O que significa dizer que o ciclo de vida dessas plantas e alternante?

A alternância de gerações corresponde a diferentes ciclos reprodutivos existentes em várias formas de organismos vivos, como plantas e cnidários.

A expressão alternância de gerações refere-se a ciclos reprodutivos que ocorrem em diferentes organismos vivos, como plantas, algas e cnidários, e caracteriza-se por duas gerações distintas alternadas em um ciclo de vida. No entanto, apesar de ser usada a expressão alternância de gerações para a reprodução de plantas e animais, o processo é bem diferente nesses seres.

→ Alternância de gerações em plantas

Nas plantas, ocorre a alternância entre um ciclo reprodutivo com a presença de uma geração esporofítica (produz esporos) e outro apresentando uma geração gametofítica (produz gametas). A geração esporofítica tem células diploides (duas cópias de cada cromossomo), e a gametofítica é haploide (uma cópia de cada cromossomo).

A geração haploide é resultante da germinação dos esporos, os quais são haploides. Inicia-se, então, a fase chamada de gametofítica, em que há a formação de gametófitos dos dois sexos. Os gametófitos, por sua vez, produzem gametas haploides. Esses gametas fundem-se na fecundação, o que leva à formação de um embrião diploide, que sofre sucessivas mitoses e transforma-se em um indivíduo adulto formador de esporos. Formados a partir de meioses, esses esporos são, conforme foi dito antes, haploides.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Podemos concluir, assim, que todas as plantas apresentam duas gerações distintas: uma diploide, produtora de esporos, e uma haploide, produtora de gametas. Portanto, é um ciclo de vida diplobionte.

→ Alternância de gerações em cnidários

Em cnidários, também observa-se um ciclo de vida com alternância de gerações, entretanto, esse ciclo apresenta algumas importantes diferenças quando comparado à alternância de gerações das plantas. Diferentemente das plantas, os cnidários não apresentam uma fase haploide e uma fase diploide, mas apenas o gameta haploide, ou seja, trata-se de um ciclo haplobionte diplonte.

Nos cnidários, ocorrem duas fases de vida diploide, em que uma é séssil e responsável por realizar a reprodução assexuada e a outra é livre e realiza a reprodução sexuada. A reprodução assexuada é realizada na fase de pólipo, uma forma séssil do cnidário. A fase sexuada é a da medusa, que é uma forma livre e natante. Pólipos formam medusas de maneira assexuada e elas, por sua vez, originam pólipos por meio de reprodução sexuada. Percebe-se, portanto, que a alternância de gerações nos cnidários diz respeito à alternância na morfologia corporal e na forma de reprodução.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O que significa dizer que o ciclo de vida dessas plantas e alternante?

Alternância das gerações.

A alternância de gerações, heteromorfia ou ciclo haplodiplobionte é uma forma de reprodução encontrada em todas as plantas e nos celenterados/cnidários. Nesses organismos ocorre uma reprodução por via assexuada (não ocorre troca de gametas) e uma fase sexuada (ocorre troca de gametas).

Os celenterados sofrem alternância de gerações, mas são haplobiontes diplontes, ou seja sempre diploides e somente os gametas são haploides.

Em botânica chama-se alternância de gerações ao ciclo de vida de muitas plantas e algas que apresentam duas formas multicelulares diferentes para a fase haploide, o gametófito, e para a fase diploide, o esporófito.

Utiliza-se aqui o termo "plantas" no sentido da taxonomia de Lineu, ou seja, incluindo as plantas verdes, os fungos e as algas.

Nos fetos e nas algas vermelhas, estas duas fases correspondem a indivíduos com vida independente, mas noutros grupos, como os musgos e as espermatófitas, uma destas fases pode ser "parasita" da outra.[1]

Ambas as "gerações" produzem esporos como produtos reprodutivos, mas no gametófito, os esporos têm o nome de gâmetas - esporos haploides, que se conjugam para dar origem a um zigoto.

