O que os países europeus usavam com justificativa para a prática do Imperialismo?

O que os países europeus usavam com justificativa para a prática do Imperialismo?

O que está diretamente ligada a expansão do imperialismo?

O Imperialismo na Ásia ocorreu no ao longo do século XIX quando potências europeias, o Japão e os Estados Unidos ocuparam regiões asiáticas. A expansão para a Ásia se deveu a fatores econômicos como a garantia de matérias-primas para as indústrias, mercado para os produtos e ideológicos como civilizar estes povos.

Quais as formas de dominação do imperialismo?

O domínio da África e da Ásia, exercido pelos países industrializados, teve duas principais formas: 1ª) a dominação política e econômica direta (os próprios europeus governavam); 2ª) a dominação política e econômica indireta (as elites nativas governavam).

Quais pontos os países europeus usavam como justificativa para a prática do imperialismo?

As principais alegações utilizadas na prática do Imperialismo foram as teorias darwinistas que defendiam a superioridade cultural dos países europeus, sendo eles os países que levariam o progresso e o desenvolvimento social para os países da África e da Ásia através da missão civilizadora.

Qual o outro nome do Imperialismo explique?

Outro nome de dizer Imperialismo é Colonialismo.

Qual a ideia principal do imperialismo?

  • A ideia principal do imperialismo – um povo ou nação que domina outro território – existiu desde os tempos mais remotos. Desde a Antiguidade, civilizações com mais recursos buscavam invadir terras alheias a fim de garantirem mão de obra, matéria-prima e passagem para seus exércitos. Podemos citar o Império Egípcio e o Império Romano como exemplos.

Qual a dimensão da expansão imperialista?

  • Eric Hobsbawm também exemplifica por meio de dados estatísticos a dimensão da expansão imperialista na época. As seguintes potências imperialistas tiveram um aumento significativo no tamanho de seus territórios e isso foi motivado pela dominação e a criação de colônias na Ásia, África e Oceania.

Quem é o imperialismo europeu?

  • Imperialismo Europeu. Os países industriais europeu como Inglaterra, França e o Império Alemão, voltaram seus olhos para os continentes africano e asiático no século XIX. Para isso, mobilizaram um grande número de pessoas e recursos a fim de garantir seu domínio nesses territórios. A partilha da África ficou assegurada na Conferência de Berlim ...

Por que o imperialismo foi pacífico?

  • Nem o imperialismo, nem o colonialismo foram pacíficos e acabaram por destruir muitas sociedades que dominaram. Os países industriais europeu como Inglaterra, França e o Império Alemão, voltaram seus olhos para os continentes africano e asiático no século XIX.

O imperialismo europeu no século XIX se constituiu da “partilha” da África e da Ásia entre as nações industrializadas europeias (primeiro a Inglaterra e a França e, posteriormente, a Alemanha, a Bélgica e a Holanda).

A expansão imperialista aconteceu inicialmente no século XIX entre os europeus, mas seu ápice ficou marcado durante as duas guerras mundiais. No século XX, duas nações ascenderam industrialmente: os Estados Unidos e o Japão, que logo em seguida submeteram diversas regiões da África, Ásia e América sob o seu domínio econômico e político.

O principal motivo da corrida imperialista foi a exploração econômica e política a qual os países capitalistas ocidentais desejavam submeter os continentes africano e asiático. A dominação econômica tinha como um dos objetivos a busca de mercados consumidores para seus produtos industrializados. As potências industrializadas necessitavam expandir os mercados consumidores, pois somente os seus mercados não iriam conseguir consumir todas as mercadorias produzidas.

O segundo objetivo da exploração econômica dos países industrializados sobre os africanos e asiáticos foi a exploração de suas matérias-primas para o aumento da produção de mercadorias nas indústrias.

A exploração política da África e da Ásia pelas potências imperialistas foi exercida pela dominação política direta, ou seja, os próprios países imperialistas governavam (enviavam administradores imperialistas) as colônias da Ásia e da África. O poder imperialista também era exercido pela dominação política indireta, na qual as elites nativas governavam a partir do financiamento e controle dos países imperialistas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A principal ferramenta para legitimar a dominação e a exploração imperialista sobre a África e a Ásia foi a teoria racial, chamada de darwinismo social, utilizada pelos imperialistas.

O darwinismo social foi uma adaptação da teoria da evolução das espécies de Charles Darwin para o âmbito social, ou seja, essa teoria propagou o propósito de que, na luta pela vida, somente as nações civilizadas (onde estariam as raças mais fortes e superiores) sobreviveriam.     

Segundo a teoria racial do darwinismo social, somente as potências industrializadas e civilizadas poderiam propagar a civilização. Ou seja, a raça superior branca europeia levaria a civilização (tecnologia, formas de governo, religião cristã e ciência) para as colônias.

Sendo assim, dentro da lógica dessa teoria, para a África e a Ásia conseguirem evoluir suas sociedades para a etapa civilizatória, seria imprescindível ter o contato com as potências imperialistas. Todo esse discurso legitimou a exploração política e econômica imperialista nos continentes africanos e asiáticos até a década de 1960, período marcado pela descolonização da África e Ásia e fator responsável pela atual miséria e fome existentes em diversos países africanos.