O que são os fatores bióticos e abióticos como eles se relacionam em um ecossistema?

Ecossistema é o nome dado a um conjunto de comunidades que vivem em um determinado local e interagem entre si e com o meio ambiente, constituindo um sistema estável, equilibrado e autossuficiente.O termo foi utilizado pela primeira vez em 1935 pelo ecólogo Arthur George Tansley. Desde então, faz parte do vocabulário da comunidade científica e da sociedade.

Componentes de um ecossistema

Um ecossistema é formado por dois componentes básicos: o biótico e o abiótico. O primeiro diz respeito aos seres vivos da comunidade, tais como plantas e animais. Esses seres desempenham diferentes papeis em um ecossistema e ocupam diferentes níveis tróficos, podendo ser produtores, consumidores ou decompositores.

De alguma forma, todos os seres vivos de um ecossistema dependem uns dos outros. Os produtores, por exemplo, garantem a entrada de energia no sistema. Os consumidores, por sua vez, promovem o fluxo de energia e matéria. Por fim, os decompositores garantem a ciclagem dos nutrientes.

Além dos componentes bióticos, temos os componentes abióticos, que são as partes sem vida do ambiente, como o solo, a atmosfera, a luz e a água. Esses fatores são fundamentais para a manutenção da vida, pois garantem a sobrevivência das espécies, atuando, inclusive, no metabolismo dos seres vivos, como é o caso da água.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplos de ecossistemas

Os ecossistemas podem ser observados em diferentes escalas. O maior ecossistema existente é a própria biosfera, que corresponde a todos os locais do globo onde existe vida. Outro exemplo são as florestas tropicais, que se destacam por sua grande biodiversidade.

Entretanto, ecossistemas podem ocorrer em pequena escala, com em um pequeno aquário autossuficiente que contenha plantas, peixes e algas. Vale destacar ainda que uma única planta de uma floresta pode ser considerada um ecossistema, pois engloba ali vários organismos que interagem com os fatores abióticos.

É importante entender que todos os ecossistemas estão interligados e, portanto, existe a troca de matéria e energia entre eles, independentemente de seu tamanho. Assim sendo, cada ecossistema, mesmo que pequeno, é importante para garantir o equilíbrio do planeta.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Saiba quais são os componentes bióticos e abióticos e exemplos.

O que são os fatores bióticos e abióticos como eles se relacionam em um ecossistema?

Ecossistema: existência de componentes bióticos e abióticos

Introdução

Os ecossistemas são caracterizados pela existência de diversos fatores que se relacionam. Estes fatores ou componentes são divididos em bióticos e abióticos.

Componentes bióticos

São todos os seres vivos que atuam num determinado ecossistema como, por exemplo, os animais e vegetais.

Estes componentes podem ser divididos em dois grupos:

- Seres autótrofos: também conhecidos como organismos produtores, são aqueles que possuem a capacidade de produzir o próprio alimento. Este processo ocorre através da fotossíntese e quimiossíntese.

Exemplos: plantas angiospermas e algas aquáticas fotossintetizantes.

- Seres heterótrofos: são os organismos consumidores e decompositores de um ecossistema. Como não possuem a capacidade de produzir o próprio alimento, se alimentam de outros seres (animais e vegetais).

Os seres consumidores podem ser classificados em: primários (se alimentam de produtores. Exemplo: herbívoros); secundários (se alimentam de herbívoros. Exemplo: cobra); terciários ( se alimentam dos secundários. Exemplo: águia).

Os seres decompositores são aqueles que se alimentam de organismos mortos. Exemplos: bactérias e fungos.

Componentes abióticos

São os fatores físicos e químicos de um ecossistema. Estes fatores interagem entre si e com os fatores bióticos, garantindo o perfeito funcionamento dos ecossistemas em nosso planeta.

Exemplos de componentes abióticos:

- Luz solar (fator físico)

- Radiação solar (fator físico)

- Calor (fator físico)

- Umidade do ar (fator físico)

- Chuvas (fator físico)

- Nutrientes existentes na água e na terra (fator químico)


Última revisão: 09/10/2019

Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.

Todo ecossistema constitui-se de fatores bióticos e abióticos inseridos em seus meios. Por esse motivo, ao conjunto destes fatores, sejam bióticos ou abióticos, é que damos o nome de ecossistema. Ele só será formado se conter os respectivos fatores inseridos em um determinado meio.

Publicidade

Na biosfera, região do planeta onde habitam os seres vivos, existem milhões de espécies de seres vivos. Nesta região há uma inter-relação entre eles. Dessa forma, esses seres vivos de inter-relacionamento compõem os fatores bióticos de um dado ecossistema. Podem ser separados, assim, em dois grupos: os seres autótrofos e heterótrofos.

