O que podemos fazer para diminuir os impactos ambientais negativos?

Pequenas mudanças na rotina do consumo da família podem ajudar a amenizar esse impacto, que já é gigantesco

Posted: 10-08-2020

Em um mundo cada vez mais consumista, as pessoas nem sempre sabem da conta salgada que o meio ambiente paga por isso. Você já parou para pensar sobre como os seus hábitos de consumo impactam de forma negativa todo o planeta? O problema é que somos 7,6 bilhões de pessoas no mundo e pouco mais de 6% das pessoas têm essa consciência ambiental.

Nós da Metlife sempre pensamos que tudo na vida pode ser diferente, inclusive o mundo em que vivemos. Por isso, você vai conhecer 10 dicas sobre como você pode amenizar os impactos que seu consumo faz no planeta. Pode não resolver todos os problemas, mas já é um bom começo.

Compre somente o necessário

Evite gastos supérfluos especialmente com vestuário. Abarrotar seu guarda-roupas com peças que você só comprou porque estavam em promoção, mas que nunca usou, pode impactar em cheio o meio ambiente.

Evite andar de carro

Você sabia que a emissão de gás carbônico emitido pelos carros de todo o mundo estão em níveis alarmantes? Faça sua parte e, sempre que for possível, procure uma forma mais saudável de se locomover pela cidade como bicicletas, por exemplo. Sua saúde também agradece.

Diminua o consumo de carne bovina

A carne é o alimento mais poluente do planeta, pois é a matéria-prima da maioria das indústrias. Além de fazer bem para sua saúde, pode ter impacto bastante positivo para o ambiente. Consuma carne bovina somente 1 vez por semana.

Prefira produtos orgânicos

Além de serem muito mais saudáveis, os alimentos orgânicos causam menos danos à natureza. Eles podem até ser mais caros, mas o meio ambiente agradece seu consumo e tem mais tempo de vida.

Consuma tudo pela metade

Essa dica pode até parecer um pouco estranha, mas é uma das principais formas do nosso consumo afetar menos o meio ambiente. Coma menos, gaste menos com coisas supérfluas, coloque menos combustível no tanque do carro, compre menos roupas. Em suma, seja menos consumista!

Troque mais, descarte menos

O compartilhamento de bens é um exemplo de forma de consumo cujo foco está em utilizar, não acumular. A chamada “economia colaborativa” possibilita que várias pessoas utilizem um mesmo objeto, sem possuí-lo ou pelo menos não para sempre.

Evite o desperdício

Limitar o consumo também é uma maneira de reduzir seu impacto. Evitar as compras feitas por impulso e desperdício de alimentos pode ajudar bastante o planeta, que clama por socorro. Menos é mais!

Doe o que você não usa mais

Várias objetos que colocamos no lixo podem ser úteis para outras pessoas. Doe tudo aquilo que você não usa mais, desde que esteja em bom estado de conservação. Pode ser roupas, sapatos, móveis, eletrodomésticos, entre outros. Isso ajuda a diminuir o consumo no planeta.

Reduza e separe o lixo

Não basta apenas reciclar o que é possível, mas diminuir a quantidade de lixo produzido diariamente. Separe o lixo em quatro categorias: orgânico, papel, metais, alumínio e plástico. Pilhas, baterias e celulares antigos devem ser entregues em locais destinados para o descarte. Eles jamais devem ser jogados no lixo comum, pois os compostos em seu interior contaminam o solo.

Use sacolas retornáveis

A sacola de plástico chega a representar 40% das embalagens jogadas no lixo e leva até 400 anos para se decompor. Ao escolher uma sacola para carregar suas compras, o consumidor deve se preocupar com a durabilidade do material usado em sua confecção. Quanto mais resistente, melhor, pois será usada por mais tempo antes de ir para o lixo.

Pode até não ser fácil, mas se começarmos a mudar nossos hábitos pouco a pouco, podemos deixar um mundo menos poluído para futuras gerações.

A Metlife sempre pensa na sua realização pessoal e profissional, em todos os aspectos. Por isso, oferecemos diversos tipos de seguros para que você e sua família fiquem resguardados de quaisquer eventualidades. Nossa equipe está sempre pronta para oferecer uma solução que mais se adequa às suas necessidades.

A construção civil é um setor que movimenta bastante a economia, sendo responsável por novos empregos e por melhorar a infraestrutura. Mas, essa também é uma atividade que apresenta pontos negativos, como o uso de muitos recursos naturais no canteiro de obras, impactando na sustentabilidade.

O que podemos fazer para diminuir os impactos ambientais negativos?
Fonte: simpson33 | Canva

No post de hoje, vamos falar sobre esse assunto e você vai descobrir se é possível reduzir esses impactos ambientais. Continue nos acompanhando!

  • A importância da Sustentabilidade na Construção Civil! Clique aqui e saiba mais!

