Frenagem é o mesmo que travamento das rodas

Num sistema de freio convencional, as rodas do carro travam e os pneus derrapam no solo, caso a força exercida sobre o pedal seja muito intensa. O sistema ABS evita o travamento das rodas, mantendo a força de atrito no seu valor estático máximo, sem derrapagem. O coeficiente de atrito estático da borracha em contato com o concreto vale ue=1,0 e o coeficiente de atrito cinético para o mesmo par de materiais é uc=0,75. Dois carros, com velocidades iniciais iguais a 108 km/h, iniciam a frenagem numa estrada perfeitamente horizontal de concreto no mesmo ponto. O carro 1 tem sistema ABS e utiliza a força de atrito estática máxima para a frenagem; já o carro 2 trava as rodas, de maneira que a força de atrito efetiva é a cinética. Considere g=10m/s².

Os carros mais modernos já contam com freio ABS há tempos. Contudo, ainda há muitos veículos circulando sem essa tecnologia. Aí é que precisamos falar sobre dicas essenciais de frenagem de emergência. O que não se resolve apenas “pisando fundo”. Confira!

Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados

Inclusive, também já explicamos o que exatamente fazer se o freio falhar. E falamos sobre outros cuidados com o freio: 5 indícios de que vem problema pela frente. Além de dicas mais gerais sobre condução perigosa: como dirigir em estradas sinuosas.

Frenagem de emergência: a convencional e a do ABS

Frenagem é o mesmo que travamento das rodas

A frenagem de emergência é o momento em que um condutor freia o carro com tudo, pisando fundo no pedal. Geralmente isso ocorre devido ao surgimento de alguém ou algo na pista. Como uma pessoa, um animal ou uma árvore caída após uma curva fechada.

Seja como for, o grande problema aqui é o processo que essa medida desencadeia no funcionamento do veículo como um todo. Isso porque a frenagem de emergência sempre vai impactar a direção, os pedais e até os pneus do carro.

Ou seja, se ela for mal feita, a verdade é que, mesmo evitando um acidente à frente, ela pode causar outros. Ou seja, é uma questão de segurança do seu patrimônio. Ou mesmo da integridade física e da vida dos ocupantes do veículo naquele momento.

Agora, vale notar que lá no começo citamos o freio ABS, sigla para Anti-lock Braking System. Ou seja, Sistema de Freio Antibloqueio. Isso porque o travamento das rodas (e eventual perda da direção) é evitado por essa tecnologia. Abaixo isso fica mais claro.

Frenagem de emergência: o que fazer na hora?

Frenagem é o mesmo que travamento das rodas

Como vimos, sem o sistema ABS é totalmente contraindicado “pisar com tudo” no freio. Isso porque os freios comuns demoram mais para agir e geram os efeitos indesejáveis do travamento das rodas. E da consequente perda de controle da direção do carro.

Por isso, você precisa frear em doses, mais ou menos como se fosse fazer “manualmente” o efeito da tecnologia ABS. Claro que é muito difícil ou mesmo impossível um ser humano ter tanto controle. Especialmente no momento do susto de algo ocorrendo à frente.

Lembrando que a freada brusca dos pedais trava as rodas da frente. Ao passo que puxar o freio de mão (ideia que pode ocorrer a alguns), travaria as traseiras. Ou seja, você continuaria com o mesmo problema em termos de direção perigosa.

Se a pista estiver desnivelada ou molhada, os riscos se multiplicam. Aí é que vem a dica da freada gradual. Ela é o que alguns chamam de “bombar o freio”. Seu esforço consiste em pisar no pedal com intensidade média primeiro. E só depois com mais força, o que vai mudar tudo.

O sistema de freios é uma das partes mais importantes de um veículo. Dentro dos diferentes tipos de sistemas de freio os mais comuns em carros são o freio convencional à disco e o do tipo ABS.

O freio ABS é mais eficiente que o freio convencional por permitir maior controle por parte do motorista, uma vez que não causa o travamento das rodas. O sistema de freio antitravamento, tradução em português para a sigla ABS, para aos poucos o veículo e diminui o espaço de frenagem, elevando a eficiência da direção.

O espaço de frenagem é significativamente reduzido por conta da diferença existente entre os chamados coeficiente de atrito estático (μe) e coeficiente de atrito dinâmico (μd). A força de atrito surge quando há contato entre uma superfície e um objeto e deve-se à rugosidade existente entre os dois, sendo chamada de atrito estático quando o objeto está em repouso e de atrito dinâmico, ou cinético, quando o objeto se movimenta. Os valores dos coeficientes de atrito dinâmico são sempre menores que os valores dos coeficientes de atrito estático.

Existe uma equação, cuja demostração está baixo, que determina o espaço de frenagem. Veja:

Partindo da segunda lei de Newton, temos: FR = m.a

Sabendo que a força resultante sobre os pneus é a força de atrito :μ.N = m.a

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Supondo a superfície plana, a normal será igual ao peso, logo: μ.m.g = m.a

Portanto, definimos a aceleração como: μ.g = a (1)

A partir da equação de Torricelli, temos: v 2 = v0 2 + 2.a.Δs (2)

Agora iremos considerar a velocidade final como nula e a aceleração como negativa, já que se trata de uma diminuição de velocidade, portanto: 2.a.Δs = v0 2 (3)

Finalmente, iremos substituir a equação 1 na equação 3, onde encontraremos o espaço de frenagem (Δs):

Δs =       V0 2     
       2.μ.g

Observe que existe uma relação inversamente proporcional entre o coeficiente de atrito μ e o espaço de frenagem Δs, logo, quanto maior for o coeficiente de atrito, menor será o espaço de frenagem. Como os freios convencionais, ao serem acionados bruscamente, causam o travamento das rodas, ocasionando deslizamento, o atrito em questão é o dinâmico. Já os freios ABS impedem o deslizamento, atuando então o atrito estático. Como o atrito estático é maior, o espaço de frenagem para o freio ABS será sempre menor, podendo evitar colisões em caso de acionamento de emergência dos freios.

O que é travamento das rodas?

Condição extrema e de grande risco, o travamento de roda se caracteriza pela parada da roda em relação ao veículo quando o mesmo continua em movimento, causando o arrastamento do pneus contra o solo. Isso é seguido pelo ruído tradicional de borracha sendo esfregada no asfalto.

O que significa sistema de frenagem?

O sistema de frenagem é composto de diversas peças, todas fundamentais para o desempenho na hora de desacelerar o seu veículo. Para que ele funcione, quando o motorista pisa no pedal de freio é preciso que haja um atrito nas rodas, reduzindo a velocidade do carro aos poucos ou bruscamente, quando necessário.

Qual freio impede o travamento de rodas?

O freio ABS impede que as rodas travem, diminuindo o espaço de frenagem e ainda permite que você mantenha o controle da direção.

Como fazer uma frenagem?

Como fazer a frenagem de maneira segura? Você primeiro precisa entender que o grande causador do travamento das rodas dianteiras ocorre pelo uso do freio de maneira rápida e forte. O aconselhável em momentos como esse, é você usar o freio com certa intensidade, porém só em um segundo momento frenar com maior força.