O que são os Indicadores Ethos quais suas dimensões e como podem ajudar na estratégia de negócios sustentáveis?

No próximo dia 04 de setembro, na Conferência Ethos 2013, o Instituto Ethos lançará oficialmente os novos Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis. Saiba mais sobre os novos Indicadores Ethos e confira aqui no site, a partir do lançamento, os materiais que preparamos para sua empresa.

O que são os Indicadores Ethos quais suas dimensões e como podem ajudar na estratégia de negócios sustentáveis?
Os Indicadores Ethos são uma ferramenta de gestão, de uso gratuito, que visa apoiar as empresas na incorporação da sustentabilidade e da responsabilidade social empresarial (RSE) em suas estratégias de negócio, de modo que esse venha a ser sustentável e responsável. A ferramenta é composta por um questionário que permite o autodiagnóstico da gestão da empresa e um sistema de preenchimento on-line que possibilita a obtenção de relatórios, por meio dos quais é possível fazer o planejamento e a gestão de metas para o avanço da gestão na temática da RSE/Sustentabilidade.

A atual geração dos Indicadores Ethos, que será continuamente aprimorada, apresenta uma nova abordagem para a gestão das empresas e procura integrar os princípios e comportamentos da RSE com os objetivos para a sustentabilidade, baseando-se num conceito de negócios sustentáveis e responsáveis ainda em desenvolvimento. Além de ter maior integração com as diretrizes de relatórios de sustentabilidade da Global Reporting Initiative (GRI), com a Norma de Responsabilidade Social ABNT NBR ISO 26000, CDP, e outras iniciativas.

Os Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis têm como foco avaliar o quanto a sustentabilidade e a responsabilidade social têm sido incorporadas nos negócios, auxiliando a definição de estratégias, políticas e processos. Embora traga medidas de desempenho em sustentabilidade e responsabilidade social, esta ferramenta não se propõe a medir o desempenho das empresas nem reconhecer empresas como sustentáveis ou responsáveis.

O que são os Indicadores Ethos quais suas dimensões e como podem ajudar na estratégia de negócios sustentáveis?

Clique aquie acesse a publicação dos Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis. Para acessar o sistema online de preenchimento, clique aqui.

Aqui no site você também encontra documentos de apoio para a aplicação, orientações para acessar o sistema e informações sobre o desenvolvimento dos novos Indicadores Ethos e próximas etapas do projeto.

O Instituto Ethos irá acompanhar a aplicação dos novos Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis das empresas que farão parte do Grupo de Referência para a aplicação. Empresas interessadas em fazer parte do Grupo de Referência podem manifestar seu interesse inscrevendo-se pelo link Grupo de Referência – Inscrições.

O que são os Indicadores Ethos e para que servem?

Os Indicadores Ethos são uma ferramenta de gestão que visa apoiar as empresas na incorporação da sustentabilidade e da responsabilidade social empresarial (RSE) em suas estratégias de negócio, de modo que esse venha a ser sustentável e responsável.

Quais são as 4 dimensões dos Indicadores Ethos e quais seus principais objetivos?

Os indicadores serão apresentados em quatro dimensões: Visão e Estratégia; Gover- nança e Gestão; Social; e Ambiental.

Qual o objetivo dos Indicadores Ethos para negócios sustentáveis e responsáveis?

Os Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis têm como foco avaliar o quanto a sustentabilidade e a responsabilidade social têm sido incorporadas nos negócios, auxiliando a definição de estratégias, políticas e processos.

Quantos são os Indicadores Ethos?

Dos 47 indicadores que compõe a ferramenta, a empresa pode selecionar quais deseja responder.