  • Afinal, o que é Sustentabilidade?
  • Quais as vantagens da Sustentabilidade para a Construção Civil?
  • Práticas para reduzir os impactos ambientais
    • Uso de materiais ecológicos
    • Garantir o licenciamento ambiental
    • Manter a gestão de resíduos
    • Aproveitamento de água
    • Providenciar a certificação ambiental

Afinal, o que é Sustentabilidade?

A palavra sustentável vem de apoiar ou cuidar. Assim sendo, podemos dizer que a sustentabilidade é caracterizada como ações que podem ser praticadas diariamente, ou seja, atividades focadas na preservação da natureza.

Existem três áreas que a compõem, sendo elas a social, a ambiental e a econômica. Cada uma delas deve ser aplicada de maneira integrada, garantindo que os impactos sejam positivos tanto na saúde, quanto na educação, na natureza, entre outros.

No caso da construção civil, quando colocada em prática, a sustentabilidade visa preservar a natureza e os recursos que não são renováveis, utilizando-os de maneira mais consciente.

Quais as vantagens da Sustentabilidade para a Construção Civil?

Conforme dissemos, a construção civil é uma área da engenharia que gera muitos resíduos, ou melhor, entulhos, além dos bens não renováveis.

Desta forma, então, quando as técnicas sustentáveis são aderidas pelas construtoras, elas oferecem vantagens muito boas para todos os que estiverem envolvidos. Um exemplo disso são os fatores econômicos, que giram desde o planejamento até o final da obra

Outra vantagem de uma construtora adotar práticas sustentáveis também possui relação com a sua imagem, uma vez que a empresa se torna cada vez mais valorizada na sociedade e pelos seus clientes, por promover impactos positivos para o meio ambiente e apresentar responsabilidade ambiental.

Práticas para reduzir os impactos ambientais

Em um projeto de obras podem haver muitas mudanças no solo, na área de vegetação, grandes quantidades de resíduos, poluição sonora, entre outros. Mas, também existem algumas medidas para serem tomadas e que podem ajudar a reduzir esses impactos negativos. Separamos as principais e explicaremos a seguir.

Uso de materiais ecológicos

Esse é um dos princípios fundamentais de uma construção sustentável. Podem ser utilizados materiais como madeira de reflorestamento, plástico reciclado, concreto reciclado a partir da demolição de outras edificações, entre vários outros. 

São diversas as opções para utilizar durante a obra e criar um ambiente de trabalho sustentável.

Garantir o licenciamento ambiental

Esse tipo de licença é obrigatório e deve ser garantido antes de iniciar qualquer tipo de projeto de obras. Através do licenciamento ambiental é realizada uma verificação de viabilidade do empreendimento, bem como o controle, prevenção e monitoramento dos possíveis impactos ambientais.

Quando a licença é solicitada, os órgãos públicos podem pedir documentos como o Relatório de Controle Ambiental (RCA) e o Estudo de Impacto Ambiental (EIA). É importante estar preparado! 

Manter a gestão de resíduos

O CONAMA 307/2002 estabelece critérios e diretrizes para que seja mantida a gestão e resíduos, ou seja, de materiais como plásticos, solventes, madeiras, tintas e outros acumulados no canteiro de obras. Também pode ser feito um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) focado na reciclagem de materiais de construção.

Aproveitamento de água

Dentro do conceito de construção sustentável, a água pode ser muito bem aproveitada. Por exemplo, quando chover ela pode ser estocada facilmente em alguma cisterna ou caixas. O uso de um encanamento maior também pode ajudar a evitar o desperdício da água.

Providenciar a certificação ambiental

Outra alternativa para as construtoras são as certificações ambientais que estão relacionadas como diferenciais em licitações. Em geral, a LEED é a mais utilizada. Ela é responsável por testar e avaliar a qualidade do trabalho, além de analisar os gases de efeito estufa e a eficiência hídrica e de energia.

Vale ressaltar que cada uma dessas práticas deve exigir conhecimento técnico e devem ser reconhecidas por leis municipais, federais (relacionadas ao meio ambiente) e estaduais.

  • Sustentabilidade: como descartar corretamente os resíduos pós-obra? Clique aqui e saiba mais!

Você já conhecia essas práticas sustentáveis? Deixe um comentário abaixo e aproveite para compartilhar o conteúdo de hoje! Até a próxima!

O que podemos fazer para diminuir os impactos ambientais negativos?

A construção civil é uma das áreas com maior probabilidade de gerar impactos ambientais, algo que pode ser minimizado com a implementação do sistema ESG. ENTENDA MELHOR!

Ler Mais

O que podemos fazer para diminuir os impactos ambientais negativos?

ISO 14001 ou Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é uma certificação que estabelece diretrizes para que uma empresa contribua com a proteção ambiental. ENTENDA MELHOR!

Ler Mais

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Site atualizado em:

17:54 | 16/12/2022