As estruturas onde são produzidos os esporos chamam-se esporângios. Quando os esporos têm tamanhos - e funções - diferentes, os gâmetas normalmente tomam o nome de micrósporo (o mais pequeno, geralmente o masculino) e megásporo (o maior, geralmente imóvel - o óvulo). Por essa razão, os esporângios que produzem micrósporos tomam o nome de microsporângios e os que produzem megásporos são os megasporângios.

Nas espermatófitas, e principalmente nas coníferas, estes esporângios correspondem a folhas especializadas dos cones ou pinhas e tomam os nomes de microsporófilos e megasporófilos.

Nas "plantas" que não apresentam alternância de gerações, o zigoto - o produto da união ou conjugação de dois gâmetas - ou se desenvolve numa planta diploide que, quando adulta, produz novos gâmetas, ou sofre imediatamente meiose, produzindo esporos haploides que dão origem a novas plantas que produzem gâmetas. Ou seja, a planta adulta é sempre um gametófito.

Os fungos adultos são sempre haploides, produzindo esporos também haploides. Quando duas hifas se conjugam, formam um "indivíduo" cujas células possuem dois núcleos, ou seja, a conjugação é apenas plasmática. A certa altura, pode haver cariogamia (conjugação dos núcleos), dando origem a uma estrutura onde, por meiose, se vão produzir novos esporos haploides. O ciclo diplobionte garante o processo evolutivo e garante a ocorrência de mutação genética dos seres em que ocorre.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • História evolutiva das plantas e conjunção da fotossíntese

Referências

  1. "Ciclos de vida em plantas" no site Simbiotica.org acessado a 9 de junho de 2009

  • O que significa dizer que o ciclo de vida dessas plantas e alternante?
    Portal da botânica

Como são os ciclos das plantas?

Então, entenda como são os ciclos das plantas e volte a investir nesse hobby tão gratificante que é cultivar! São as plantas que germinam, florescem e morrem dentro do período de um ano ou um pouco menos. Quando esse ciclo se completar, elas vão morrer e deixar sementes para suas “filhas” brotarem.

Quanto tempo dura o ciclo das sementes?

Pode acontecer de algumas espécies sobreviverem por mais tempo, quando colocadas no ambiente apropriado, mas mesmo assim o ciclo vai se completar em um ano (de uma germinação até a formação de novas sementes).

Quando as plantas morrem?

São as plantas que germinam, florescem e morrem dentro do período de um ano ou um pouco menos. Quando esse ciclo se completar, elas vão morrer e deixar sementes para suas “filhas” brotarem.

Quais são os ciclos reprodutivos?

Um dos ciclos reprodutivos é Haplodiploionte. No sentido mais restrito em biologia e medicina, a história individual do desenvolvimento, assim, o desenvolvimento do ser vivo individual, desde o óvulo fertilizado até o ser vivo adulto é ontognia.

O que significa alternância de gerações das plantas?

A expressão alternância de gerações refere-se a ciclos reprodutivos que ocorrem em diferentes organismos vivos, como plantas, algas e cnidários, e caracteriza-se por duas gerações distintas alternadas em um ciclo de vida.

Qual a principal diferença entre o ciclo de vida alternante das briófitas?

Briófitas possuem o gametófito como geração dominante, diferentemente das pteridófitas, que possuem os esporófitos como geração dominante. As pteridófitas possuem esporófito de vida livre, diferentemente das briófitas, que possuem um esporófito dependente do gametófito.

Quais plantas tem alternância de gerações?

Em plantas e algas pardas e vermelhas, há a alternância de gerações heteromórficas, já que os gametófitos (haploides) e esporófitos (diploides) são visivelmente diferentes entre si.

O que significa dizer que o ciclo de vida dessas plantas e alternante?

A alternância de gerações é um fenômeno presente no ciclo de vida de todas as plantas e também em algumas algas e fungos. Essa alternância significa que durante a vida da planta ela passará por uma fase haploide, denominada de gametófito, que se alternará com a geração diploide, conhecida como esporófito.