares: Migael, Migel, Migeul, Mighel, Migiel, Migueil, Miguiel, Miguil, Migul, Mijael, Muiguel e Myguel
  8. Que derivam de Miguel: Miguelo e Miguelito
  9. Apelidos: Mi, Mimi, Guel e Miguelzinho
  10. Forma masculina: Miguel
  11. Forma feminina: Miguela
  12. Aumentativo: Miguelzão
  13. Diminutivo: Miguelzinho

Distribuição do nome Miguel no Brasil

Quantidade

De acordo com nossa pesquisa, 0.1263% da população brasileira chamam-se Miguel.

Popularidade

O nome Miguel está na posição número 157 de nomes mais escolhidos no Brasil.

Curiosidade

Você sabia que 0.1597% da população de Paraná possui o nome Miguel?

Estado%
São Paulo 23.283%
Rio de Janeiro 10.4621%
Minas Gerais 9.9448%
Paraná 6.9259%
Bahia 6.5107%
Rio Grande do Sul 5.9494%
Pará 4.7737%
Pernambuco 3.7633%
Ceará 3.4486%

Estado%
10° Santa Catarina 3.0625%
11° Maranhão 2.8458%
12° Goiás 2.627%
13° Piauí 1.7382%
14° Espírito Santo 1.7079%
15° Amazonas 1.7075%
16° Paraíba 1.607%
17° Rio Grande do Norte 1.5796%
18° Mato Grosso 1.4331%

Estado%
19° Distrito Federal 1.3828%
20° Mato Grosso do Sul 1.3251%
21° Alagoas 1.1446%
22° Sergipe 0.7394%
23° Tocantins 0.6443%
24° Rondônia 0.6402%
25° Amapá 0.3201%
26° Acre 0.2225%
27° Rorâima 0.2109%

Pontos positivos do nome Miguel

Disciplinador, organizado, estável, construtor, confiante e honesto, são caracteristicas positivas de quem se chama Miguel

Pontos negativos do nome Miguel

Rigido, crítico, excessivo, inflexível, inseguro e metódico é o negativismo presente algumas vezes em Miguel

Salve e compartilhe o significado do nome Miguel

O que significa o nome Miguel na Bíblia?

Saiba mais sobre Miguel em nosso blog

Qual é o significado do nome Miguel?

Nome de um arcanjo. Significa ninguém é como Deus e indica uma pessoa diplomática e inteligente, que consegue se sair bem de qualquer situação.

Qual é o poder do nome Miguel?

Prudente e dogmático. Lutador incansável, instável, mas com objetivos bem definidos.

Quem é o anjo Miguel?

São Miguel é considerado um dos mais poderosos anjos e o mais famoso dos guerreiros de Deus contra o mal. Junto com os arcanjos Gabriel e Rafael formam a mais alta hierarquia dos anjos.

São Miguel Quem como Deus?

Afinal, ele é conhecido por ser um guerreiro de Deus contra o mal. O nome Miguel do hebraico significa “Quem como Deus?” – o que quer dizer que ninguém é como Deus.