O que significa genética das populações?

O que é genética das populações?

É o ramo da Biologia que estuda a estrutura genética das populações (naturais e domesticadas), bem como as suas mudanças ao longo do tempo, resultantes da seleção natural (ou artificial) ou de outros fatores.

Qual é a importância da genética das populações?

A Genética de Populações estuda a origem da variação e como essa variação é transmitida dentro das populações. Além disso, é um mecanismo que auxilia os métodos de melhoramento de plantas. A variação das populações é devido a vários fatores, dentre eles estão à mutação.

Quais as principais características da genética de populações?

Genética de populações é o ramo da Biologia que estuda a distribuição e mudança na frequência de alelos sob influência das quatro forças evolutivas: seleção natural, deriva gênica, mutação e fluxo gênico. A genética populacional também busca explicar fenômenos como especiação e adaptação ao ambiente.

O que é diversidade genética de uma população?

O que é a diversidade genética? A diversidade genética é entendida como a combinação das variações existentes no material genético de uma espécie. Em outras palavras, a diversidade genética é a extensão com que o genótipo de indivíduos da mesma espécie varia.