O que são os fatores bióticos e abióticos como eles se relacionam em um ecossistema?
(Imagem: Reprodução)

Além de relacionarem-se entre si, estes seres vivos também costumam interagir com os organismos não-vivos. A estes fatores dá-se o nome de abióticos. Tais fatores compões propriedades de caráter:

  • Físico: radiação do sol, clima, luz, temperatura, umidade, ventos;
  • Químico: nutrientes de plantas, água e solo;
  • Geológico: solo e rochas;

Por essa razão os fatores bióticos e abióticos são os componentes que caracterizam um ecossistema. A inter-relação entre eles possibilita a criação de um dado ambiente de equilíbrio. Um ecossistema, por exemplo, pode ser uma floresta, onde animais, plantas, rochas, solo, nutrientes, calor, frio, chuva e etc agem simultaneamente. Elementos bióticos (comunidade viva) acabam inter-relacionando com os elementos abióticos (comunidade não-viva).

Os fatores bióticos e abióticos: como diferenciar e características

Os fatores bióticos e abióticos são práticos de identificar. O que é ser vivo faz parte dos biótico, enquanto o que é ser não-vivo faz parte dos abióticos. No entanto, isso é o básico, uma vez que é preciso entender este inter-relacionamento entre os mesmos.

O que são os fatores bióticos e abióticos como eles se relacionam em um ecossistema?
(Imagem: Reprodução)

Fatores bióticos de um ecossistema

Os fatores bióticos compõem a interação de seres vivos em uma específica região determinada. Constitui-se, assim, a chamada biota, ou comunidade biológica. Nesta, a influência no ecossistema será imensa. Resultado, sobretudo, da cadeia alimentar e das relações ecológicas.

Cadeia alimentar: tratam das relações entre organismos autótrofos e heterótrofos. Os autótrofos (que produzem o próprio alimento) alimentam os heterótrofos (que precisam consumir autótrofos). Tudo isso de uma forma equilibrada para não gerar desequilíbrio.

Publicidade

Relações ecológicas: tratam das relações no interior de uma espécie ou entre as espécies. Elas podem ser tanto positivas (mutualismo e sociedade), quanto negativas (parasitismo).

O que são os fatores bióticos e abióticos como eles se relacionam em um ecossistema?
(Imagem: Reprodução)

Fatores abióticos

O conceito de fatores bióticos e abióticos começa, agora, a ficar mais claro quanto a sua definição. Enquanto os fatores bióticos tratam especificamente de uma biota, os abióticos abrangem os elementos não-vivos. Dessa forma, eles são os elementos que afetarão diretamente a vida dos seres vivos (bióticos) em um dado ecossistema. Estes elementos podem ser tanto físicos quanto químicos.

Elementos físicos: tratam das constituições, fatores e elementos determinados pela radiação solar incidida na Terra. Ela será a determinante final do clima daquele específico ecossistema.

Publicidade

Elementos químicos: tratam dos elementos químicos essenciais para a sobrevivência das espécies na região. Um exemplo são os sais minerais, fundamentais para a hidratação dos seres que ali habitam.

Referências

JUNQUEIRA, C. Luiz e CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular, Editora Guanabara/Koogan, 8ª edição. 2005, 332 p.

O que são os fatores bióticos e abióticos como eles se relacionam em um ecossistema?

Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Fatores bióticos e abióticos. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/fatores-bioticos-e-abioticos. Acesso em: 26 de October de 2022.

Teste seu conhecimento
  • Questões
  • Respostas

01. [UECE] Um agricultor tinha uma plantação de 20 hectares de algodão. Uma seca muito grande ocasionou a morte de uma boa parte da população de algodoeiros. Logo em seguida, a plantação passou por um ataque dizimador de bicudos. Referida população de algodoeiros sofreu os efeitos sucessivos de:

a) dois fatores bióticos

b) dois fatores abióticos

c) um fator biótico e um abiótico

d) um fator abiótico e um biótico

e) um fator abiótico, apenas

02. [PUC] Uma grande área de vegetação foi devastada e esse fato provocou a emigração de diversas espécies de consumidores primários para uma comunidade vizinha em equilíbrio. Espera-se que, nesta comunidade, em um primeiro momento:

a) Aumente o número de consumidores secundários e diminua a competição entre os herbívoros.
b) Aumente o número de produtores e diminua a competição entre os carnívoros.
c) Aumente o número de herbívoros e aumente a competição entre os carnívoros.
d) Diminua o número de produtores e não se alterem as populações de consumidores.
e) Diminua o número de produtores e aumente a competição entre os herbívoros.

Compartilhe

Quais são os componentes bióticos e abióticos de um ecossistema?

Um ecossistema é um conjunto formado pelas interações entre componentes bióticos, como os organismos vivos: plantas, animais e micróbios, e os componentes abióticos, elementos químicos e físicos, como o ar, a água, o solo e minerais.

Que tipo de interação pode ocorrer entre os fatores bióticos e abióticos?

As relações abióticas e bióticas podem ser as relações intraespecíficas, ou seja, relações entre organismos de mesma espécie, ou interespecíficas, quando são entre espécies diferentes.

Qual é a importância dos fatores abióticos para o ecossistema?

A relação entre os fatores abióticos e bióticos determina como será o equilíbrio em cada ecossistema. Os fatores abióticos são os determinadores da estrutura e andamento das atividades das comunidades vivas.

O que são fatores bióticos e abióticos Brainly?

Resposta verificada por especialistas. Os fatores bióticos tratam - se de seres que possuem vida, já por sua vez os fatores abióticos tratam - se fatores que não possuem vida.