Quais os conectores de cabo possíveis em área de trabalho no cabeamento estruturado?

Quais os conectores de cabo possíveis em área de trabalho no cabeamento estruturado?

Vamos primeiro entender o que significa cabeamento estruturado, segundo o Wikipédia:

“Cabeamento estruturado também conhecido pela sigla ‘KET’ é a disciplina que estuda a disposição organizada e padronizada de conectores e meios de transmissão para redes de informática e telefonia, de modo a tornar a infraestrutura de cabos autônoma quanto ao tipo de aplicação e de layout, permitindo a ligação a uma rede de: servidores, estações, impressoras, telefones,switches, hubs e roteadores . O Sistema de Cabeamento Estruturado utiliza o conector RJ45 e o cabo UTP como mídias-padrão para a transmissão de dados, análogo ao padrão da tomada elétrica que permite a alimentação elétrica de um equipamento independentemente do tipo de aplicação.”

A importância do Cabeamento Estruturado

O Cabeamento Estruturado é a base de uma rede de comunicações moderna. A padronização do cabeamento estruturado permite flexibilidade de instalação, independência de protocolos e fornecedores, bem como facilidades para gerir e crescer.

Desta forma, com a padronização caso seja necessário uma alteração de layout em um escritório devido a um remanejamento de pessoal, a reestruturação da rede no sistema de cabeamento estruturado ajuda a evitar perda de tempo ao agilizar todo o processo.

Como informação hoje é extremamente valiosa, o seu compartilhamento é vital para os negócios. Com a evolução da tecnologia a rede deve suportar aplicações de voz, dados, multimídias e vídeos. E a estruturação desta rede permite um trafego mais rápido e menos suscetível a falhas.

Por isso ao implementar uma rede com cabeamento estruturado deve-se levar em conta a sua extensão, o seu trafego e possíveis interferências eletromagnéticas.

A NBR 16264 aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas estipula procedimentos recomendados para a instalação de uma rede doméstica, com isso as empresas de tecnologia e profissionais da área passaram a tê-la como referência para instalações profissionais.

A má estruturação do cabeamento pode chegar a representar até 70% dos problemas da área de TI.

Os subsistemas que compõem o cabeamento estruturado são:

  • Cabeamento Horizontal (Horizontal Cabling)
  • Área de Trabalho (Work Area)
  • Cabeamento Vertical (Back Bone)
  • Armário de Telecomunicações (Telecommunications Closet)
  • Sala de Equipamento (Equipments Room)
  • Entrada de Facilidades (Entrance Facilities)

Percebeu a importância de sua empresa possuir um cabeamento estruturado? É com certeza um diferencial competitivo.

Ainda tem dúvidas?
Fale com Nossa Equipe Técnica, conheça nossos serviços, teremos prazer em esclarecer.

Ligue agora para 11 245204002

Qual o tipo de conector e cabo são mais utilizados nos dias atuais em um cabeamento estruturado?

O cabeamento metálico (par trançado ou UTP, como também é conhecido), é um modelo utilizado com frequência nos sistemas de cabeamento estruturado para Data Centers.

Quais componentes podem ser usados no cabeamento estruturado?

Um sistema de cabeamento estruturado é constituído de um conjunto de elementos que podem incluir, entre outros:.
Cabos metálicos e de fibra óptica..
Patch Panels e hardware de conexão..
Dutos, Canaletas, Trilhos..
Painéis e Tomadas..
Racks de piso e de parede..
Patch Cords..
Conectores RJ-45 e outros..

Quais são os 3 tipos de cabo de rede?

Existem basicamente 3 tipos diferentes de cabos de rede: os cabos de par trançado (que são, de longe, os mais comuns), os cabos de fibra óptica (usados principalmente em links de longa distância) e os cabos coaxiais, ainda usados em algumas redes antigas.

Quais meios de transmissão podem ser implementados em um sistema de cabeamento estruturado?

Um sistema de cabeamento estruturado consiste de um conjunto de produtos de conectividade empregado de acordo com regras específicas de engenharia. Esse sistema integra diversos meios de transmissão (cabos metálicos, fibra óptica, rádio etc...) que suportam múltiplas aplicações de telecomunicação.